-
CERTO
O conceito de talento pode ser entendido como o diferencial competitivo das organizações e que é fornecido pelos funcionários. Esse diferencial representa aquilo que gera valor de mercado e consequentemente aumenta o capital da organização. Dessa forma, considerar todos os funcionários como talentos é algo equivocado, visto que nem todas as pessoas podem ser consideradas "indispensáveis".
Obs: é uma visão muito fatalista da coisa toda, mas é o que vigora.
-
O uso do termo talento é frequentemente associado à figura de pessoas extraordinárias, propagando a ideia de que tais indivíduos constituem uma minoria, uma elite, que como tal deve ser tratada. O termo talento refere-se, com frequência, à pessoa que traz em sua bagagem um conjunto privilegiado de competências, isto é, conhecimentos, habilidades e atitudes que a diferencia de outras”, e deste modo nem todos podem ser considerados talentos.
Fonte:http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR131.pdf
-
Gab: CERTO
- Chiavenato aponta em um quadro, no livro Gestão de Pessoas - 4° Ed., que a Gestão de Talentos deve ser observada por meio do MONITORAMENTO de pessoas, que faz parte dos processos aplicados à gestão.
----> O mesmo autor cita, ainda, no capítulo de 17 do mesmo livro, que as mudanças na abordagem da nova gestão está voltada para "processos de monitorar talentos - para serem conhecidos e identificados. Processos de aplicar talentos - para ter talentos competentes e eficazes". No entanto, nem todos apresentarão esse desempenho (Chiavenato, Gestão de Pessoas - 4° Ed. pág. 481).
OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!
Erros, mandem mensagem :)
-
-
"Como estratégia positiva e diferenciada de gestão de pessoas, muitas organizações dizem realizar a gestão de talentos, fazendo referência a todos os trabalhadores e suas respectivas competências", até aqui tudo bem.
"contudo essa estratégia apresenta equívocos, uma vez que, por definição, nem todos os trabalhadores podem ser designados como talentos.", agora vem a parte sem noção.
Ninguém é desprovido de talento. Gestão de pessoas que não conhece as pessoas.
Cespe sendo Cespe e estudiosos do assunto, sendo estudiosos do assunto.
-
Talento = gera valor agregado. vantagem competitiva.