SóProvas


ID
5024509
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A farmácia, cada vez mais, tem-se posicionado como um ponto de contato da população para o tratamento de doenças e a busca de saúde e bem-estar. O farmacêutico volta a ser protagonista no ambiente de saúde, e as recentes aprovações de aplicação de vacinas, indicação dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e acompanhamento do tratamento em busca de maior adesão são movimentos importantes no fortalecimento da profissão. O acesso ao medicamento não deve ser compreendido de forma restritiva, apenas como acesso ao produto, mas é preciso pensar na lógica ampliada de acesso ao conjunto de ações de atenção à saúde, com serviços qualificados intersetoriais e resultantes de atividades multiprofissionais.

Acerca do exposto, julgue os itens a seguir. 

No acompanhamento farmacoterapêutico, o farmacêutico é responsável por zelar pelas necessidades dos pacientes relativas aos medicamentos, encontrando, prevenindo e resolvendo problemas relacionados aos medicamentos (PRM), de maneira regular e documentada, para melhorar a qualidade de vida dos usuários.

Alternativas
Comentários
  • Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica

    2.2.1.2. Acompanhamento/seguimento Farmacoterapêutico “É um componente da Atenção Farmacêutica e configura um processo no qual o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do usuário relacionadas ao medicamento, por meio da detecção, prevenção e resolução de Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRM), de forma sistemática, contínua e documentada, com o objetivo de alcançar resultados definidos, buscando a melhoria da qualidade de vida do usuário”.