SóProvas


ID
5036506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito de banco de dados.


Com o processo de normalização de tabelas, busca-se armazenar informações com redundância, para garantir o espelhamento e segurança contra a perda de informações.

Alternativas
Comentários
    • GAB: ERRADO

    • Normalização é o processo de modelar o banco de dados projetando a forma como as informações serão armazenadas a fim de eliminar, ou pelo menos minimizar, a redundância no banco.

    • #PF
  • Normalização é conjunto de técnicas utilizadas para minimizar a redundância de dados, pois pode causar anomalias de inserção, atualização ou remoção de dados. Além disso, a normalização geralmente representa uma economia de espaço de armazenamento.

    Objetivos da Normalização:

    -> Minimizar a redundância

    -> Garantir a Integridade dos dados

    Outra questões CESPE:

    (CESPE) Durante a criação de um modelo entidade-relacionamento, é necessário fazer a normalização dos dados a fim de se garantir a redundância de dados. (E)

    (CESPE) O procedimento de normalização elimina redundâncias tomando projeções, mas nem todas as redundâncias podem ser eliminadas dessa maneira. Muitas variáveis de relações fisicamente isoladas significam muitos arquivos armazenados fisicamente isolados. (C)

    (CESPE) Um dos objetivos da normalização de um banco de dados relacional é a eliminação de anomalias nas operações de inserção, apagamento e modificação. (C)

    (CESPE) O objetivo da normalização de dados durante o projeto de banco de dados é prover um armazenamento consistente, o que evita redundância de dados e anomalias de manipulação de dados. (C)

    GAB E

    Bons Estudos!

  • Direto ao assunto: o erro está em dizer que normalização busca a redundância de dados, quando na verdade normalizar significar diminuir a redundância e e aumentar a integridade dos dados.

  • Na normalização, não se busca redundância nas informações, busca-se a diminuição da redundância. Mas pode haver (pouca), para garantir um bom desempenho nas consultas.

  • A alternativa se refere ao RAID

  • (ERRADO)

    ANALOGIA para memorizar:

    Imagine uma mulher mais "normal" (normalização), ela é sem muita a.bundância (sem.redundância)

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Ano: 2011 | Banca: CESPE | Órgão: MEC

    A normalização de tabelas em um banco de dados relacional elimina a fragmentação dos dados, reduzindo o espaço exigido para armazená-los. (CERTO)

  • Gabarito ERRADO.

    RESUMÃO SOBRE NORMALIZAÇÃO DE DADOS. (VISA A NÃO REDUNDÂNCIA DOS DADOS)

    5 normas a serem seguidas (1, 2 e 3 obrigatórias)

     

    OBS: O processo de normalização é sequencial. Isso significa que você só pode aplicar as regras da segunda forma normal se as tabelas já se encontrarem na primeira forma normal.

     

    1) Uma entidade estará na Primeira Forma Normal (1FN) se todos os campos forem atômicos (simples) e não multivalorados (com múltiplos valores).

     

    A primeira forma normal tenta resolver um dos maiores problemas de bancos de dados que é a repetição (redundância de dados) e a desorganização deles.

    Toda tabela precisa obrigatoriamente ser normalizada com a 1FN? Não. A normalização é um processo corretivo que deve ser aplicado em casos específicos onde o problema for identificado.

     

    Se tem tabelas aninhadas, NÃO está na primeira forma

    2) Uma entidade estará na Segunda Forma Normal 2FN se ela já se encontrar na 1FN e todos os atributos “não chave” forem totalmente dependentes da chave primária.

     

    Existem duas formas básicas de declarar uma primary key(chave primária), porém todas envolvem a palavra reservada "primary key"

    3) Uma tabela estará na 3FN se ela estiver na 2FN e se nenhuma coluna não-chave depender de outra coluna não-chave.

     

    A entidade cujos atributos não chave independem de outro atributo não chave. Não contém Dependência funcional transitivas ou indiretas

     

    As tabelas não podem conter atributos que sejam resultados de algum cálculo de outro atributo. Isso é considerado dependência transitiva de colunas.

     

    Ou seja, na 3FN temos simplesmente que eliminar os campos que podem ser obtidos pela equação de outros campos da mesma tabela. 

    4) Quarta Forma Normal (4FN): Uma entidade estará na 4FN se estiver na 3FN e na tabela não conter múltiplas entradas multivaloradas (valores repetidos em diferentes colunas), ou seja, a presença de uma ou mais linhas em uma tabela implica na presença de uma ou mais outras linhas na mesma tabela. 

    5) Quinta Forma Normal (5FN): Uma entidade estará na 5FN se estiver na 4FN e quando um atributo está em outra tabela sem a necessidade de estar na tabela pesquisada e pode ser removido sem a perda de nenhuma informação.

    Bons estudos!

  • Normalização :

    O objetivo é gerar um conjunto de esquemas de relação que permita armazenar informações sem redundância, bem como recuperar informações facilmente, ao mesmo tempo. A técnica é projetar esquemas que estejam em uma forma normal apropriada.

  • Lembrando...

    As redundâncias controladas não devem ser totalmente eliminadas, uma vez que facilitam a velocidade das consultas.

  • Gabarito: Errado

    A normalização é um conjunto de regras que visa, principalmente, a organização de um projeto de banco de dados para reduzir a redundância de dados, aumentar a integridade de dados e o desempenho.

    Fonte: Wikipedia

  • ERRADO

    Normalização é conjunto de técnicas utilizadas para minimizar a redundância de dados, pois pode causar anomalias de inserção, atualização ou remoção de dados.

    Outras assertivas ajudam a responder:

    A normalização de tabelas em um banco de dados relacional elimina a fragmentação dos dados, reduzindo o espaço exigido para armazená-los. (CERTO)

    O objetivo da normalização de dados durante o projeto de banco de dados é prover um armazenamento consistente, o que evita redundância de dados e anomalias de manipulação de dados. (CERTO)

    Um dos objetivos da normalização de um banco de dados relacional é a eliminação de anomalias nas operações de inserção, apagamento e modificação. (CERTO)

    Durante a criação de um modelo entidade-relacionamento, é necessário fazer a normalização dos dados a fim de se garantir a redundância de dados. (ERRADO)

    O processo de normalização de dados consiste em encontrar informações que atinjam um plano de normalização com as informações constantes nas tuplas adjacentes. (ERRADO)

    No processo de engenharia reversa de arquivos, a normalização tem por função reagrupar informações de forma a eliminar redundâncias de dados e permitir a obtenção de um modelo ER. (CERTO)

    A normalização é o mecanismo formal para a análise de esquemas de relações em banco de dados, com base nas suas chaves e nas dependências funcionais entre seus atributos. (CERTO)

    Bons estudos!