SóProvas


ID
5017630
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas doenças parasitárias humanas são frutos da nossa coevolução com endoparasitas e artrópodes hematófagos. Por meio da picada na pele, esses invertebrados se alimentam de sangue e possibilitam a continuidade do ciclo de vida dos endoparasitas. A picada causa inchaço, vermelhidão e irritação na pele, processos inflamatórios decorrentes da lesão e da injeção de substâncias provenientes das glândulas salivares do artrópode. A grande maioria dessas doenças é transmitida durante a picada. No entanto, a irritação da pele, posterior à picada, é uma reação fisiológica fundamental para a transmissão da

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):

    O texto descreve o sinal de Romaña, que consiste em um processo alérgico próximo à região dos olhos, derivado da picada do babeiro, vetor da doença de Chagas. Durante a picada o barbeiro infectado libera fezes contaminadas com o Trypanosoma cruzi que penetram no organismo pelo ferimento deixado pelo vetor, ocorrendo desse modo o contágio.

    GABARITO:

    (D) doença de Chagas.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2021/02/unesp-2021-algumas-doencas-parasitarias-humanas-sao-frutos-da-nossa-coevolucao-com-endoparasitas-e-artropodes-hematofagos.html

  • Doença → vetor → agente etiológico:

    a) Febre Amarela → mosquito → vírus

    b) Filariose → mosquito → nematoide

    c) Febre Maculosa → carrapato → bactéria

    d) Chagas → percevejo "barbeiro" → protista

    e) Malária → mosquito → protista

    A única dessas doença cuja propagação depende da irritação da pele é a Doença de Chagas, visto que a contaminação se dá pelas fezes do barbeiro.

    Gabarito : (D)

  • GABARITO - D

    A doença de Chagas ocorre pelo fato do bicho barbeiro depositar suas fezes próximas da picada, as quais estão contaminadas. Devido a picada causar coçeira, no ato de coçar as fezes penetram no pequeno buraco da picada e o protozoário é transmitido.

    CAVEIRA!

  • O barbeiro vai no seu rosto quando você está dormindo e deixa um cocozinho e uma picadinha ao lado. Você, ingênuo, só querendo coçar o local, empurra as fezes no buraquinho e aí a mágica está feita: Doença de Chagas.

  • A questão fala sobre as doenças parasitárias, que possuem em seu ciclo os artrópodes (invertebrados) realizando a picada na pele, e os endoparasitas que permanecem se desenvolvendo nos hospedeiros. Pergunta-se sobre a irritação da pele após a picada, por ser uma reação fundamental para uma determinada doença. Diversas doenças podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários, verminoses e fungos. Elas podem ter diversos agentes etiológicos (organismo causador da doença) com variadas formas de transmissão. Das doenças citadas nas alternativas, temos a febre amarela, doença causada por vírus e transmitida por picada de mosquito que desenvolve no organismo febre, náuseas, dores de cabeça e dores musculares; a filariose (também conhecida por elefantíase), doença causada por verme nematoide e transmitida por picada de mosquito, e se desenvolve nos vasos e nódulos linfáticos do humano; a febre maculosa, doença causada por uma bactéria e transmitida por picada de carrapato infectado aderido ao hospedeiro por um período de 4 a 6 horas, causando febre, dores de cabeça intensas, diarreia, insônia e inchaços com vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; a doença de Chagas, causada por um protozoário e transmitida principalmente pelo inseto conhecido como “barbeiro". Sua transmissão ocorre através das fezes que o inseto deposita sobre a pele da pessoa no momento que suga seu sangue, causando irritação e fazendo a pessoa coçar o local, o que permite a entrada do protozoário na corrente sanguínea. Desenvolve sintomas como febre, mal estar, edema nas pálpebras, podendo comprometer o músculo do coração e o sistema digestivo; a malária, doença causada por protozoário e transmitida por picada de mosquitos infectados, apresentando alguns sintomas como febre alta, tremores, calafrios e anemia. (Doenças infecciosas. Disponível em https://saude.es.gov.br/. Acesso em março de 2022)


    Fonte da imagem: site portaldosanimais.com.br

     

    No entanto, a irritação da pele, posterior à picada, é uma reação fisiológica fundamental para a transmissão da

    A) febre amarela. Incorreta. A transmissão da febre amarela causa irritação após a picada, porém uma reação que não é fundamental para que a doença se desenvolva, o vírus é inoculado a partir da picada.

    B) filariose. Incorreta. A filariose também é transmitida por picada de mosquito, mas não possui a reação de irritação da pele como fundamental para sua transmissão, a picada já transmite o verme da doença.

    C) febre maculosa. Incorreta. Essa doença, causada por bactéria, é transmitida por picada de carrapato infectado aderido ao hospedeiro por um período de 4 a 6 horas, não apresenta a irritação como parte fundamental para a transmissão.

    D) doença de Chagas. CORRETA. A transmissão da doença de Chagas ocorre pelo inseto conhecido como “barbeiro". Sua transmissão ocorre através das fezes que o inseto deposita sobre a pele da pessoa no momento que suga seu sangue, causando irritação e fazendo a pessoa coçar o local, o que permite a entrada do protozoário na corrente sanguínea. A irritação da pele é fundamental para a transmissão.


    E) malária. Incorreta. A malária apresenta transmissão por picada de mosquito infectado, que carrega o protozoário causador da doença, e não necessita da irritação da pele para sua transmissão.




    Gabarito do Professor: D