SóProvas


ID
5041390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação a noções de mineração de dados e Big Data, julgue o item que se segue.


Em Big Data, a premissa volume refere-se à capacidade de processar, em um ambiente computacional, diferentes tipos e formatos de dados, como fotos, vídeos e geolocalização.

Alternativas
Comentários
  • Essa característica está associada à variedade, e não ao volume. Outra questão que eu não entendo o porquê do gabarito ser certo.

  • ué, então qual é a definição para VARIEDADE ?

    VOLUME corresponde à grande quantidade de dados acumulada

    VARIEDADE corresponde ao grande número de tipos ou formas de dados

  • 1. Volume

    Big Data é uma grande quantidade de dados gerada a cada segundo. Pense em todos os e-mails, mensagens de Twitter, fotos e vídeos que circulam na rede a cada instante. Não são terabytes e sim zetabytes e brontobytes. Só no Facebook são 10 bilhões de mensagens, 4,5 bilhões de curtidas e 350 milhões de fotos compartilhadas todos os dias. A tecnologia do Big Data serve exatamente para lidar com esse volume de dados, guardando-os em diferentes localidades e juntando-os através de software.

    2. Velocidade

    Se refere à velocidade com que os dados são criados. São mensagens de redes sociais se viralizando em segundos, transações de cartão de crédito sendo verificadas a cada instante ou os milissegundos necessários para calcular o valor de compra e venda de ações.

    3. Variedade

    Os diferentes tipos de dados. Com o Big Data, mensagens, fotos, vídeos e sons, que são dados não-estruturados, podem ser administrados juntamente com dados tradicionais.

    4. Veracidade

    O dado digno de confiança em termos de acuracidade.  

    5. Valor

    Só usar o BIG DATA não tem sentido a não ser que seja agregado valor.

    FONTE: https://solvimm.com/blog/o-que-e-big-data/

  • Gabarito oficial é ERRADO

    O processamento de dados em diferentes formatos é sim uma característica de big data, só que, dentre os 3 Vs (Volume, Variedade e Velocidade), essa característica está associada à variedade, e não ao volume. A questão da o significado de VARIEDADE e não de VOLUME

    O volume, por sua vez, trata das quantidades enormes de dados que se processa e se analisa quando se está trabalhando com big data. Item errado!

  • a gente paga o qconcursos atoa eu acho! maioria das questões com gabaritos trocados !!! pra que botar as questões rápido se tá tudo errado, só atrapalha a gente!

  • GAB: ERRADO

    A questão versa sobre VARIEDADE e NÃO SOBRE VOLUME

    - Volume = grande quantidade de dados gerada a cada segundo. 

    Velocidade = Refere-se à velocidade com que os dados são criados e tratados para atender à demanda. Trata-se da existência de um alto fluxo de dados na entrada, impactando o modelo de processamento e armazenamento. 

    Variedade = Significa que os dados de hoje aparecem em todos os tipos de formatos, como, por exemplo, arquivos de texto, e-mail, medidores e sensores de coleta de dados, vídeo, áudio, dados de ações do mercado ou transações financeiras. Trata dos diferentes tipos de dados (estruturados e não-estruturados) advindos de fontes diversas.

    Veracidade = A informação deve ser verdadeira. 

    Valor = definir a abordagem que será feita da massa de dados que circula. Não é toda a informação que está circulando que é relevante ou útil para os objetivos específicos de uma empresa.

    SOBRE BIG DATA:

    Big Data é “definido genericamente como a captura, gerenciamento e a análise de dados que vão além dos dados tipicamente estruturados, que podem ser consultados e pesquisados através de bancos de dados relacionais. Frequentemente são dados obtidos de arquivos não estruturados como vídeo digital, imagens, dados de sensores, arquivos de logs e de qualquer tipo de dados não contidos em registros típicos com campos que podem ser pesquisados”.

    Prova: CESPE - 2018 - Polícia Federal - Papiloscopista Policial Federal

    De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. CERTA

  • esses gabaritos errados..... é cada susto!

  • O processamento de dados em diferentes formatos é sim uma característica de big data, só que, dentre os 3 Vs (Volume, Variedade e Velocidade), essa característica está associada à variedade, e não ao volume.

    O volume, por sua vez, trata das quantidades enormes de dados que se processa e se analisa quando se está trabalhando com big data. Item errado!

    Gabarito: E

    Fonte: Direção Concursos

  • ERRADO

    Volume= grande volume de dados

    Variedade= diversos formatos de dados

  • Esse gab errado deixa nos lem baixo :-(

  • O processamento de dados em diferentes formatos é sim uma característica de big data, só que, dentre os 3 Vs (Volume, Variedade e Velocidade), essa característica está associada à variedade, e não ao volume.

