SóProvas


ID
5036473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de desenvolvimento de sistemas, julgue o próximo item.


A notação húngara para nomes de variáveis, na qual a primeira letra identifica o tipo da própria variável, está em desuso devido aos novos compiladores e ambientes de desenvolvimento, que têm facilidades para verificação de tipos e endereçamento de memória.

Alternativas
Comentários
  • Define-se por  a prática de prefixar variáveis com letras que indiquem o seu tipo. Por exemplo i para inteiros, d para datas, f para floats. 

       As variáveis data de nascimento e nome em notação húngara seriam ddatanascimento e snome, no pior dos casos, ou dDataDeNascimento e sNome se o "programador" resolveu usar camelCase. 

       Como mencionei nos meus artigos anteriores, e como mencionado nos livros "Código Limpo" e qualquer livro sobre XP, essa prática caiu em desuso. 

       Ela foi útil um dia para identificar o tipo das variáveis, e de fato identificava. Hoje damos nomes significativos para as variáveis e deixamos que sua declaração e as facilidades da IDE identifiquem o seu tipo. Além disso hoje podemos mudar o tipo de uma variável mantendo o seu nome e o seu uso, coisa que no passado geraria alguma inconsistência semântica na hora de ler e dar manutenção no código

    Fonte: http://blog.vitorrubio.com.br/2015/08/o-absurdo-da-notacao-hungara-nos-dias.html

  • tá me zuando cobrar nomenclatura de variáveis.... será que isso estava especificado no edital?

  • Até hoje eu uso, não sabia que estava desatualizado isso...rs
  • Cespe cobrou novamente na prova do BANESE.

    CESPE BANESE 2021:

    "A notação húngara para nomes de variáveis é utilizada para tornar o código fonte mais limpo, a partir de indicadores para identificar o tipo das variáveis." (ERRADO)

  • O tiozão aqui ainda usa kkkkkk

  • Primeira letra? Achei que fossem os primeiros caracteres. E se eu tiver um tipo Date e um tipo Double?