SóProvas


ID
5027431
Banca
PS Concursos
Órgão
Prefeitura de São João do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após a identificação de um caso suspeito ou confirmado de COVID-19, deve ser iniciada a investigação epidemiológica, o que inclui o levantamento de dados em diversas fontes (prontuários e fichas de atendimento, laudos de laboratório, profissionais de saúde, dentre outros) e a coleta de informações com o próprio caso e/ou seus familiares. Essa investigação pode ser realizada por contato telefônico.


Em relação ao isolamento dos casos suspeitos e confirmados, assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas sentenças abaixo:

( ) Para indivíduos com quadro de Síndrome Gripal (SG) suspeitos ou com confirmação por qualquer um dos critérios (clínico, clínico-epidemiológico, clínico-imagem ou clínico-laboratorial) para COVID-19, recomenda-se o isolamento, suspendendo-o após 14 dias do início dos sintomas, desde que passe 48 horas de resolução de febre sem uso de medicamentos antitérmicos e melhora clínica importante.

( ) Para indivíduos com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com confirmação por qualquer um dos critérios (clínico, clínico--epidemiológico, clínico-imagem ou clínico-laboratorial) para COVID-19, recomenda-se o isolamento, suspendendo-o após 20 dias do início dos sintomas OU após 10 dias com dois resultados RT-qPCR negativo, desde que passe 24 horas de resolução de febre sem uso de medicamentos antitérmicos e melhora clínica importante, mediante avaliação médica.

( ) Para indivíduos assintomáticos confirmados laboratorialmente para COVID-19 (resultado detectável pelo método RT-qPCR), deve-se manter isolamento, por 14 dias a partir da data da coleta ou 20 dias a contar da data do último contato com caso confirmado.

( ) Para indivíduos com quadro de SG para os quais não foi possível a confirmação pelos critérios clínico, clínico epidemiológico ou clínico imagem, que apresentem resultado de exame laboratorial não reagente ou não detectável pelo método RT-qPCR ou teste rápido para detecção de antígeno para SARS-CoV-2, o isolamento poderá ser suspenso, desde que passe 24 horas de resolução de febre sem uso de medicamentos antitérmicos e melhora clínica importante.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "E"

    Incorreta (correção em destaque)

    Para indivíduos com quadro de Síndrome Gripal (SG) suspeitos ou com confirmação por qualquer um dos critérios (clínico, clínico-epidemiológico, clínico-imagem ou clínico-laboratorial) para COVID-19, recomenda-se o isolamento, suspendendo-o após 10 dias do início dos sintomas, desde que passe 24 horas de resolução de febre sem uso de medicamentos antitérmicos e melhora clínica importante.

    Correta

    Para indivíduos com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com confirmação por qualquer um dos critérios (clínico, clínico--epidemiológico, clínico-imagem ou clínico-laboratorial) para COVID-19, recomenda-se o isolamento, suspendendo-o após 20 dias do início dos sintomas OU após 10 dias com dois resultados RT-qPCR negativo, desde que passe 24 horas de resolução de febre sem uso de medicamentos antitérmicos e melhora clínica importante, mediante avaliação médica.

    Incorreta (correção em destaque)

    Para indivíduos assintomáticos confirmados laboratorialmente para COVID-19 (resultado detectável pelo método RT-qPCR), deve-se manter isolamento, por 10 dias a partir da data da coleta ou 14 dias a contar da data do último contato com caso confirmado.

    Correta

    Para indivíduos com quadro de SG para os quais não foi possível a confirmação pelos critérios clínico, clínico epidemiológico ou clínico imagem, que apresentem resultado de exame laboratorial não reagente ou não detectável pelo método RT-qPCR ou teste rápido para detecção de antígeno para SARS-CoV-2, o isolamento poderá ser suspenso, desde que passe 24 horas de resolução de febre sem uso de medicamentos antitérmicos e melhora clínica importante.

    Fonte: Manual de Orientações da COVID-19 vírus SARS-CoV-2

  • E

    F, V, F, V

  • muito importante essa questão!

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre COVID-19 e o isolamento dos casos suspeitos e confirmados.

    As recomendações sobre os cuidados com a COVID-19 foram sendo atualizados ao longo dessa pandemia. Anteriormente havia recomendação de isolamento de 14 dias. Porém, essa recomendação foi sendo atualizada a medida que conhecemos melhor as características da doença e tivemos disponibilizados testes de rastreio e diagnóstico da doença. A partir dai, o Ministério da Saúde e a Vigilância foram alterando as recomendações. É importante que você aluno, mantenha-se informado e o mais atualizado possível, já que essas recomendações podem mudar rapidamente. Atente-se também a referencia solicitada na prova, para evitar usar uma recomendação diferente, pois essas podem ser estaduais e não federais.
     

    (F) Para indivíduos com quadro de Síndrome Gripal (SG) – leve a moderado – suspeitos (que ainda não coletaram amostra biológica para investigação etiológica) ou com confirmação por qualquer um dos critérios (clínico, clínico-epidemiológico, clínico-imagem ou clínico-laboratorial) para COVID-19, recomenda-se o isolamento imediato, suspendendo-o após 10 dias do início dos sintomas (e não 14), desde que passe 24 horas (e não 48) de resolução de febre sem uso de medicamentos antitérmicos e com remissão dos sintomas respiratórios. Essa medida é para evitar a disseminação da doença.

     

    (V) Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, para indivíduos com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com confirmação por qualquer um dos critérios (clínico, clínico-epidemiológico, clínico-imagem ou clínico-laboratorial) para COVID-19, recomenda-se o isolamento, suspendendo-o após 20 dias do início dos sintomas OU após 10 dias com dois resultados RT-qPCR negativo, desde que passe 24 horas de resolução de febre sem uso de medicamentos antitérmicos e melhora clínica importante, mediante avaliação médica.

     

    (F) Para indivíduos assintomáticos confirmados laboratorialmente para COVID-19 (resultado detectável pelo método RT-qPCR ou teste rápido para detecção de antígeno para SARS-CoV-2), deve-se manter isolamento, por 10 dias (e não 14) a partir da data da coleta da amostra. Não há recomendação de aguardar 20 dias a contar da data do último contato com caso confirmado, pois o usuário pode não saber quando foi essa data.

     

    (V) Para indivíduos com quadro de SG – leve a moderado – para os quais não foi possível a confirmação pelos critérios clínico, clínico epidemiológico ou clínico imagem, que apresentem resultado de exame laboratorial não reagente ou não detectável pelo método RT-qPCR ou teste rápido para detecção de antígeno para SARS-CoV-2, o isolamento poderá ser suspenso, desde que passe 24 horas de resolução de febre sem uso de medicamentos antitérmicos e melhora clínica importante com remissão dos sintomas respiratórios. É importante observar que os exames tenham sido realizados no período indicado, para evitar resultado falso negativo.

     

    Resposta do Professor: E) a alternativa com a sequência CORRETA F, V, F, V.

     

    Referencia: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Doenças não Transmissíveis. Guia de vigilância epidemiológica Emergência de saúde pública de Importância nacional pela Doença pelo coronavírus 2019 – covid-19 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021.

  • link: https://saude.es.gov.br/Media/sesa/coronavirus/Notas%20T%C3%A9cnicas/NOTA%20TECNICA%20COVID.19%20N.%2075.20%20%20Isolamento%20de%20casos,%20Rastreamento%20e%20Monitoramento%20de%20Contatos%20de%20Casos.pdf