    O volume, por sua vez, trata das quantidades enormes de dados que se processa e se analisa quando se está trabalhando com big data. Item errado!

    Gabarito: E

    fonte: direção concursos

  • O processamento de dados em diferentes formatos é sim uma característica de big data, só que, dentre os 3 Vs (Volume, Variedade e Velocidade), essa característica está associada à variedade, e não ao volume.

    O volume, por sua vez, trata das quantidades enormes de dados que se processa e se analisa quando se está trabalhando com big data. Item errado!

    Gabarito: E

    fonte: direção concursos

  • Volume trata da enorme quantidade de dados, enquanto a variedade trata dos diferentes tipos de arquivos.

  • Volume é a capacidade de processamento de uma grande quantidade de dados.

    Acredito que o enunciado se refira à Variedade de Dados que podem ser processados no Big Data.

  • Volumehá um grande volume de dados.

    Variedadeos dados são variados.

    Velocidade – os dados são criados em uma velocidade surpreendente

    Posteriormente foi acrescentado mais 2Vs:

    Valoros dados devem possuir valor, ou seja, deve agregar no conhecimento da informação.

    Veracidade – não basta ter uma grande quantidade de dados, esses dados devem ser verídicos.

    Bizus dos colegas aqui do QC:

    VAVA VEVE VO

    Vera varia valor do frete entre volume e velocidade

  • Volume: refere-se exatamente à essa quantidade de dados que o Big Data lida.

  • a questão se refere a variedade dos dados

  • Gabarito: ERRADO

    O Volume em Big Data trata-se do enorme número de dados.

  • Aplicações que lidam com big data são relativamente complexas, pois devem ser capazes de lidar com um grande volume, variedade e velocidade de dados. Assim, é necessário ter uma infraestrutura sólida, o que inclui máquinas e ferramentas adequadas para esse trabalho, além de profissionais capacitados, que tenham forte conhecimento da área e algum conhecimento a respeito do ramo de negócio em que a aplicação está sendo utilizada.

  • A questão se refere a: Variedade---> Pode lidar com todo tipo de dado e toda forma de organização de dados ou relações entre uns e outros (imagens, twits, movimentos das estrelas,etc).

  • Em Big Data, a premissa VARIEDADE refere-se à capacidade de processar, em um ambiente computacional, diferentes tipos e formatos de dados, como fotos, vídeos e geolocalização.

  • juro que li variedade

  • VARIEDADE - dados são gerados em inúmeros formatos, estruturados e não estruturados.

    Capacidade de processar, em um ambiente computacional, diferentes tipos e formatos de dados, como fotos, vídeos e geolocalização.

  • Volume : há um grande volume de dados

    Variedade : os dados são variados

    Velocidade : os dados são criados em uma velocidade surpreendente

    Valor : os dados devem possuir valor, ou seja, deve agregar no conhecimento da informação

    Veracidade : não basta ter uma grande quantidade de dados, esses dados devem ser verídicos

    NYCHOLAS LUIZ

  • gab.: ERRADO.

    A questão diz a respeito da variedade e não de volume.

    Big Data

    Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados ,estruturados e não estruturados,, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise.

    Seu principal conceito, descobrir padrões de dados.

    Cinco dimensões "V" ( segundo Bergson Lopes Rêgo):

    Volume

       Quantidade de dados. Quanto maior o volume , maiores os esforços na gestão de dados.

    Velocidade

       Desafio de lidar com o tempo rápido de resposta que os novos dados são criados e os dados existentes, modificados.

    Variedade

       Implementações de dados que requerem tratamento de vários formatos e tipos, incluindo dados estruturados e não estruturados

    Veracidade

       Consiste no grau de incerteza e inconsistência dos dados devido às ambiguidades, à baixa qualidade e à completeza dos dados. 

       representa a confiabilidade dos dados

    Valor

       Retorno, financeiro ou não.

    • (CESPE - Q933316 - 2018 - PF) - Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. CERTO!

    • (CESPE - Q933197 - 2018 - PF) - De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. CERTO!

    FONTE: CESPE + COLEGAS DO QC + MEUS RESUMOS.

    Espero ter ajudado! BONS ESTUDOS!

  • QUANTIDADE DE DADOOOOOOOS = VOLUME, HOJE NÃO CESPE FELA DA PULÍCIA.

  • GAB: ERRADO

    Variedade: Implementações de dados que requerem tratamento de vários formatos e tipos, incluindo dados estruturados e não estruturados.

  • 3 V's

    VOLUME: Grande quantidade de dados. São zetabytes

    VELOCIDADE: Quão rápido os dados são produzidos de tratados.

    VARIADADE: Os dados vêm em vários tipos e formatos.

