SóProvas


ID
5022934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O item apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, com base nos referenciais teóricos da enfermagem.


Em uma consulta domiciliar a uma mulher de 62 anos de idade, diabética, com dificuldades em manter os níveis glicêmicos regulares e em perder peso, a enfermeira levantou problemas dos sistemas interpessoal e social da cliente, bem como do seu sistema pessoal, como a instabilidade glicêmica, o sobrepeso e aspectos da imagem corporal, de maneira que o planejamento da assistência considerou o processo de interação humana que conduzisse à transação e ao alcance dos objetivos. Nesse caso, todos os aspectos observados pela enfermeira indicam a adoção do referencial de Roy.

Alternativas
Comentários
  • Teoria de Roy - adaptação - ajuda o paciente a se adaptar à mudanças.

  • questão incorreta, porém faria sentido ser a Teoria de Roy já que é a Teoria da adaptação.

    Mas acredito que seja a de Orem, do autocuidado... o que vocês acham?

  • A teoria é a de Imogene M.King, mais conhecida como teoria de king.

    #romulopassos

    TS

  • A questão trouxe varias possibilidades de teorias, acredito que pode ser também a teoria de Faye Abdellah , pois falou sobre interação humana, interpessoal e social.

    Mas também caberia bem a Roy devido a adaptação às mudanças;

    poderia também ser Dorothea Orem, pois teria que ensinar o auto cuidado a essa paciente.

    Enfim questão mal elaborada.

  • Os fenômenos de enfermagem, segundo Imogene King, são organizados em três sistemas dinâmicos de interação, quais sejam:

    - Sistemas pessoais (individuais);

    - Sistemas interpessoais (duplas, trios, grupos pequenos e grandes);

    - Sistemas sociais (família, escola, empresas, sistemas de assistência à saúde)

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre teorias de enfermagem.

    No caso apresentado, todos os aspectos observados pela enfermeira indicam a adoção do referencial da teoria de Imogene M. King que trata dos três sistemas interativos: pessoal, interpessoal e social do cliente, conforme descrito no caso apresentado: “Em uma consulta domiciliar a uma mulher de 62 anos de idade, diabética, com dificuldades em manter os níveis glicêmicos regulares e em perder peso, a enfermeira levantou problemas dos sistemas interpessoal e social da cliente, bem como do seu sistema pessoal, como a instabilidade glicêmica, o sobrepeso e aspectos da imagem corporal, de maneira que o planejamento da assistência considerou o processo de interação humana que conduzisse à transação e ao alcance dos objetivos.

    A teoria de Roy trata da Enfermagem como uma profissão de cuidados em saúde, centrada nos processos de vida, destacando a promoção da saúde aos indivíduos, grupos e sociedade como um todo. Além disso, a ciência e a prática expande a capacidade de adaptação e melhora a transformação ambiental da pessoa.

    Resposta do Professor: Errado.

    Referncia: Coelho, Sónia Margarida Santos e Mendes, Isabel Margarida Dias MonteiroDa pesquisa à prática de enfermagem aplicando o modelo de adaptação de Roy. Escola Anna Nery [online]. 2011, v. 15, n. 4 [Acessado 2 Agosto 2021] , pp. 845-850. ISSN 2177-9465. 


  • Errado

    Imogene King 1971

    Teoria da comunicação

    Problema dos sistemas pessoal, interpessoal e social do cliente.

    Esses sistemas são interatuantes.