A Conferência das Nações Unidas para Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, mais conhecida como Conferência de Estocolmo, aconteceu em 1972. Ela é considerada um marco na história do movimento ambientalista. Incluso mudou o rumo da perspectiva acerca de como preservar o meio ambiente. Estados desenvolvidos defenderam, na conferência , o projeto “ zerista". Ou seja, não haveria mais crescimento econômico para não esgotar as reservas naturais.
Além de ser uma proposta de dificílima prática, contou com a oposição em massa dos países em desenvolvimento pois o zerismo significaria a manutenção das discrepâncias entre países ricos e pobres pois o “ não crescimento" afetaria pouco os ricos mas, impediria os mais pobres de buscarem soluções para seus problemas econômicos. O Brasil foi o Estado que liderou o Grupo dos 77 países ( o G77) contra a proposta de crescimento zero.
Foi ainda em Estocolmo que se criou uma comissão, com a coordenação da então primeira ministra da Noruega, Gro Brundtland, para estudar a questão e propor soluções. O Relatório Brundtland ( Nosso Futuro Comum ) foi a público em 1986 e é nele que é explicitado o conceito de Desenvolvimento Sustentável .
É possível , então, defender a ideia de que a Conferência de Estocolmo representa um novo rumo para a análise e proposição de soluções para as prementes questões ambientais.
e as alternativas uma indica um efeito da conferência
A) CORRETA- A partir de 1972 houve um crescimento significativo no quantitativo de leis ambientais e organizações que lutam pela preservação do meio ambiente
B) INCORRETA- A fundação de organizações não governamentais está correta mas a estatização de empresas poluidoras é falso.
C) INCORRETA – A ONU não tem propriedades , de quaisquer tipos, dentro dos Estados.
D) INCORRETA- A criação de áreas de preservação , algumas com taxas de entrada, já existiam antes de 1972. Não são efeito direto da Conferência de Estocolmo.
E) INCORRETA- A necessária valorização do campo e a preservação das possibilidades de vida do camponês são problemas , acima de tudo, econômicos e políticos. A questão ambiental tem presença mas não é o problema central
Gabarito do Professor: Letra A.