SóProvas


ID
5015677
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Itatiba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere aos ciclos de vida, analise os itens a seguir e, a literatura aponta três tipos:


I – Ciclo haplobionte diplonte.

II – Ciclo haplobionte haplonte.

III – Ciclo triplobionte.

Alternativas
Comentários
  • Em alguns livros didáticos, o termo haplobionte haplonte é chamado somente de haplobionte; o termo haplobionte diplonte é chamado de diplobionte e, por fim, o ciclo diplobionte é chamado de haplodiplobionte.

    Ciclo haplobionte haplonte

    No ciclo haplobionte haplonte, o indivíduo adulto é haploide, ou seja, possui apenas um grupo de cromossomos (n). Nesse ciclo, o adulto produz gametas (n), que posteriormente se fundem (gameta masculino + gameta feminino), formando um zigoto diploide (2n). O zigoto, então, passa por processos de meiose, dando origem a células haploides que, por sua vez, originarão um adulto haploide (n) pelo processo de mitose. Nesse ciclo, apenas o zigoto é diploide, e a única forma adulta é haploide. Esse tipo de ciclo é observado na maioria dos fungos e em muitos protozoários, incluindo algumas algas unicelulares.

    Ciclo haplobionte diplonte

    No ciclo haplobionte diplonte, o adulto é diploide (2n) e é capaz de produzir gametas (n) por meiose. O gameta masculino e feminino fundem-se e formam um zigoto diploide (2n). O zigoto divide-se por mitose e forma um indivíduo adulto diploide (2n) capaz de produzir gametas (n). Percebe-se, portanto, que nesse ciclo apenas os gametas são haploides e a fase adulta é sempre diploide.Nesse tipo de ciclo, um indivíduo diploide é originado a partir da fusão de dois gametas haploides. Sucessivas divisões mi­tóticas do zigoto originam o indivíduo adulto. Esse é o ciclo de vida dos animais e de algumas algas verdes e pardas.

    Ciclo diplobionte

    No ciclo de vida diplobionte, observa-se a presença de duas gerações adultas: uma haploide e outra diploide. Nesse ciclo ocorre, portanto, alternância de gerações.

    O ciclo diplobionte começa quando os gametas (n) fundem-se e formam um zigoto 2n. Esse zigoto sofre mitose e origina um adulto diploide (2n). O adulto produz células haploides (n) que darão origem a um novo adulto haploide (n). Esse adulto produzirá gametas (n), que se fundirão com outro, dando início ao ciclo. É o ciclo de algas verdes do gênero Ulva e das plantas.