SóProvas


ID
5026369
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia os versos da canção “Tenho sede”, composta por Anastácia e Dominguinhos.


Traga-me um copo d’água, tenho sede
E essa sede pode me matar
Minha garganta pede um pouco d’água
E os meus olhos pedem o teu olhar

A planta pede chuva quando quer brotar
O céu logo escurece quando vai chover
Meu coração só pede o teu amor
Se não me deres, posso até morrer


A canção menciona a escassez de água, que pode afetar tanto os animais quanto as plantas. Um hormônio humano e um hormônio vegetal que atuam para a economia de água nesses organismos e uma figura de linguagem que aparece nesses versos são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Dá para fazer por eliminação.

    O hormônio que se responsabiliza por regular a quantidade de água no corpo humano é o ADH (também conhecido por vasopressina). REABSORÇÃO DE H20 = ADH = VASOPRESSINA = HORMÔNIO ANTIDIURÉTICO.

    Lembrem-se que a tiroxina (T4) é um hormônio da tireoide. Logo, letras C e D eliminadas.

    Hipérbole = exagero. "posso até morrer". Pleonasmo não é pois não há uma repetição de ideias como "subir para cima". Letras A e E eliminadas.

  • A questão traz versos de uma canção de Anastácia e Dominguinhos, que cita a escassez de água que afeta animais e vegetais. Em seguida, pede dois hormônios (humano e vegetal, respectivamente) que são atuantes na economia de água desses organismos e a figura de linguagem correta que são citados nos versos. O sistema endócrino (secretor de hormônios) funciona juntamente com o sistema nervoso, e quando recebe informações, envia ordens para que algumas glândulas produzam determinada substância. Dentre as diversas glândulas endócrinas e exócrinas e seus principais hormônios lançados na corretne sanguínea, um hormônio que atua no controle hídrico é a vasopressina (ADH), produzida pelo hipotálamo e secretada pela neuro-hipófise, evitando a perda excessiva de água (vasoconstritor) e garantindo a osmolaridade normal no sangue. Os hormônios vegetais, ou fitormônios, são substâncias que a planta produz para regular seu crescimento e desenvolvimento. Alguns dos principais hormônios são a auxina, as giberelinas, as citocininas, o etileno e o ácido abscísico. O hormônio atuante no controle de perda de água dos vegetais é o ácido abscícico, que induz ao fechamento dos estômatos (controle hídrico) e inibe o crescimento das gemas, também sendo responsável pela dormência de sementes durante os períodos de outono e inverno. Dentre as duas figuras de linguagem citadas nas alternativas, temos: o pleonasmo, que ocorre quando há uma repetição que enfatiza uma ideia já expressada anteriormente com outro termo; e a hipérbole, onde observamos um exagero intencional nas ideias e expressões para provocar uma intensificação expressiva. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)


     

    Um hormônio humano e um hormônio vegetal que atuam para a economia de água nesses organismos e uma figura de linguagem que aparece nesses versos são, respectivamente,


    A) vasopressina, ácido abscísico e pleonasmo. Incorreta. A vasopressina, ou ADH, é o hormônio antidiurético responsável pelo controle da perda excessiva de água em humanos; o ácido abscísico é o hormônio que atua no controle hídrico nos vegetais, induzindo ao fechamento estomático; e o pleonasmo ocorre quando há uma repetição de ideias, o que não é mostrado nos versos.

    B) vasopressina, ácido abscísico e hipérbole. CORRETA. A vasopressina, ou ADH, é o hormônio antidiurético responsável pelo controle da perda excessiva de água em humanos; o ácido abscísico é o hormônio que atua no controle hídrico nos vegetais, induzindo ao fechamento estomático; e a hipérbole ocorre quando há um exagero intencional nas ideias e expressões para provocar uma intensificação expressiva, como citado no verso “E essa sede pode me matar".


    C) tiroxina, giberelina e hipérbole. Incorreta. As células da tireoide são responsáveis por produzir os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que não fazem parte do controle de perda de água no organismo; a giberelina estimula a germinação de sementes, a floração e desenvolvimento dos frutos, auxiliando no crescimento do caule e das folhas, não atuante no controle hídrico; e a hipérbole ocorre quando há um exagero intencional nas ideias e expressões para provocar uma intensificação expressiva, como citado no verso “E essa sede pode me matar".


    D) tiroxina, giberelina e pleonasmo. Incorreta. As células da tireoide são responsáveis por produzir os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que não fazem parte do controle de perda de água no organismo; a giberelina estimula a germinação de sementes, a floração e desenvolvimento dos frutos, auxiliando no crescimento do caule e das folhas, não atuante no controle hídrico; e o pleonasmo ocorre quando há uma repetição de ideias, o que não é mostrado nos versos.

    E) vasopressina, giberelina e pleonasmo. Incorreta. A vasopressina, ou ADH, é o hormônio antidiurético responsável pelo controle da perda excessiva de água em humanos; a giberelina estimula a germinação de sementes, a floração e desenvolvimento dos frutos, auxiliando no crescimento do caule e das folhas, não atuante no controle hídrico; e o pleonasmo ocorre quando há uma repetição de ideias, o que não é mostrado nos versos.


    Gabarito do Professor: B