SóProvas


ID
5041360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação aos conceitos de análise de dados e informações, julgue o item a seguir.


As três normas fundamentais que compõem o conceito de dados abertos são: disponibilidade e acesso; reúso e distribuição; e participação universal.

Alternativas
Comentários
  • a única restrição possivel consiste apenas em exigir que se atribuia a fonte.

    Gaba- CERTO

  • Para que um conjunto de dados possa ser considerado "aberto", ele precisa reunir, no mínimo, as três características abaixo:

    • Disponibilidade e acesso: os dados precisam estar disponíveis de forma completa e de uma forma que não gere cursos exorbitantes para a parte interessada em copiá-los.
    • Reutilização e redistribuição: os dados devem ser disponibilizados a partir de termos de utilização que permitam o reuso e a redistribuição, inclusive a mistura desses dados com outras bases.
    • Participação universal: qualquer pessoa deve poder usar, reutilizar e redistribuir os dados

    fonte:https://ceweb.br/guias/dados-abertos/capitulo-2

  • As três leis dos dados abertos, determinadas por David Eaves, dizem o seguinte:

    1. Se o dado não pode ser encontrado ou indexado na Web, ele não existe (disponibilidade e acesso aos dados)
    2. Se o dado não está disponível num formato aberto e legível por máquina, ele não pode ser reutilizado (reuso e distribuição)
    3. Se dispositivos legais não permitem que ele seja compartilhado, ele não é útil (amplo compartilhamento/possibilidade da participação universal das pessoas)

    Fonte: Direção Concursos

  • Assertiva C

    As três normas fundamentais que compõem o conceito de dados abertos são:

    disponibilidade e acesso;

    reúso e distribuição;

    e participação universal.

  • Os dados abertos também são pautados pelas três leis e oito princípios.

    As chamadas  não são leis no sentido literal, promulgadas por algum Estado. São, em suma, um conjunto de testes para avaliar se um dado pode, de fato, ser considerado aberto. Elas foram propostas pelo especialista em políticas públicas, ativista dos dados abertos e palestrante de políticas públicas na Harvard Kennedy School of Government . São elas:

    1. Se o dado não pode ser encontrado e indexado na Web, ele não existe;
    2. Se não estiver aberto e disponível em formato compreensível por máquina, ele não pode ser reaproveitado; e
    3. Se algum dispositivo legal não permitir sua replicação, ele não é útil.

    As leis foram propostas para os dados abertos governamentais, mas pode-se dizer que elas se aplicam aos dados abertos de forma geral, mesmo fora de ambientes governamentais. Por exemplo, em empresas privadas, organizações da sociedade civil e organismos internacionais. O , por exemplo, disponibiliza dados abertos.

    Em 2007, um  de 30 pessoas reuniu-se na Califórnia, Estados Unidos da América, para definir os princípios dos Dados Abertos Governamentais. Chegaram num consenso sobre os seguintes :

    1. Completos. Todos os dados públicos são disponibilizados. Dados são informações eletronicamente gravadas, incluindo, mas não se limitando a, documentos, bancos de dados, transcrições e gravações audiovisuais. Dados públicos são dados que não estão sujeitos a limitações válidas de privacidade, segurança ou controle de acesso, reguladas por estatutos.
    2. Primários. Os dados são publicados na forma coletada na fonte, com a mais fina granularidade possível, e não de forma agregada ou transformada.
    3. Atuais. Os dados são disponibilizados o quão rapidamente seja necessário para preservar o seu valor.
    4. Acessíveis. Os dados são disponibilizados para o público mais amplo possível e para os propósitos mais variados possíveis.
    5. Processáveis por máquina. Os dados são razoavelmente estruturados para possibilitar o seu processamento automatizado.
    6. Acesso não discriminatório. Os dados estão disponíveis a todos, sem que seja necessária identificação ou registro.
    7. Formatos não proprietários. Os dados estão disponíveis em um formato sobre o qual nenhum ente tenha controle exclusivo.
    8. Licenças livres. Os dados não estão sujeitos a restrições por regulações de direitos autorais, marcas, patentes ou segredo industrial. Restrições razoáveis de privacidade, segurança e controle de acesso podem ser permitidas na forma regulada por estatutos.

  • As três normas/leis para dados abertos segundo a OKFn são: DiRéParti

    • Disponibilidade e acesso;
    • Reúso e distribuição;
    • Participação universal.

  • CUMD: Copiado; Utilizado; Modificado e Distribuído.

  • (TCE/SC – 2016) Dados abertos são os dados de livre utilização, reutilização e redistribuição, exigindo-se, no máximo, créditos à autoria e compartilhamento pela mesma licença.

    _______________________

    GABARITO: Correto

  • gab.: CERTO

    As três normas fundamentais para os dados abertos (As três leis):

    • Disponibilidade e acesso: os dados devem estar disponíveis como um todo e sob custo não maior que um custo razoável de reprodução, e preferencialmente devem ser possíveis de ser baixados pela Internet. Os dados devem também estar disponíveis de uma forma conveniente e modificável.
    • Reúso e redistribuição: os dados devem ser fornecidos sob termos que permitam a reutilização e a redistribuição, inclusive a combinação com outros conjuntos de dados.
    • Participação universal: todos devem ser capazes de usar, reutilizar e redistribuir – não deve haver discriminação contra áreas de atuação ou contra pessoas ou grupos. Por exemplo, restrições de uso “não comercial” que impediriam o uso “comercial”, ou restrições de uso para certos fins (ex.: somente educativos) excluem determinados dados do conceito de “abertos”.

    Open Knowledge Foundation

    OUTRA QUESTÃO DO CESPE SOBRE O ASSUNTO:

    (CESPE - 644225) Dados abertos são os dados de livre utilização, reutilização e redistribuição, exigindo-se, no máximo, créditos à autoria e compartilhamento pela mesma licença. CERTO