SóProvas


ID
5041180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No que se refere ao plano de auditoria baseado em risco, julgue o item subsequente.


O auditor deve considerar a materialidade em todas as fases do processo de auditoria, incluindo os aspectos financeiros, sociais e políticos do objeto, com o objetivo de agregar tanto valor quanto seja possível.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Segundo a NBASP 100 (ISSAI 100), os auditores devem considerar a materialidade durante todo o processo de auditoria.

  • Certo

    NBASP Nível 2 - NBASP 100 (ISSAI 100): 41. Os auditores devem considerar a materialidade durante todo o processo de auditoria

    A materialidade é muitas vezes considerada em termos de valor, mas também tem aspectos quantitativos, bem como qualitativos. As características inerentes a um item ou grupo de itens podem tornar uma questão material por sua própria natureza. Uma questão pode, também, ser material por causa do contexto em que ela ocorre

    As considerações sobre materialidade afetam as decisões relativas à natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria, e a avaliação dos resultados da auditoria. 

    Essas considerações podem incluir preocupações das partes interessadas, interesse público, exigências regulatórias e consequências para a sociedade.

  • Exatamente! Essa questão é copia e cola do princípio da materialidade da ISSAI 300, segundo o qual:

    Os auditores devem considerar a materialidade em todas as fases do processo de auditoria. Atenção deve ser dada não somente aos aspectos financeiros, mas também aos aspectos sociais e políticos do objeto, com o objetivo de entregar tanto valor agregado quanto seja possível.

    Vale lembrar que, na ANOP, uma questão será considerada material quando o tema for considerado de particular importância e onde melhorias teriam um impacto significativo. Será menos material onde a atividade for de natureza rotineira e o impacto do baixo desempenho seja mínimo ou restrito a uma área pequena.

    Gabarito: Certo

  • Resolução: a definição da materialidade não é um cálculo mecânico simples. Não se trata de uma mera questão de valor monetário, embora comumente seja definido em termos monetários. A materialidade envolve a capacidade de afetar decisões dos usuários das demonstrações contábeis e, nesse ponto, além do valor monetário envolvido, pode se referir a relatórios, omissões, contradições etc. A materialidade deve ser, ainda, revista sempre as condições exigirem. O valor da materialidade definida no planejamento pode se revelar insuficiente, de modo que o planejamento ( a definição de materialidade é feita no planejamento) pode e deve ser revisto ao longo da auditoria.

    Resposta: Certo

  • Vamos analisar a questão.

    De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da NBASP 100 (ISSAI 100) - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO.

    A materialidade é relevante em todas as auditorias. Uma questão pode ser julgada materialmente relevante se o seu conhecimento é suscetível de influenciar as decisões dos usuários previstos.

    De acordo com a norma, “os auditores devem considerar a materialidade durante todo o processo de auditoria". Além disso, a materialidade possui aspectos quantitativos e qualitativos, incluindo os aspectos financeiros, sociais e políticos do objeto.

    Assim como os demais princípios gerais, a materialidade busca agregar valor a entidade.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Materialidade são distorções que podem ser encontradas e q causam impactos financeiros na entidade.

    O Auditor define um limite, e se passar desse limite aí complica.

    Pode ser quantitativo: números / ou qualitativo : ex Natureza da conta( débito e crédito).

    Tem que ocorrer em todo o processo, e se precisar pode revisar e alterar para melhor resultado.

    Obs: No Planejamento a materialidade é inserida num documento chamado "documento de estratégia global de auditoria".

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da NBASP 100 (ISSAI 100) - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO.

    A materialidade é relevante em todas as auditorias. Uma questão pode ser julgada materialmente relevante se o seu conhecimento é suscetível de influenciar as decisões dos usuários previstos.

    De acordo com a norma, os auditores devem considerar a materialidade durante todo o processo de auditoria". Além disso, a materialidade possui aspectos quantitativos e qualitativos, incluindo os aspectos financeiros, sociais e políticos do objeto.

    Assim como os demais princípios gerais, a materialidade busca agregar valor a entidade.

    Gabarito do Professor QC: CERTO.