GAB C- O excerto está completamente correto.
Figueiredo assumiu a presidência em um momento político de extrema ebulição: a economia brasileira ia de mal a pior, afetada, sobretudo, pela segunda crise do petróleo que assolou o mundo em 1979; a inflação batia recordes, chegando a faixa de 110% ao ano; os operários do ABC paulista realizavam uma grande greve e tornavam-se o centro de referência para os movimentos de oposição à Ditadura Militar. Ademais, beneficiados pela lei de anistia, vários líderes e militantes de oposição voltaram do exílio.
COMPLEMENTO
-Lei da anistia política A Lei nº 6.683, de 1979: anistia a todos, inclusive quem torturou
- permitiu a volta de muitos exilados políticos e perdoou crimes políticos cometidos durante os anos do período militar
- A lei de anistia aprovada pelo Congresso beneficiou presos políticos e exilados, e também agentes da repressão.
Ordem dos presidentes:
Castelo branco: Ai-2, AI-3, AI-4, Lei da segurança Nacional.
Costa e silva: AI-5, Revolta de estudantes.
Médice: Maior repressão, DOI CODI ("grupo" investigação com repressão e tortura), MILAGRE ECONOMICO.
Geisel: Revogou AI-5, crise mundial do petróleo - aumento da inflação.
Figueiredo: 1979 - Lei da anistia, surgimento de partidos, Diretas Já!
O momento histórico em pauta é o início do governo de Figueiredo, entre 1979 a 1985, último presidente do Regime Militar.
Uma das principais medidas tomadas por esse novo governo foi abolir o sistema bipartidário e realizar a anistia política dos militares e perseguidos políticos. E, em junho de 1984 o governo enviou ao congresso uma nova proposta de emenda constitucional, a emenda Leitão, também conhecida como emenda Figueiredo. A proposta definia as eleições diretas em 1988, sendo mantidas as eleições pelo colégio eleitoral em 1984. Percebe-se que o período foi marcado, politicamente, pela continuação do processo de reabertura política do país.
Há uma farta bibliografia a respeito deste período da história do Brasil, com especial destaque para a obra de Elio Gaspari sobre a Ditadura, em vários volumes. O trabalho de Bóris Fausto, História Concisa do Brasil, também apresenta a época, assim como o volume sobre República, na História Geral da Civilização Brasileira . Estas são apenas algumas publicações entre muitas.
O objetivo da questão é de análise do excerto transcrito. Uma das alternativas apresenta uma proposta de análise correta.
A) INCORRETA- A inflação começou a ficar descontrolada por volta de 1978, em pleno regime militar.
B) INCORRETA- A anistia aos presos políticos foi aprovada em 1979 e não no governo Costa e Silva
C) CORRETA- O extrato de texto está correto pois o último governo militar foi marcado pela abertura política iniciada no governo Geisel. E, por graves problemas econômicos.
D) INCORRETA- O excerto está correto e as greves no ABC paulista ocorreram no governo Figueiredo e não no de Castelo Branco, o primeiro do Regime Militar.
E) INCORRETA- Ao contrário do que está dito na alternativa, o excerto está totalmente correto.
Gabarito do Professor: Letra C.