SóProvas


ID
5036254
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Câmara de Três Rios - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - Novo Código de Processo Civil - CPC 2015
Assuntos

Ainda em conformidade ao Código de Processo Civil, a execução fundada em título extrajudicial será processada perante o juízo competente, observando-se o seguinte:
I- A execução poderá ser proposta no foro de domicílio do executado, de eleição constante do título, ou ainda, de situação dos bens a ela sujeitos.
II- Tendo mais de um domicílio, o executado poderá optar o foro de qualquer um deles.
III- Sendo incerto, ou desconhecido o domicílio do executado, a execução poderá ser proposta no lugar onde for encontrado, ou no foro de domicílio do exequente.
IV- Havendo mais de um devedor, com diferentes domicílios, a execução será proposta no foro de qualquer deles, à escolha do exequente.
V- A execução poderá ser proposta no foro do lugar em que se praticou o ato, ou em que ocorreu o fato que deu origem ao título, mesmo que nele não mais resida o executado.
É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  I- A execução poderá ser proposta no foro de domicílio do executado, de eleição constante do título, ou ainda, de situação dos bens a ela sujeitos.( Copia do art. 781, I CPC )

    II- Tendo mais de um domicílio, o executado poderá optar o foro de qualquer um deles.

    Trocou o optar por poderá. Art. 781, II CPC

    III- Sendo incerto, ou desconhecido o domicílio do executado, a execução poderá ser proposta no lugar onde for encontrado, ou no foro de domicílio do exequente. (Copia do art. 781, III CPC )

    IV- Havendo mais de um devedor, com diferentes domicílios, a execução será proposta no foro de qualquer deles, à escolha do exequente. (Copia do art. 781, IV CPC )

    V- A execução poderá ser proposta no foro do lugar em que se praticou o ato, ou em que ocorreu o fato que deu origem ao título, mesmo que nele não mais resida o executado. (Copia do art. 781, V CPC )

  • Art. 781. A execução fundada em título extrajudicial será processada perante o juízo competente, observando-se o seguinte: II - tendo mais de um domicílio, o executado poderá ser demandado no foro de qualquer deles;
  • GABARITO: C

    CPC, Art. 781. [...]

    I - a execução poderá ser proposta no foro de domicílio do executado, de eleição constante do título ou, ainda, de situação dos bens a ela sujeitos; (Item I CERTO)

    II - tendo mais de um domicílio, o executado poderá ser demandado no foro de qualquer deles; (Item II ERRADO)

    III - sendo incerto ou desconhecido o domicílio do executado, a execução poderá ser proposta no lugar onde for encontrado ou no foro de domicílio do exequente; (Item III CERTO)

    IV - havendo mais de um devedor, com diferentes domicílios, a execução será proposta no foro de qualquer deles, à escolha do exequente; (Item IV CERTO)

    V - a execução poderá ser proposta no foro do lugar em que se praticou o ato ou em que ocorreu o fato que deu origem ao título, mesmo que nele não mais resida o executado. (Item V CERTO)

  • Se alguém errou o item II também é porque dá a entender que cabe ao EXECUTADO optar, quando na verdade cabe ao EXEQUENTE

  • A questão em comento versa sobre execução.

    A resposta está na literalidade do CPC.

    Diz o art. 781 do CPC:

    “Art. 781. A execução fundada em título extrajudicial será processada perante o juízo competente, observando-se o seguinte:

    I - a execução poderá ser proposta no foro de domicílio do executado, de eleição constante do título ou, ainda, de situação dos bens a ela sujeitos;

    II - tendo mais de um domicílio, o executado poderá ser demandado no foro de qualquer deles;

    III - sendo incerto ou desconhecido o domicílio do executado, a execução poderá ser proposta no lugar onde for encontrado ou no foro de domicílio do exequente;

    IV - havendo mais de um devedor, com diferentes domicílios, a execução será proposta no foro de qualquer deles, à escolha do exequente;

    V - a execução poderá ser proposta no foro do lugar em que se praticou o ato ou em que ocorreu o fato que deu origem ao título, mesmo que nele não mais resida o executado."

    Diante do exposto, cabe comentar as assertivas da questão.

    A assertiva I está correta, reproduzindo o art. 781, I, do CPC.

    A assertiva II está INCORRETA, uma vez que não combina com o exposto no art. 781, II, do CPC. Tendo o executado mais de um domicílio, pode ser demandado em qualquer um deles, ou seja, a escolha fica por conta do credor.

    A assertiva III está correta, uma vez que reproduz o art. 781, III, do CPC.

    A assertiva IV está correta, uma vez que reproduz o art. 781, IV, do CPC.

    A assertiva V está correta, uma vez que reproduz o ar. 781, V, do CPC.

    Cabe agora analisar as alternativas da questão.

    LETRA A- INCORRETO. Apenas o item II está incorreto.

    LETRA B- INCORRETO. Apenas o item II está incorreto.

    LETRA C- CORRETO. Apenas o item II está incorreto.

    LETRA D- INCORRETO. Apenas o item II está incorreto.

    LETRA E- INCORRETO. Apenas o item II está incorreto.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

  • inciso II- executado demandado em qualquer deles, MAS ESCOLHA PELO EXEQUENTE

  • DA COMPETÊNCIA

    Art. 781. A execução fundada em título extrajudicial será processada perante o juízo competente, observando-se o seguinte:

    I - a execução poderá ser proposta no foro de domicílio do executado, de eleição constante do título ou, ainda, de situação dos bens a ela sujeitos;

    II - tendo + de um domicílio, o executado poderá ser demandado no foro de qualquer deles;

    III - sendo incerto ou desconhecido o domicílio do executado, a execução poderá ser proposta no lugar onde for encontrado ou no foro de domicílio do exequente;

    IV - havendo + de um devedor, com diferentes domicílios, a execução será proposta no foro de qualquer deles, à escolha do exequente;

    V - a execução poderá ser proposta no foro do lugar em que se praticou o ato ou em que ocorreu o fato que deu origem ao título, mesmo que nele não mais resida o executado.