-
Os módulos de segurança de hardware (HSMs) são dispositivos de hardware reforçados e resistentes a adulteração que protegem os processos criptográficos gerando, protegendo e gerenciando chaves usadas para criptografar e descriptografar dados e criar assinaturas e certificados digitais.
Fonte: entrust.com
GABARITO CERTO
-
Complementando o comentário do colega, o HSM, também conhecido como cofre digital, oferece segurança em hardware e possui recursos invioláveis e autodestrutivos, o quais são ativados em tentativas de invasão.
É muito comum o seu uso em instituiçoes bancarias, por exemplo. Suas principais funções são:
- Geração segura de chaves ;
- Armazenamento e gerenciamento de chaves;
- Assinatura digital;
- Criptografia.
-
HSM (Hardware Security Module) é um dispositivo de criptografia baseado em hardware, fisicamente seguro e resistente à violação, que fornece funcionalidades criptográficas com capacidade de geração e armazenamento de chaves criptográficas simétricas e assimétricas. Certo
Hachid Targino
-
Assertiva C
Uma forma de proteger chaves criptográficas com um dispositivo de computação física é armazená-las em um equipamento do tipo HSM (hardware security module).
Exemplos de aplicações
Segurança SSL/TLS
Algoritmos Assimétricos: RSA, DSA, Diffie-Hellman(..)
-
Bom, é um assunto que não é tão cobrado pela banca. Como o foco é acertar questões, quando a questão relacionar HSM com os itens abaixo, provavelmente tá certo a questão. Mas lembre-se, sendo a banca CESPE, além de ter a teoria fixada com você, seguir o comando da questão é tudo, e saber interpretar bem já dá uma boa segurança. Conteúdo de informática é extenso, nem sempre vamos ter 100% de domínio em algum conteúdo.
Aplicações do HSM:
PKI geração e armazenamento de chaves;
Segurança de comunicação SSL/TLS;
Assinatura de código;
Validação e assinatura de certificado digital;
Assinatura Digital de Documentos;
Criptografia de Base de Dados, VMs e arquivos;
-
CERTO
O objetivo do HSM é fornecer segurança extra por meio de armazenamento de chaves criptográficas.
VALTEC
-
No contexto da certificação digital é o armazenamento de certificados em HSM. Muito mais rápidos que tokens e smartcards, os HSMs permitem trabalhar com algoritmos mais fortes e processar lotes grandes de assinaturas em segundos.
Os servidores HSM (sigla para o inglês Hardware Security Module) são dispositivos físicos que fornecem segurança extra para chaves criptográficas, como um certificado digital. O HSM armazena as chaves e também executa as operações criptográficas, e as aplicações apenas fazem as solicitações, sem nunca manipular as chaves.
Fonte https://www.bry.com.br/blog/certificados-em-hsm-na-icp-brasil/
-
Simples e objetivo:
Hardware Secure Module (HSM): É um dispositivo baseado em hardware que gera, guarda e protege chaves criptográficas, além de ter a capacidade de executar operações criptográficas, como assinatura digital.
Fonte: Glossário do ICP Brasil