SóProvas


ID
5016043
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

  Os arbovírus são causadores de infecções clínicas e subclínicas, e são vírus essencialmente transmitidos por artrópodes como os mosquitos. Entre os mais importantes para a saúde pública, podem ser citados os vírus causadores da febre amarela, da dengue, da Chickungunya e da Zica.


FAÇANHA, M. C.; CALVALCANTI, L. P. G. Doenças emergentes e reemergentes. In:ROUQUAYROL, M. Z.; GURGEL, M. (Org.) Rouquayrol: epidemiologia & Saúde. 8. Ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2018, com adaptações.

Considerando esse tema no contexto brasileiro, julgue o item a seguir.


Atualmente, todas as unidades da federação registram transmissão autóctone do vírus Chikungunya (CHIKV), que pode se manifestar de forma atípica e (ou) grave, sendo observado elevado número de óbitos.

Alternativas
Comentários
  • O vírus chikungunya (CHIKV) foi introduzido no continente americano em 2013 e ocasionou uma importante onda epidêmica em diversos países da América Central e ilhas do Caribe. No segundo semestre de 2014, o Brasil confirmou, por métodos laboratoriais, a presença da doença nos estados do Amapá e Bahia.

    Atualmente, todas os Estados registram transmissão desse arbovírus.No Brasil, até o momento, o vetor envolvido na transmissão do vírus chikungunya é o Aedes aegypti.

    Essa arbovirose também pode se manifestar de forma atípica e/ou grave, sendo observado elevado número de óbitos.

     Destaca-se que a doença pode evoluir em três fases:

     1-      Febril ou aguda: tem duração de 5 a 14 dias.

    2-      Pós-aguda: tem um curso de até 3 meses.

    3-      Crônica: Se os sintomas persistirem por mais de 3 meses após o início da doença, considera-se instalada a fase crônica. 

    Em mais de 50% dos casos, a artralgia (dor nas articulações) torna-se crônica, podendo persistir por anos.

    Algumas pessoas podem desenvolver um quadro pós-agudo e crônico com dores nas articulações/juntas que duram meses ou anos.

    https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/chikungunya