SóProvas


ID
5026291
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Para o meu lugar
Foi lá e é ainda lá
Que eu hei de ouvir cantar
Uma sabiá
Cantar uma sabiá

Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Vou deitar à sombra
De uma palmeira
Que já não há
Colher a flor
Que já não dá
E algum amor
Talvez possa espantar
As noites que eu não queria
E anunciar o dia

Vou voltar
Sei que ainda vou voltar
Não vai ser em vão
Que fiz tantos planos
De me enganar
Como fiz enganos
De me encontrar
Como fiz estradas
De me perder
Fiz de tudo e nada
De te esquecer


(www.chicobuarque.com.br)


A canção “Sabiá”, de Chico Buarque e Tom Jobim, foi apresentada no III Festival Internacional da canção, em setembro de 1968, durante o regime militar brasileiro. Sua letra

Alternativas
Comentários
  • Lembramos da Tropicália um dos movimentos de resistência à ditadura, o qual os cantores como Chico Buarque, Gal Costa etc. Usavam palavras metafóricas em suas musicas para driblar o DCDP , Divisão de Censura de Diversões Públicas, órgão que fiscalizava previamente todas as canções.

    Tortura, resistência e censura. O período ditatorial no Brasil, que durou entre 1964 e 1985, deixou marcas históricas. Entre muitas ações, essa intervenção tentou vetar e dificultar a circulação de ideias advindas da manifestação cultural, que fosse contra o regime vigente. Tudo era mantido sob o olhar crítico dos encarregados de impedir o debate no Brasil, e a música foi uma das expressões mais atingidas.

    A Música Popular Brasileira (MPB) teve importante papel, quando, dando voz aos estudantes da época e opositores do regime, passou a ser disseminada pelo povo. Diante dos festivais que foram surgindo e o Movimento Tropicália, este último considerado o movimento que mudou a cultura brasileira, o regime militar se viu ameaçado.

    Para combater as composições consideradas “de protesto” ou de qualquer conduta divergente à moral dos militares, o regime instaurou a censura no Brasil. Assim, foi criada a Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), órgão que fiscalizava previamente todas as canções.

    http://portaldonic.com.br/jornalismo/2017/05/17/5-musicas-censuradas-durante-a-ditadura-militar/

  • O Festival Internacional da Canção foi criado em 1966 por Augusto Marzagão. O objetivo era projetar a Musica Popular Brasileira, incentivar compositores e arranjadores e, promover intercâmbios culturais com os músicos do mundo inteiro. Existiam duas categorias: a nacional apenas de compositores brasileiros e a internacional para o resto do mundo. O festival fazia parte da programação da Secretaria Estadual do Turismo do Rio de Janeiro e era realizado no Maracanazinho. 
    No ano de 1967, a TV Globo passou a investir e a transmitir o evento. O III Festival Internacional da Canção aconteceu no ano de 1968 e quem venceu foi a canção “Sabiá" composta por Tom Jobim e Chico Buarque, ambos notadamente opositores do regime militar brasileiro. Suas músicas e suas produções eram inspecionadas pelos agentes da Censura. 
    A questão apresenta alternativas de análise literária em um contexto histórico. É uma proposta de interdisciplinaridade. Há que ter conhecimentos de Língua Portuguesa além de História. 
    A) CORRETA – Segundo Humberto Werneck, que escreveu o livro Chico Buarque Letra e Música, a canção Sábia foi premiada por ser uma nova Canção do Exílio, comparando a canção ao poema de Gonçalves Dias. Além disso, a canção retrata o desejo de retorno a uma terra que não possui mais as mesmas características de antes. Ou seja, o país antes das repressões e perseguições políticas. 
    B) INCORRETA – A letra da Música se refere a um eu lírico solitário com desejo de retorno a uma terra que possui determinadas características enumeradas ao longo da canção. 
    C) INCORRETA – O eu lírico da música fala sobre a sua terra, enumera seus elementos e seus sentimentos. É uma canção que retrata o sentimento de exílio e separação, aos quais artistas e intelectuais também foram submetidos.
    D) INCORRETA – Tanto Chico Buarque quanto Tom Jobim foram declaradamente opositores do regime militar brasileiro e sofreram com o exílio. Foram exilados, no entanto, depois da composição desta música . Ela foi influenciada pelo sentimento de não pertencer com o contexto histórico que estavam vivenciando. 
    E) INCORRETA – O canto do pássaro referido na música significa o retorno a terra deixada, na qual este passarinho é parte integrante da fauna. 
    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Por que não é a B?

  • Não é a B porque inexiste referência na letra da canção a voos de pássaros. Apenas a seu canto.

    Já a intertextualidade citada em A refere-se ao poema "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias (minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...)

  • intertextualidade: "Canção do exílio" do poeta romântico Gonçalves Dias.

    "minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá"

  • LETRA A. Mais uma parte triste de nossa história, o canto do sabiá seria uma metáfora com a repressão do regime militar brasileiro que durante o período do Costa e Silva, "o tio velho", como era conhecido, instaurou o Ato Institucional nº 5 que dentre de suas características mais duras do regime, tinha como função do Presidente da República a pena de banimento.