-
(i) Calor latente de vaporização elevado - CORRETO
(ii) volume específico da fase de vapor reduzido - CORRETO. Quanto menor for o volume específico na fase vapor, maior será o calor retirado da fonte quente (observe a linha isoentálpica que vai para o evaporador); por essa razão que se utiliza o subresfriamento. Além disso, o compressor necessitará de menor potência.
(iii) pressão de vapor - A pressão de vapor é a pressão abaixo da qual o fluido encontra-se no estado gasoso, dada uma temperatura. Em geral, esse parâmetro é superior à pressão atmosférica para os fluidos refrigerantes, para que o ar não possa infiltrar no interior do evaporador.
Bons estudos!
-
Características desejáveis dos refrigerantes
. não ser tóxico
. não ser corrosivo
. não ser inflamável
. ser quimicamente estável
. ter alta entalpia de vaporização (para reduzir a vazão mássica)
. baixo custo
. ter baixo volume específico e elevado calor latente
. ter alto calor latente de vaporização
. ter alta condutibilidade térmica
. ser compatível e miscível (misturável) com o óleo lubrificante do compressor
. ter alto calor de vaporização (diferença de entalpias no evaporador)
-
Gabarito: errado
Alto calor latente de vaporização - Certo, visto que isso significa que pouca vazão mássica é necessária para se obter determinado efeito de refrigeração, quando comparado a um outro gás com menor calor latente.
Volume específico reduzido - Certo. Volume específico reduzido implica em menor necessidade de trabalho de compressão, o que aumenta a eficiência térmica do sistema.
Pressão de vapor abaixo da pressão atmosférica - Errado. A pressão de vapor tem que ser elevada, visto que ela é uma medida de volatilidade da substância. Deseja-se que um gás refrigerante se evapore facilmente.
-
Concordo com Arthur Silva. Porém para o item (iii) acredito que a justificativa melhor seria por uma razão mais termodinâmica do que mecânica. Da seguinte forma:
(iii) pressão de vapor - A pressão de vapor é a pressão abaixo da qual o fluido encontra-se no estado gasoso, dada uma temperatura. Ou seja, quanto menor esse valor, mais rápido o fluido se transforma em vapor, o que não é desejável para a transformação de fase de líquido para vapor que acontece do evaporador. Já que no evaporador queremos tirar o máximo de calor possível, então quanto mais difícil for para o fluido virar vapor melhor, assim o Q_entra é mais alto possível. Então a pressão de vapor desejável tem que ser a maior possível para o fluido refrigerante, incluindo a pressão atmosférica (que ao meu ver entrou aí só para causar confusão no candidato)
-
se a pressão no evaporador tem que ser a mais alta possível, então a pressão no condensador tem que ser a mais baixa possível , correto ? Alguém poderia esclarecer isso ?