SóProvas


ID
5023057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Aliança Mundial para Segurança do Paciente, criada em 2005 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e a Resolução RDC n.º 36/2013 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, julgue o item que se segue.

Competem ao núcleo de segurança do paciente (NSP) o monitoramento dos incidentes e dos eventos adversos na instituição de saúde e a notificação dos eventos adversos para a ANVISA; em geral, a notificação deve ser feita mensalmente, exceto no caso de eventos adversos que evoluírem para óbito, que devem ser notificados em até 48 horas a partir do ocorrido.

Alternativas
Comentários
  • Art. 10

    Parágrafo único - Os eventos adversos que evoluírem para óbito devem ser notificados em até 72 (setenta e duas) horas a partir do ocorrido.

    Resposta: Errado

  • Eventos adversos que evoluem para óbito: notificar em até 72 horas a partir do ocorrido.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Segurança do Paciente.

    Compete ao núcleo de segurança do paciente (NSP) o monitoramento dos incidentes e dos eventos adversos na instituição de saúde.

    A notificação dos eventos adversos para a ANVISA compete a todos os profissionais de saúde, gestores e o NSP.

    De acordo com a RDC 36/2013, a notificação deve ser feita mensalmente. Caso o evento adverso seja grave ou catastrófico, devem ser notificados em até 72 horas a partir do ocorrido. 

    Resposta do Professor: Errado.

  • NSP:

    1. Monitorar os incidentes e eventos adversos;
    2. Notificar MENSALMENTE (até o 15º dia útil do mês subsequente)

    ÓBITO= até 72h a partir do ocorrido.