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RESISTENCIA A REALIZAÇÃO DOS PARAMETROS ÉTICOS
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O narrador fala em uma " moral fácil e cômoda" que em matéria de amor tudo é permitido . Nisso fica implícito que o narrador tem uma resistência a relativização dos parâmetros éticos, mesmo se esse for provocado pelo amor.
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to triste, coloquei a letra C
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"honestidade havia tomado essa têmpera flexível da cera que se molda às fantasias da vaidade e aos reclamos da ambição" é uma passagem que responde a pergunta, pois o ato de sua honestidade se flexível e que se molda por alguns fatores nos dá a ideia de parâmetros éticos relativos, ou seja, depende de outros fatores.
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como resistência se o texto fala flexível aaaaa
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LETRA A
ENUNCIADO: ''A literatura romântica reproduziu valores sociais''
Seixas era honesto, porém, o ambiente fez com que ele moldasse/flexibilizasse a sua honestidade.
Uma moral fácil e cômoda é algo que não viola a lei e não causa escândalo, tudo é permitido, o interesse próprio tem liberdade, mas é eticamente errado.
Então o texto está sendo resistente à relativização da ética, pois ela não deve ser relativa (o que é certo para um é errado para o outro e vice-versa, desde que não viole as leis), ela deve ser a mesma para todo mundo, ninguém deve mudar o conceito de ética, que foi o que Seixas fez, ele flexibilizou e não foi AUSTERO (fiel aos seus princípios de ser honesto), por isso a letra C está errada, o texto não critica a austeridade de Seixas.
OBS: isso foi o que eu entendi lendo o texto e o que me fez acertar, foi o que mais fez sentido, talvez eu esteja errada ou tenha informação faltando.
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Muita gente se engancha nessa questão por interpretá-la de forma incorreta, veja:
A literatura romântica reproduziu valores sociais em sintonia com seu contexto de mudanças. No fragmento de Senhora, as concepções românticas do narrador repercutem a:
O enunciado pede que você encontre as concepções do narrador, e não da personagem. Sendo assim, no texto encontramos pontos de antítese (apresentação de ideias contrárias) entre a personagem e o autor:
Seixas era homem honesto; mas ao atrito da secretaria e ao calor das salas, sua honestidade havia tomado essa têmpera flexível da cera que se molda às fantasias da vaidade e aos reclamos da ambição.
Aqui o autor condena a flexibilidade da moral, diz que essa "têmpera flexível" molda a moral de acordo com as fantasias da vaidade e aos reclamos da ambição;
Era incapaz de apropriar-se do alheio, ou de praticar um abuso de confiança; mas professava a moral fácil e cômoda, tão cultivada atualmente em nossa sociedade.
Da mesma forma aqui, há a conjunção "mas" que contrapõe a moralidade da personagem, e expressa ainda que a moral fácil e cômoda não é algo bom, no entanto essa informação não é explícita no texto, ou seja, é preciso inferir. Ademais, puxando outra área do conhecimento, é importante ressaltar que o conceito de moralidade de Alencar é semelhante ao de Immanuel Kant, por visar sempre que a moralidade deve ser algo universalizado.
Segundo essa doutrina, tudo é permitido em matéria de amor; e o interesse próprio tem plena liberdade, desde que se transija com a lei e evite o escândalo.
Essa último período serviria como o arremate, pois aqui há uma crítica velada do autor.
Portanto, letra A, pois no fragmento de Senhora, as concepções românticas do narrador repercutem a resistência à relativização dos parâmetros éticos.
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Seixas era homem honesto; mas ao atrito da secretaria e ao calor das salas, sua honestidade havia tomado essa têmpera flexível da cera que se molda às fantasias da vaidade e aos reclamos da ambição.
Era incapaz de apropriar-se do alheio, ou de praticar um abuso de confiança; mas professava a moral fácil e cômoda, tão cultivada atualmente em nossa sociedade.
Segundo essa doutrina, tudo é permitido em matéria de amor; e o interesse próprio tem plena liberdade, desde que se transija com a lei e evite o escândalo.
Ou seja, ele independentemente do momento, era honesto, e prezava pela moral!
Letra A
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"Resistência à....." não seria contrário à relativização, isto é, a pessoa não pode ser um pouco boa e um pouco ruim, somente boa ou ruim. Foi isso que eu entendi da alternativa A.
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Eu entendi que a ética é como é, e o cara segue essa ética, mas mesmo seguindo essa ética ele quer flexibiliza-la, ou seja, ele quer mudar a essência da ética aceitando isso e aquilo outro desde que se transija com a lei e evite o escândalo. Por isso a "resistência à relativização dos parâmetros éticos". Se a ética diz A e B, tentar colocar um C já à contradiz dependendo do contexto.