SóProvas


ID
5041369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito de bancos de dados relacionais.


Superchaves e chaves primárias são utilizadas para diferenciar de maneira única as instâncias de uma entidade, assim como para facilitar o processamento.

Alternativas
Comentários
  • O item está correto e faz referência ao conceito de superchave, que costuma aparecer pouco em provas de concurso.

    Nós podemos entender uma superchave como qualquer conjunto de atributos que pode identificar unicamente cada tupla de uma relação. Toda relação tem no mínimo uma superchave, que é composta por todos os atributos da relação.

    Quando estamos falando de chaves candidatas e chave primária, geralmente estamos falando de um conjunto mínimo de atributos que podem identificar unicamente uma relação. Ou seja, se você tem uma relação que dá pra identificar unicamente cada registro com o auxílio de somente um atributo, a chave primária ou candidata será composta por somente esse atributo.

    Parece um pouco complexo, mas a moral da história é que chaves primárias são também superchaves, e toda superchave é capaz de identificar unicamente cada registro de uma relação, então o item está correto!

  • Uma superchave é um conjunto de um ou mais atributos que, tomando coletivamente, permite-nos identificar unicamente uma entidade no conjunto de entidades.

    Por exemplo, o atributo seguridade-social do conjunto de entidades cliente é suficiente para distinguir uma entidade cliente das outras. Desta forma, seguridade-social é uma superchave. De forma semelhante, a combinação nome-cliente e seguridade-social é uma superchave para o conjunto de entidades cliente. O atributo nome-cliente de cliente não é uma superchave, pois diversas pessoas podem ter o mesmo nome.

  • pra que ficar repedindo as questoes, QC?

  • Dúvida: "entidade" é sinônimo de "instância"?

  • CERTO

    Chave Primária: é o identificador único e exclusivo de um registro na tabela.

    Superchave: conjunto de um ou mais atributos que, tomados coletivamente, permite identificar de forma única uma entidade em um conjunto de entidades.

  • MEU CADERNO DE RESUMOS DO ASSUNTO:

    (2018/ABIN) Chave primária é o conjunto de um ou mais atributos para identificar uma tupla de uma entidade. CERTO

    (2012/TRE-RJ) Chave primária é um conjunto de um ou mais atributos que define uma única tupla em uma relação. CERTO

    (SUFRAMA/14) Uma chave primária é composta de um registro único, o qual identifica a entidade. (E)

    (CESPE - 2015 - TCU - Auditor Federal) Chave primária é um campo, ou um conjunto de campos, que abriga valores que individualizam cada registro. Esse campo não pode repetir-se em uma mesma tabela. CERTO

    Chave primária (PK) é a coluna (atributo) de uma tabela (entidade) que tem a capacidade de identificar uma tupla (linha).

    Uma superchave é um conjunto de um ou mais atributos que, tomando coletivamente, permite-nos identificar unicamente uma entidade no conjunto de entidades

  • INSTÂNCIA

    -Em programação orientada a objetos, chama-se instância de uma classe, um objeto cujo comportamento e estado são definidos pela classe. As instâncias de uma classe compartilham o mesmo conjunto de atributos, embora sejam diferentes quanto ao conteúdo desses atributos. 

    -Por exemplo, a classe "Empregado" descreve os atributos comuns a todas as instâncias da classe "Empregado". Os objetos dessa classe podem ser semelhantes, mas variam em atributos tais como "nome" e "salário". A descrição da classe contém os itens correspondentes a esses atributos e define as operações ou ações relevantes para a classe, tais como "aumento de salário" ou "mudança do número de telefone". Pode-se então falar sobre uma instância com o nome "Joana Coelho" e outra com o nome "Maria José".

    -Instância é a concretização de uma classe. Em termos intuitivos, uma classe é como um "molde" que gera instâncias de um certo tipo; um objeto é algo que existe fisicamente e que foi "moldado" na classe.

    -Instância é o rigistro em uma entidade ou em uma tabela.

    -Exemplo: O empregado Pedro é uma instância (registro) da tabela funcionário, e a função Analista Comercial é a instância (registro) da tabela cargo. Uma associação entre estas duas tabelas criaria a seguinte instância de relacionamento: Pedro é Analista Comercial, onde o verbo ser representa uma ligação entre os registros distintos.

    ENTIDADE OU TABELA OU RELAÇÕES

    -Uma entidade é uma representação de um conjunto de informações sobre determinado conceito do sistema. Toda entidade possui ATRIBUTOS, que são as informações que referenciam a entidade. O start da modelagem se dá a partir das ENTIDADES. 

    -Tabelas (ou relações, ou entidades): Todos os dados de um banco de dados relacional (BDR) são armazenados em tabelas. Uma tabela é uma simples estrutura de linhas e colunas. Em uma tabela, cada linha contém um mesmo conjunto de colunas. Em um banco de dados podem existir uma ou centenas de tabelas, sendo que o limite pode ser imposto tanto pela ferramenta de software utilizada, quanto pelos recursos de hardware disponíveis no equipamento.

    CHAVES

    -Chave: As tabelas relacionam-se umas as outras através de chaves. Uma chave é um conjunto de um ou mais atributos que determinam a unicidade de cada registro.

    -Temos dois tipos de chaves:

    -Chave primária: (PK - Primary Key) é um identificador exclusivo de todas as informações de cada registro dando-lhe unicidade. A chave primária nunca se repetirá.[1]

    -Chave Estrangeira: (FK - Foreign Key) é a chave formada através de um relacionamento com a chave primária de outra tabela. Define um relacionamento entre as tabelas e pode ocorrer repetidas vezes. Caso a chave primária seja composta na origem, a chave estrangeira também o será.

  • CERTO

    SUPERCHAVE: é o conjunto de todas as colunas da tabela, por exemplo, (nome, cpf , disciplina, código) que de forma direta podem ser representados com redundância, visto que mesmo que retirado da tabela as colunas NOME, DISICIPLINA E CÓDIGO, ainda poderá ser visto a entidade de forma inequívoca, pois tem a coluna CPF que é uma chave primária.

    Chave Primária (PK - Primary Key): é um atributo (coluna) ou uma combinação de atributos (colunas) cujos valores distinguem uma linha das demais, dentro de uma tabela.

  • Discordo do gabarito. Pra mim o gabarito é errado porque tem um trecho no enunciado que não reparei que ninguém falou: "assim como para facilitar o processamento.". Chaves não tem objetivo de facilitar processamento. Você pode até entrar nesse debate, mas aí seria extrapolar o que a questão pede, mas sendo bem objetivo, eu acho que o gab é "e".

  • CERTO.

    Chave primária (PK): identificador único.

    1. valor não se repete (restrição de chave);
    2. não aceita valor null (restrição de integridade);
    3. só pode ter uma chave PK por tabela.

  • GAB: C

    SUPERCHAVE: 1 ou + colunas que, coletivamente, permitem identificar de maneira univoca uma linha.

  • Pra não esquecer mais:

    • TABELA = RELAÇÃO
    • TUPLA = LINHA = INSTÂNCIA = REGISTRO
    • ATRIBUTO = COLUNA = CAMPO = DOMÍNIO
  • "assim como para facilitar o processamento." Como assim? Facilitar a busca, é o que a questão quer dizer?

  • CERTO

    Chave Primária (PK)

    - Conjunto de um ou mais atributos que identifica de forma ÚNICA uma tupla dentro de uma tabela (relação)

    _______________

    Superchaves:

    - Conjunto de um ou mais atributos, que tomados coletivamente, identifica de forma ÚNICA um registro na tabela (relação)