SóProvas


ID
5030314
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Iraceminha - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A vacina elaborada pelo grupo britânico ___________ em parceria com a Universidade de Oxford é uma vacina contra COVID-19 desenvolvida pela equipe do Instituto Jenner da Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com o conglomerado farmacêutico anglo-sueca ___________.

Marque a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Mais barato e fácil de armazenar, o imunizante, também chamado de “vacina de Oxford”, está em uso em dezenas de países e foi comprado pelo Brasil. Quem desenvolveu a vacina da AstraZeneca contra Covid-19?

    A vacina, chamada AZD1222, foi desenvolvida por uma equipe da Universidade de Oxford e da empresa farmacêutica britânico-sueca AstraZeneca. A equipe de pesquisa inclui cientistas do Instituto Jenner e do Oxford Vaccine Group.

    https://istoe.com.br/o-que-se-sabe-sobre-a-vacina-da-astrazeneca/

  • Butantan /CoronaVac- Origem Chinesa

    É feito com vírus inativado

    50,38% de eficácia

    Foi criada na China pela farmacêutica SINOVAC. Aplicação da vacina começou dia 17 de Janeiro. No momento, a nova remessa de Coronavac depende de insumos enviados da China para que o Butantan produz localmente.

    Oxford/AstraZeneca/Fiocruz -China/ Europa

    Criada no Reino Unido

    Usada com vírus vivo

    Eficácia média de 70%

    Também de insumos vindo da China.

    Pfizer(Farmacêutica Americana de NY)/BioNTech- Americana

    Usadas a partir do RNA por meio de engenharia genética (mais barato e mais rápido) (Parceria Alemã) é de 95% de eficácia.

    Moderna (mesma tecnologia da Pfizer) Americana

    94/1% de eficácia.

    Moderna, Inc. é uma empresa de biotecnologia dos EUA com sede em Cambridge, Massachusetts.

    Brasil ainda não testou a mesma.

    Sputnik V/Instituto Gamaleya -- Russa

    utiliza outros vírus previamente manipulados para que sejam inofensivos para o organismo e, ao mesmo tempo, capazes de induzir uma resposta para combater a covid-19

    de 91,6% eficácia

    Falta aprovação da Anvisa para ser usada no BR.

    Dados até 10/03- SABEMOS QUE TUDO PODE MUDAR.

    https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/02/03/vacinas-contra-covid-19-entenda-a-diferenca-entre-elas.htm

  • Em agosto de 2020, a Fiocruz assinou um acordo com a Universidade de Oxford e a biofarmacêutica AstraZeneca para transferência de tecnologia e produção, no Brasil, da vacina Covishield.

    Inicialmente, as doses foram importadas prontas do Instituto Serum da Índia, um dos centros produtores da vacina de Oxford-AstraZeneca.

    Resposta: D

  • A princípio a questão apresenta um problema. É feita a pergunta acerca de qual a alternativa que preenche corretamente a afirmativa quando, na verdade, há duas lacunas. Na primeira lacuna preenche-se com o nome do grupo britânico e a segunda com o nome da farmacêutica anglo-sueca. Há, no entanto, apenas uma opção possível mesmo que pode não adequada às duas lacunas. Os dados para pesquisa estão disponíveis em formato digital. 

    A) INCORRETA- Pfizer é uma multinacional de origem norte-americana. Portanto, não pode ser a opção correta. 

    B) INCORRETA- CANvax é um centro que reúne dados e resultado de pesquisas, a serem trocados de forma a dar base para o programa de imunização e, de promoção de atividades de estímulo da vacinação. Funciona no Canadá.

    C) INCORRETA- Coronavac é a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o instituto Butantan. 

    D) CORRETA- AstraZeneca foi fundada em 1999 por meio da fusão do laboratório sueco Astra AB e da empresa farmacêutica britânica Zeneca Group 

    Gabarito do Professor: Letra D.