SóProvas


ID
5040175
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Santa Leopoldina - ES
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

"O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu nesta segunda-feira (4/1) consulta pública sobre Decreto para garantir a destinação final ambientalmente adequada das embalagens de vidro. Prevista há mais de 10 anos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a instituição da logística reversa de embalagens de vidro é o grande objetivo do Decreto."

www.gov.br/mma

Quando se fala em "destinação final ambientalmente adequada das embalagens de vidro" significa dizer que este material será:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei Nº 12.305), entende-se por destinação final ambientalmente adequada a destinação de resíduos que inclui a reciclagem, a compostagem, a recuperação, o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final (isto é, a distribuição ordenada de rejeitos em aterros), observando normas operacionais específicas de modo a minimizar os impactos.

    Ainda segundo a PNRS a seguinte ordem de prioridade deve ser seguida na gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e, por fim, a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

    Fonte: https://www.infoescola.com/ecologia/destinacao-de-residuos/

  • O descarte adequado de lixo é fundamental a manutenção da saúde do meio ambiente , preservação, recuperação e aumento dos recursos do planeta.
    O descarte do vidro, quebrado ou não, é o tema da questão proposta e , em janeiro de 2021, o Ministério do Meio Ambiente abriu consulta pública para decidir acerca da “ "destinação final ambientalmente adequada das embalagens de vidro". 
    Na verdade, ela está Prevista há mais de 10 anos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A instituição da logística reversa de embalagens de vidro é o grande objetivo do Decreto proposto pelo ministério. Uma das opções define o que se entende por “ destinação ambientalmente adequada". 

    Embora a bibliografia acerca das questões prementes acerca da preservação do meio ambiente seja cada vez maior e mais diversificada, a pergunta em pauta exige, mais do que tudo, raciocínio lógico , para que se chegue à resposta correta.
    A) INCORRETA- Descartar não configura uma destinação ambiental. Pode ser entendido como “ jogar no lixo" ou “ dar um destino diferente para a peça". 
    B) INCORRETA- Vidro quebrado pode ser descartado de forma adequada ao meio ambiente mas ele em si não é uma destinação ambiental.
    C) INCORRETA- Vidro vendido é apenas uma mercadoria. 
    D) INCORRETA- Aterrar vidro não é uma forma de descarte do vidro que demonstre uma preocupação com o meio ambiente. 
    E) CORRETA – A reciclagem é o destino adequado ao descarte de vidro, esteja ele quebrado ou não. 

    Gabarito do Professor: Letra E.