A Revolta da Vacina, acontecida na cidade do Rio de Janeiro, em 1904, teve como motivação primeira a vacinação obrigatória dentro do programa de melhoria sanitária do Rio de Janeiro, do médico Oswaldo Cruz. O trabalho do médico fazia parte do projeto de reformas urbanas do prefeito Pereira Passos.
A questão da revolta se dava pelo fato da vacinação, além de ser obrigatória, não teve seu propósito explicado para a população. Vacina era uma inovação desconhecida das massas populares Os boatos diziam que era para eliminar a população pobre de áreas que seriam reurbanizadas. .
E a ideia fazia sentido na medida em que Pereira Passos também mandara destruir cortiços e residências de população pobre das áreas a serem reurbanizadas Esta seria banida para outras regiões da cidade, com uma enorme dificuldade de transporte para os pontos de trabalho, normalmente no centro da cidade.
Entre as alternativas há um elemento de caracterização da Revolta da Vacina.
A) INCORRETA- A Revolta é de caráter essencialmente popular
B) CORRETA- Embora o grande motivo fosse a vacinação obrigatória, ela expressa o autoritarismo do governo e a falta de opções das camadas sociais menos favorecidas.
C) INCORRETA- A revolta de 1904 não é um movimento liderado pelo operariado e não tem um conteúdo político claro.
D) INCORRETA- Nem todos os revoltosos eram imigrantes .
E) INCORRETA- embora tenha havido a participação de pequenos comerciantes, a revolta engloba população de baixa renda em geral, que habitava a área da Gamboa e da Saúde na cidade do Rio de Janeiro
Gabarito do Professor: Letra B.