-
Certo.
Para Peter Senge, as organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir.
Segundo ele, a mudança começa com um grupo menor dentro da organização que identifica uma necessidade, um problema, e cria novas técnicas e capacidades que alteram a forma como eles trabalham. Ao desenvolverem novas habilidades naturalmente adquirem novas percepções e sensibilidades. Quando as pessoas percebem o mundo de forma diferente, surgem novas crenças e premissas, que possibilita o desenvolvimento de novas habilidades e capacidades, formando um ciclo contínuo de aprendizado organizacional. O que alimenta esse intenso ciclo de aprendizado são as cinco disciplinas definidas por Senge.
As cinco disciplinas são:
Domínio Pessoal
Modelos Mentais
Visão Compartilhada
Aprendizado em Equipe
Pensamento Sistêmico
-
Gab: CERTO
Acrescentando...
Um fator importante a ser distinguido nesse momento é a de "Aprendizagem Organizacional e as Organizações de Aprendizagem". Veja!
- Aprendizagem Organizacional : Descreve e compreende processos e comportamentos. É pautada pelo rigor científico (abordagem normativa e descritiva).
- Organizações de Aprendizagem: Buscam desenvolver um estado ideal, um conjunto de recomendações baseado em experiências de empresas de consultoria sobre as melhores práticas para se criar uma organização que aprende (abordagem prescritiva).
Ademais, indivíduos com potencial maturidade e consistência, TENDEM a estabelecer maior facilidade em aprender a aprender e a se autodesenvolver, o que pode proporcionar maior eficácia à equipe em que atua. A sinergia é facilmente percebida.
OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Interessados, envie o e-mail solicitando amostra.
Erros, mandem mensagem :)
-
-
Essa daí é daquelas que se tivesse errada, não estaria certa