SóProvas


ID
5023018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo como referência a legislação e as políticas de proteção e de assistência de pessoas portadoras de transtornos mentais e vítimas de violência autoprovocada, julgue o item a seguir.

A internação voluntária dispensa autorização médica, sendo necessárias apenas a declaração de vontade do paciente e a apresentação de laudo psicológico que recomende o internamento.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência a pessoas portadoras de transtornos mentais e vítimas de violência autoprovocada.

    A internação voluntária (aquela que a pessoa pede e procura o serviço) não dispensa autorização médica, pois ele deve avaliar se essa é necessária.

    Também é necessárias a declaração de vontade do paciente e a apresentação de laudo psicológico que recomende o internamento. 

    Resposta do Professor: Errado.

  • Não dispensa a autorização médica.

  • Art. 7 A pessoa que solicita voluntariamente sua internação, ou que a consente, deve assinar, no momento da admissão, uma declaração de que optou por esse regime de tratamento.

    Parágrafo único. O término da internação voluntária dar-se-á por solicitação escrita do paciente ou por determinação do médico assistente.

    Art. 8 A internação voluntária ou involuntária somente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento.