SóProvas


ID
5027440
Banca
PS Concursos
Órgão
Prefeitura de São João do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A sífilis é uma enfermidade sistêmica, exclusiva do ser humano, conhecida desde o século XV, e seu estudo ocupa todas as especialidades médicas. Tem como principal via de transmissão o contato sexual, seguido pela transmissão vertical para o feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente. Também pode ser transmitida por transfusão sanguínea.

Com relação a sífilis, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Sífilis primária

    Na sífilis primária, a manifestação característica é o cancro duro acompanhado de linfadenomegalia regional, e o diagnóstico laboratorial pode ser realizado pela pesquisa direta do T. pallidum por microscopia de campo escuro, pelos métodos de coloração ou pela imunofluorescência direta, em amostras de lesões, aspirado de linfonodo e/ou

    material de biópsia. Os anticorpos começam a surgir na corrente sanguínea cerca de 7 a 10 dias após o aparecimento do cancro duro. Por isso, no início desse estágio, os testes imunológicos podem não apresentar reatividade. O primeiro teste imunológico a se tornar reagente, em torno de 10 dias da evolução do cancro duro, é o FTA-Abs. Este é seguido pelos outros testes, treponêmicos e não treponêmicos.

  • Sífilis secundária

    Na sífilis secundária, todos os testes que detectam anticorpos são reagentes.

    Nesse estágio, é esperado encontrar títulos altos nos testes quantitativos não treponêmicos.

    O diagnóstico é baseado na presença de lesões típicas na pele e mucosas disseminadas, que costumam ser exuberantes nessa fase.

    A confirmação ocorre por meio dos testes treponêmicos e não treponêmicos. Após o tratamento da sífilis secundária, os testes treponêmicos, na grande maioria dos casos, permanecem reagentes por toda a vida do usuário, e os testes não treponêmicos podem ter comportamento variável. Em alguns indivíduos tornam-se não reagentes, e em outros permanecem indefinidamente reagentes em baixos títulos.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Doenças Infecciosas e Parasitárias, especificamente a Sífilis. A questão pede a alternativa INCORRETA.


    A)
    Correto. Após a infecção, momento em que a pessoa entra em contato com o microrganismo e é infectada, ocorre um período de incubação que pode variar entre 10 e 90 dias. O primeiro sintoma comumente é o aparecimento de uma lesão única, indolor, no local de entrada da bactéria, na região genitária, ânus ou boca.


    B)
    Correto. Quando a sífilis não é tratada na fase primária, quando está no inicio da infecção e há apenas 1 lesão, essa evolui para sífilis secundária, disseminando a infecção e o treponema já invadiu todos os órgãos e líquidos do corpo.


    C)
    Incorreto. A lesão primária não cura-se espontaneamente, num período aproximado de duas semanas. É necessário tratamento com penicilina. As lesões sifilíticas facilitam a entrada de outros vírus que podem causar doenças. Um exemplo é o vírus da imunodeficiência humana (HIV).



    D)
    Correto. Na sífilis primária, o diagnóstico laboratorial pode ser feito pela pesquisa direta do Treponema pallidum por microscopia de campo escuro, pela coloração de Fontana-Tribondeau, que utiliza sais de prata, e pela imunofluorescência direta. Essa técnica proporciona a identificação precoce e tratamento da doença.


    E)
    Correto. Os anticorpos começam a surgir na corrente sanguínea cerca de 7 a 10 dias após o surgimento do cancro duro (primeira lesão). Por isso, nesta fase os testes sorológicos são não reagentes e é necessário realizar o diagnóstico laboratorial.

     

    Resposta do Professor: C.