SóProvas


ID
5022931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O item apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, com base nos referenciais teóricos da enfermagem.

Uma enfermeira de cuidado psiquiátrico, visando à formação das relações como elemento essencial ao cuidado de enfermagem, buscou identificar, junto a uma mulher jovem que apresentava ideias suicidas, as seguintes fases da relação enfermeiro-paciente: orientação, identificação, exploração e resolução. Nesse caso, todas essas fases são ligadas aos conceitos da enfermagem psicodinâmica de Peplau.

Alternativas
Comentários
  • A teoria de Peplau pressupõe o crescimento e o desenvolvimento humano e as ações são influenciadas tanto pelo paciente como pelo enfermeiro. O paciente é um todo biológico, psicológico, espiritual e sociológico. A teoria identifica quatro fases seqüenciais nas relações interpessoais: orientação (fase de identificação do problema); identificação (seleção do auxílio e profissional adequado); exploração (uso de auxílio profissional para alternativas de solução e problemas) e a resolução (finalização da relação profissional). A teoria pode ser aplicada a prática assistencial de enfermagem atendendo os preceitos da reforma psiquiátrica.

    FONTE: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/045_saude_mental_teoria_peplau.pdf

  • RELAÇÃO INTER- PESSOAL ENTRE ENFERMEIRO E PACIENTE É COM CERTEZA TEORIA DE PEPLAU.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre teorias de enfermagem.

    A teoria de Enfermagem proposta por Peplau descreve o processo de cuidado baseado na relação interpessoal e é descrito em quatro fases: orientação, identificação, exploração e resolução. 

    Na orientação, o paciente apresenta uma necessidade e solicita ajuda profissional.

    A enfermeira então passará para a próxima etapa em que identifica as necessidades do paciente e planeja um cuidado baseado na aprendizagem construtiva, para estimular o cuidado do paciente com sua saúde.

    A terceira fase do processo é a exploração ao máximo da relação para a obtenção dos melhores benefícios possíveis.

    Na quarta, é esperado que o paciente se prepare psicologicamente para quebrar os laços adquiridos e prepara-se para retornar para casa.

    No caso apresentado a enfermeira de cuidado psiquiátrico propõe “à formação das relações como elemento essencial ao cuidado de enfermagem, buscou identificar, junto a uma mulher jovem que apresentava ideias suicidas, as seguintes fases da relação enfermeiro-paciente: orientação, identificação, exploração e resolução".

    Portanto, nesse caso, todas essas fases são ligadas aos conceitos da enfermagem psicodinâmica de Peplau.

    Resposta do Professor: certo.

    Referencia: Almeida, Vitória de Cássia Félix de, Lopes, Marcos Venícios de Oliveira e Damasceno, Marta Maria Coelho. Teoria das relações interpessoais de Peplau: análise fundamentada em Barnaum. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online]. 2005, v. 39, n. 2 [Acessado 2 Agosto 2021] , pp. 202-210. ISSN 1980-220X. 

  • Certo.

    Hildegard Peplau 1952

    Teoria do relacionamento interpessoal ( interação enfermeiro cliente)

    Fases da relação enfermeiro-cliente:

    Orientação

    Identificação;

    Exploração;

    Resolução.

    Foi uma enfermeira pisquiátrica;

    Enfermagem psicodonâmica.