SóProvas


ID
5027251
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Frecheirinha - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a História da Política Social, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) As primeiras iniciativas de benefícios previdenciários que vieram a constituir a seguridade social no século XX nasceram na Alemanha, no final do século XIX, mais precisamente em 1883, durante o Governo do Chanceler Otto Von Bismarck, em resposta às greves e pressões dos trabalhadores.
( ) Durante a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em 1942, é formulado na Inglaterra o Plano Beveridge, que apresenta críticas ao modelo bismarckiano vigente até então, e propõe a instituição do welfare state.
( ) Enquanto os benefícios assegurados pelo modelo bismarckiano se destinam a manter a renda dos trabalhadores em momentos de risco social decorrentes da ausência de trabalho, o modelo beveridgiano tem como principal objetivo a luta contra a pobreza.
( ) No sistema bismarckiano, os direitos têm caráter universal, destinados a todos os cidadãos incondicionalmente ou submetidos a condições de recursos, mas garantindo mínimos sociais a todos em condições de necessidade.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O sistema também prevê um princípio de equivalência, em que o contribuinte recebe pelo que paga.

    gabarito letra E

  • Gab: E

    Texto base: Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação. Ivanete Boschetti 

    (V) As primeiras iniciativas de benefícios previdenciários que vieram a constituir a seguridade social no século XX nasceram na Alemanha, no final do século XIX, mais precisamente em 1883, durante o Governo do Chanceler Otto Von Bismarck, em resposta às greves e pressões dos trabalhadores. 

    (V) Em outro contexto econômico e político, durante a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em 1942, é formulado na Inglaterra o Plano Beveridge, que apresenta críticas ao modelo bismarckiano vigente até então, e propõe a instituição do welfare state. 

    (V)Enquanto os benefícios assegurados pelo modelo bismarckiano se destinam a manter a renda dos trabalhadores em momentos de risco social decorrentes da ausência de trabalho, o modelo beveridgiano tem como principal objetivo a luta contra a pobreza (BEVERIDGE, 1943)

    (F)No sistema beveridgiano, os direitos têm caráter universal, destinados a todos os cidadãos incondicionalmente ou submetidos a condições de recursos, mas garantindo mínimos sociais a todos em condições de necessidade.

    http://portal.saude.pe.gov.br/sites/portal.saude.pe.gov.br/files/seguridade_social_no_brasil_conquistas_e_limites_a_sua_efetivacao_-_boschetti.pdf

  • O sistema Bismakiano é em nível de contribuição.

    O sistema cognominado Bismarckiano de previdência, se desenvolve da seguinte forma; trabalhadores empregados e empregadores contribuem em poupança compulsória de forma que apenas estes fariam jus à proteção. Esse modelo pode ser resumido pela expressão: “ Plano de Seguradora”, pois, somente recebe quem contribui.

    O sistema denominado Beveridgiano abrange a universalidade dos indivíduos de uma sociedade em razão da contribuição de todos os nacionais.

    O Brasil adota sistema misto, pois, embora haja contribuição compulsória dos nacionais, aqueles que se encontram em hipossuficiência econômica e não contribuem também farão jus aos benefícios.

    Fundamentos Norteadores da Previdência Social

    O Brasil adota o sistema misto sob a égide dos seguintes fundamentos:

    Intervenção do Estado e a Dignidade da Pessoa Humana