SóProvas


ID
5021380
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente de 20 anos de idade queixa-se de distensão abdominal e diarreia quando exagera no consumo de alimentos ricos em leite de vaca ou derivados. Já fez o teste de tolerância à lactose e levou o resultado à consulta médica.


Acerca desse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Sintomas extraintestinais, como doença do refluxo gastroesofágico e cefaleia, podem estar associados à intolerância à lactose.

Alternativas
Comentários
  • A lactase é uma enzima essencial para hidrolisar a lactose em dois monossacarídeos (glucose e galactose) que depois são mais facilmente absorvidos no intestino. Na deficiência desta enzima a lactose não é completamente hidrolisada e as bactérias no cólon degradam-na em água, dióxido de carbono e hidrogénio. Esta fermentação que ocorre no cólon leva ao aparecimento de sintomas como dor abdominal, flatulência e diarreia [58-60]. A tolerância à lactose depende de diversos fatores relacionados com a quantidade ingerida, duração do trânsito intestinal, presença de outros componentes na dieta, consistência, temperatura e flora intestinal. Os sintomas surgem apenas quando há défice de >50% de lactase [61]. Sendo assim, algumas pessoas podem tolerar pequenas quantidades de lactose na dieta, caso ela seja ingerida ao longo do dia e num total de 12-15g/dia