À 25 de janeiro de 2019 aconteceu o rompimento da barragem de Brumadinho. Foi o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e, o segundo maior desastre industrial do século. Foi um dos maiores desastres ambientais da mineração do país, depois do rompimento de barragem em Mariana, acontecido em novembro de 2015.
Nesta data rompeu-se a barragem I da mina Córrego do Feijão. Os rejeitos da mineração misturados à lama atingiram, como uma onda gigante, a região do município de Brumadinho, alcançado vários distritos na região.
Há necessidade de atenção redobrada ao ler, interpretar e responder a questão proposta pois demanda-se que seja destacada a afirmativa INCORRETA. Então, é proposto o raciocínio inverso àquele normalmente trabalhado em questões de múltipla escolha.
A) CORRETA – A afirmativa está incorreta pois nem sempre o caminho da lama indica a maior quantidade de corpos. Depende da área atingida, se era densamente povoada ou não.
B) INCORRETA- Ao tomarmos conhecimento que a rede hidrográfica estava no caminho da lama fica claro que seus vales foram atingidos e destruídos, mesmo que , em determinadas regiões , parcialmente.
C) INCORRETA – Infelizmente o caminho da lama seguiu os pequenos rios até aos grandes cursos fluviais, trazendo a mortalidade da vida aquática e ribeirinha, além da poluição da água.
D) INCORRETA- O desastre em Brumadinho ficou explícito pela enorme quantidade de lama que cobriu a região, soterrando pessoas e construções. O rastro de destruição foi gigantesco.
Gabarito do Professor: Letra A.