SóProvas


ID
5016919
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange à atuação dos(as) assistentes sociais no processo de gestão em saúde, julgue o item a seguir.


Participar da gestão das unidades de saúde de forma vertical, com o objetivo de garantir a inserção dos diversos segmentos no processo de gestão, é um dos espaços para intervenção e construção do projeto ético-político profissional.

Alternativas
Comentários
  • ACREDITO QUE SEJA HORIZONTAL. QUEM PUDER CONTRIBUIR, AGRADEÇO!

  • Nas Redes de Atenção à Saúde, a concepção de hierarquia é substituída pela de poliarquia e o sistema organiza-se sob a forma de uma rede horizontal de atenção à saúde.

    Coordenação do Grupo de Trabalho “Serviço Social na Saúde” ... participar da gestão das unidades de saúde de forma horizontal, procurando

  • Sim horizontal.

    Não vertical

  • Gestão horizontal é um modelo em que as decisões são tomadas por todos em conjunto e não apenas pelas lideranças. A premissa é que a hierarquia tradicional fique em segundo plano ou até mesmo seja extinta, ou seja, que não haja relações de poder. 

    Esse método organizacional é mais participativo, já que todos os colaboradores atuam ativamente nas ações e decisões de um projeto, assim como têm mais responsabilidade. 

    Além disso, com esse tipo de , os times têm mais autonomia e os funcionários se tornam mais engajados, já que as opiniões de todos são ouvidas e validadas. Por consequência, melhores resultados são alcançados.

    Na gestão verticalizada, o modelo mais tradicional, existe uma relação hierárquica clara entre líderes e liderados. Aqueles que estão acima têm maior poder de decisão e as ordens devem ser seguidas pelos subordinados. 

    Na gestão horizontal isso é diferente, já que todos têm espaço para tomar decisões, não apenas os cargos de chefia.

    De qualquer forma, vale destacar que não existe um modelo “certo ou errado” quando se trata da gestão horizontal e vertical, pois tudo vai depender da cultura da empresa e da estrutura do negócio. 

    Para algumas organizações, a existência de uma hierarquia de poder é fundamental para que os resultados esperados sejam alcançados. Já para outras, pode valer mais a pena aplicar um organograma horizontal e otimizar toda a estrutura organizacional.