SóProvas


ID
5026330
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Aquele que ousa empreender a instituição de um povo deve sentir-se com capacidade para, por assim dizer, mudar a natureza humana, transformar cada indivíduo, que por si mesmo é um todo perfeito e solitário, em parte de um todo maior, do qual de certo modo esse indivíduo recebe sua vida e seu ser; alterar a constituição do homem para fortificá-la; substituir a existência física e independente, que todos nós recebemos da natureza, por uma existência parcial e moral. Em uma palavra, é preciso que destitua o homem de suas próprias forças para lhe dar outras […] das quais não possa fazer uso sem socorro alheio.

(Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social, 1978.)


De acordo com a teoria contratualista de Rousseau, é necessário superar a natureza humana para

Alternativas
Comentários
  • '' é preciso que destitua o homem de suas próprias forças para lhe dar outras […] das quais não possa fazer uso sem socorro alheio." Ou seja, Rosseau afirma que, a partir do contrato social, se tira a força individual e solitária (ausente de uma comunidade e senso de responsabilidade com o outro) e deve-se pregar uma força que dependa de outras pessoas ao redor, tornando as ações individuais passíveis de interferir no meio social e da vontade geral. Assim sendo: "; substituir a existência física e independente, que todos nós recebemos da natureza, por uma existência parcial e moral"

  • Jean Jacques Rousseau nasceu em Genebra no ano de 1712. Seus estudos fizeram com que fosse considerado filósofo e cientista político. Ficou conhecido pela sua obra “Contrato Social" e teve grande influência no pensamento iluminista. As teorias de Rousseau expressavam a natureza boa e livre dos seres humanos. Entretanto, a sociedade o corromperia. A fonte das desigualdades entre os seres humanos era a propriedade privada, uma vez que no princípio tudo pertencia a todos. Para que uns possuíssem as suas propriedades, outros foram usurpados.

    O indivíduo estaria sempre preocupado com as suas necessidades e com as aparências. Dessa forma, faria o que fosse preciso para alcançar o reconhecimento e o status dentro do que precisava mostrar para os outros. De acordo com o filósofo, ainda assim poderia ser pensada uma sociedade ideal e a solução estaria presente no Contrato Social. A vontade do coletivo seria soberana na teoria contratualista. O foco da sociedade que viveria o Contrato Social seria o bem comum social. Dando importância a vontade do cidadão que seria em sua essência coletiva. Nesse contrato estaria prevista a igualdade entre todos e o comprometimento para que esta sociedade se tornasse igualitária. 

    Rousseau pode ser considerado um dos filósofos da Revolução Francesa por inspirar a defesa da igualdade e a liberdade em suas teorias. Mais especificamente é possível perceber as propostas de Rousseau nas ações e projetos do grupo jacobino, durante a Revolução Francesa. Conhecimentos básicos das propostas de Rousseau são importantes para a solução da questão. E, o tema faz parte do conteúdo programático de Filosofia para Ensino Médio. Vale citar o livro “ Filosofia" de Renato dos Santos Belo como referência. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a teoria contratualista visa o bem estar da sociedade como um todo. A integridade do soberano do Antigo Regime era assegurada pelos teóricos do direito divino dos reis, como Jean Bodin.

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a teoria de Rousseau tinha por objetivo terminar com as desigualdades sociais. Elas seriam, segundo ele, fruto de uma disputa por um mundo de aparências e reconhecimento focado no indivíduo e, não no bem estar coletivo. 

    C) INCORRETA- Esta afirmativa não é a correta porque Rousseau não mencionou um estado de guerra de todos contra todos como o faz Hobbes. Ele fala sobre a criação da propriedade privada como fonte de corrupção e a usurpação de uns indivíduos em detrimento de outros. Nesse ponto seria necessário efetivar o contrato social visando à igualdade entre todos e o bem comum coletivo. 

    D) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois , para Rousseau, a vontade geral significava a promover a vontade política do povo. O indivíduo contratualista seria o homem social que teria a preocupação com o interesse geral. O Estado seria importante, pois tomaria ações em prol da vontade geral e da soberania do povo. 

    E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois o foco da teoria contratualista estava em produzir o bem estar coletivo da sociedade, uma vez que foi o convívio em sociedade que degradou a natureza humana. O homem primitivo estava destinado a viver solitário e nisso morava a sua felicidade e bem estar. 

    Gabarito do Professor: Letra D