SóProvas


ID
5033059
Banca
IOPLAN
Órgão
Prefeitura de Formosa do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Erisipela é uma infecção da derme mais superficial com acometimento dos vasos linfáticos. Comumente, é uma patologia:

Alternativas
Comentários
  • Erisipela é uma infecção cutânea causada geralmente pela bactéria Streptococcus pyogenes do grupo A, mas pode também ser causada por Haemophilus influenzae tipo B, que penetram através de um pequeno ferimento (picada de inseto, frieiras, micoses de unha etc.)

  • A erisipela é uma condição inflamatória que atinge a derme e o panículo adiposo (tecido celular subcutâneo) da nossa pele, com grande envolvimento dos vasos linfáticos. Representa uma forma superficial da celulite, pois atinge predominantemente a derme e a parte superior da gordura subcutânea. Acomete, predominantemente, os membros inferiores de pacientes da terceira idade, cuja circulação venosa e linfática estão debilitadas. Porém, pode atingir pessoas de qualquer idade e outras regiões da pele.

    Habitualmente, a erisipela está relacionada a um fator chamado “porta de entrada”, como úlcera venosa crônica, pé de atleta, picada de insetos, ferimento cutâneo traumático e manipulação inadequada das unhas. Por meio desta porta de entrada, bactérias penetram na pele , atingindo as camadas cutâneas inferiores e se espalhando facilmente com muita velocidade. A principal bactéria envolvida é o Estreptococo beta-hemolítico do grupo A, porém, outras bactérias também podem estar envolvidas. Pessoas com baixa condição imunológica, obesas e com má circulação são as mais suscetíveis.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência de enfermagem em feridas e curativo.

    Erisipela é uma infecção Bacteriana (letra C) da derme, normalmente causada por streptococcus pyogenes. É mais superficial e causa acometimento dos vasos linfáticos.


    Não é infecção Viral (Letra A), Fúngica (letra B), ou Helmíntica (letra D).


    Resposta do Professor: C.