Para compreender o texto apresentado no suporte é preciso ter como premissa que este discurso é construído a partir da ideia de que o colonizador europeu se entende como superior. O europeu do Renascimento que possui as mesmas ideias dos responsáveis pelos critérios da colonização nas Américas, se considera o detentor da modernidade e o representante da “civilização". Dentro da ideia de superioridade, os europeus durante o processo de colonização tentaram implantar o seu sistema social, econômico e cultural aos indígenas como se os mesmos não possuíssem o seu próprio. Inferiores mas a princípio vistos como “ inofensivos".
Os portugueses tiveram a sua visão modificada com relação aos indígenas quando necessitaram de mão de obra. Os nativos da terra não trabalhavam com a ideia de excedente de produção para a comercialização com o europeu e sim com a lógica da sua subsistência e da sua comunidade. Passaram então a ser mão de obra escravizada , por ser considerada “ inferior" e “ incivilizada"
Estas ideias foram revistas nos livros didáticos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases e da lei 11.645/08. Estas leis tornam obrigatória nas escolas o ensino da História das Culturas Africana e Afro Brasileira e também o ensino da História e Cultura Indígenas.
Presente em livros didáticos, esta noção acerca dos nativos demonstra um conceito ou noção apontado em uma das alternativas.
A) INCORRETA – Essa afirmativa está incorreta, pois o texto menciona que em um segundo momento os indígenas começaram a “atrapalhar" a colonização e serem “traiçoeiros". Dessa forma, podemos inferir que os indígenas iniciaram o processo de resistência a submissão imposta pelos europeus. Culturalmente, os povos nativos da terra possuíam a lógica de guerrear por seus territórios e pela sobrevivência da terra e do seu grupo.
B) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta pois indígenas e europeus possuem sistemas culturais diferentes. Antropologicamente não podemos emitir juízos de valor inferindo que a cultura de um grupo é hierarquicamente superior a de outro.
C) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois a visão dos europeus é etnocêntrica quando se acham socialmente mais importantes que os indígenas. O etnocentrismo faz com que se perca a compreensão da diferença do outro gerando dessa forma atitudes preconceituosas. No texto este exemplo pode ser verificado quando se diz que o índio “não era afeito ao trabalho". Quando na realidade o índio a sua relação com o trabalho é a de produzir o necessário para sua subsistência e a de seu grupo.
D) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta pois sociologicamente não há juízo de valor entre a existência as diferentes culturas. Não se pode caracterizar os indígenas como um povo selvagem em contraposição ao europeu civilizado, pois isso seria julgar de forma etnocêntrica os nativos da terra.
E) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois o julgamento de bom ou ruim seria um juízo de valor etnocêntrico dado ao indígena entendendo que o europeu seria superior por ser um povo "civilizado".
Gabarito do Professor: Letra C.