SóProvas


ID
5032747
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

   Para assegurar a boa qualidade de seu produto, uma indústria de vidro analisou um lote de óxido de silício (SiO2), principal componente do vidro. Para isso, submeteu uma amostra desse óxido ao aquecimento até sua completa fusão e ebulição, obtendo ao final um gráfico de temperatura T (°C) versus tempo t (min). Após a obtenção do gráfico, o analista concluiu que a amostra encontrava-se pura.


    Dados do SiO2: Tfusão = 1 600 °C; Tebulição = 2 230 °C.


Qual foi o gráfico obtido pelo analista? 

Alternativas
Comentários
  • Substância pura tem P. Fusão e P. Ebulição constante.

    O gráfico que apresenta as constantes é a letra D

  • Não dá pra acreditar que as questões do Enem digital foram nesse nível de dificuldade. Será uma covardia comparar o TRI deles com os candidatos do tradicional. O Inep fodeu geral.

  • Comecemos pelos informações dadas pela questão:

    Dados do SiO2: Tfusão = 1 600 °C; Tebulição = 2 230 °C.

    outra informação de extrema importancia é "o analista concluiu que a amostra encontrava-se pura"

    isso signifca que os gráfico de mudança de estado físico neste caso apresentará dois patamares, na fusão e na ebulição, significando a temperatura se mantém constante na mudança de estado fisico, portanto temos que procurar o grafico que apresente dois patamares retos......que sobra apenas a letra D!

    O SEGREDO DA QUESTÃO ERA SABER QUE O CASO ERA SOBRE UMA ANÁLISE DE UM SUBSTÂNCIA PURA, LOGO, OBRIGATORIAMENTE, O TESTE DE MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO APRESENTARÁ PATAMARES TANTO NO PONTO DE FUSÃO COMO NO DE EBULIÇÃO, JA QUE SUBSTÂNCIAS PURAS NÃO APRESENTAM VARIAÇÃO DE TEMPERATURA DURANTE A MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO, OU SEJA, A TEMPERATURA SE MANTEM CONSTANTE NA MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO.

  • Como sabemos, nas substâncias puras o Ponto de Fusão e de Ebulição se mantem constantes, diferentemente de uma mistura onde ocorre a VARIAÇÃO em tais pontos, afinal, temos mais de 1 componente, os quais possuem pontos diferentes e que vão variar, logo, as alternativas a,c,e já poderiam ser descartadas e a alternativa b) também afinal, não temos um gráfico constante no ponto de fusão.

  • Covardia foi pra quem fez a prova do enem digital, Serafim. kKKKKK. As questões foram mais faceis, com isso a prova pontuou pouco, já que muitas pessoas acertaram questões desse nível. Prova disso foi a comparação de quem gabaritou matemática no enem tradicional e recebeu a pontuação de 975 e quem fez o digital recebeu uma pontuação com uma diferença muito alta, não me lembro quanto :(.

  • Dois patamar é uma substância pura e dessa forma eu matei a questão.

  • Você mata a questão lendo "substância pura". Gráficos de transformação do estado físico de substâncias puras possuem o ponto de fusão e o de ebulição constantes. Só a alternativa D mostra isso.

  • Dois patamares e a questão deu a dica da susbtância pura...

  • Sinceramente, apesar de ser uma questão fácil se comparado ao número da mesma questão com nível maior de dificuldade na prova impressa, isso faz com q o TRI dê uma nota menor para quem fez e acertou essa questão, neste caso na versão digital, do que a nota de TRI da prova impressa q nesse número da questão estava mais difícil(teoricamente). Questao fácil = nota pelo TRI baixa; Questão difícil = nota pelo TRI alta, nisto há injustiça para quem fez a prova com a questão mais fácil. Inclusive estou com medo de optar pela opção digital só por conta disso. Este ultimo Enem em matemática teve questões menos dificeis para quem optou pela prova digital e isso prejudicou essas pessoas no TRI em relação as notas comparadas com quem optou pela versão impressa, sendo que não tiveram culpa nenhum da prova ter vindo assim. Complicado!!!

  • Lukas Pitta - A diferença foi de uns 30 pontos +/- em matemática de um para o outro. Enem Imp = (975 em matemática) vs Enem Dig. = (945/935 em matemática).

  • vocês estão muito preocupados com o TRI do digital desse ano, sendo que foi praticamente a mesma coisa. a nota máxima de natureza foi a MESMA, matemática variou que variou 30 pontos.
  • Ponto de fusão e ebulição de uma substancia pura são constantes.

    D)

  • Essa é basicamente uma questão de Física de Calor Latente.

  • Se trata-se de uma substância pura, logo trata-se de uma substância com as mesmas propriedades físicas, com temperaturas de fusão e ebulição constantes.

  • substância pura não possui faixas de ebulição, daí você já tira a maioria .