  • A questão peca ao afirmar que DIFERENTES TIPOS e FORMATOS DE DADOS refere-se a premissa de VOLUME, na verdade refere-se a premissa de VARIEDADE.

    VOLUME está ligado a GRANDE QUANTIDADE DE DADOS.

    CORRIGINDO A QUESTÃO:

    Em Big Data, a premissa variedade refere-se à capacidade de processar, em um ambiente computacional, diferentes tipos e formatos de dados, como fotos, vídeos e geolocalização.

  • GABARITO: ERRADO

    Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade.

     

    Dados Estruturados: são aqueles que possuem uma estrutura determinada, com categorias, e definições, como localização, vendas e informações sobre o perfil de clientes, contatos entre outros.

     

    Dados não Estruturados: são dados de mídias sociais, como YouTube, Facebook, portais de notícias etc. Nesse caso, para se trabalhar com dados não estruturados é necessária a intervenção humana.

     

    Fatores críticos de sucesso da análise de Big Data:

    - Sólida infraestrutura (hardware).

    - Ferramentas (software) que facilitem a análise de grandes volumes de dados.

    - Pessoal Habilitado.

    Diz-se que o Big Data se baseia em 5 V's : 

     

    • Volume - quantidade de dados. Quanto maior o volume , maiores os esforços na gestão de dados.
    • Velocidade - desafio de lidar com o tempo rápido de resposta que os novos dados são criados e os dados existentes, modificados.
    • Variedade - implementações de dados que requerem tratamento de vários formatos e tipos, incluindo dados estruturados e não estruturados
    • Veracidade - consiste no grau de incerteza e inconsistência dos dados devido às ambiguidades, à baixa qualidade e à completeza dos dados, além disso, representa a confiabilidade dos dados
    • Valor-   Retorno, financeiro ou não.

    QUESTÃO PARA FIXAÇÃO

    • (CESPE - Q933316 - 2018 - PF) - Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. CERTO!
    • (CESPE - Q933197 - 2018 - PF) - De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. CERTO!

    FONTE: RESUMO DOS COMENTÁRIOS DOS COLEGAS DO QC + BANCA CESPE

    @MOURA_PRF

     

    #FÉ NA MISSÃO

     

    "Tem dia que é difícil, outros, quase impossíveis, mas você sabe que passa, visto que o dia tem 24 horas para todos"

  • Resumindo:

    a questão se refere a Velocidade

    volume refere-se a quantidade.

  • O conceito dado refere-se à VARIEDADE.

  • Ótima definição de Variedade.

  • Gabarito: Errado

    Volume: volume de dados armazenados e trafegados.

    Variedade: diversos tipos e formatos de dados, como imagens, vídeos, fotos, geolocalização, números, textos, postagens, etc.

  • Variedade: Quanto mais dados e fontes eu tenho, maior é a complexidade para trabalhar dados, mas também maiores as possibilidades que tenho de gerar informação útil.

    Ex de fontes de dados: Google Analytics, Facebook e apps como Whatsapp.

  • Big Data

    Big Data é o termo em Tecnologia da Informação (TI) que trata sobre grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados, o conceito do Big Data se iniciou com:

    VOLUME, VELOCIDADE E VARIEDADE (3VS)

    • Volume (grande quantidade de dados acumulada)

    Big Data é uma grande quantidade de dados gerado a cada segundo. Pense em todos os e-mails, mensagens de Twitter, fotos e vídeos que circulam na rede a cada instante. Não são terabytes e sim zetabytes e brontobytes. Só no Facebook são 10 bilhões de mensagens, 4,5 bilhões de curtidas e 350 milhões de fotos compartilhadas todos os dias. A tecnologia do Big Data serve exatamente para lidar com esse volume de dados, guardando-os em diferentes localidades e juntando-os através de software.

    • Velocidade (rapidez na geração e obtenção de dados)

    Se refere à velocidade com que os dados são criados. São mensagens de redes sociais se viralizando em segundos, transações de cartão de crédito sendo verificadas a cada instante ou os milissegundos necessários para calcular o valor de compra e venda de ações. O Big Data serve para analisar os dados no instante em que são criados, sem ter de armazená-los em bancos de dados.

    • Variedade (grande diversidade de tipos ou formas de dados)

    Os dados, além de serem muitos, são heterogêneos, não seguem um padrão.

    Diversos tipos e formatos de dados, como imagens, vídeos, fotos, geolocalização, números, textos, postagens.

    • Veracidade (confiança na geração e obtenção dos dados)

    Um dos pontos mais importantes de qualquer informação é que ela seja verdadeira. Com o Big Data não é possível controlar cada hashtag do Twitter ou notícia falsa na internet, mas com análises e estatísticas de grandes volumes de dados é possível compensar as informações incorretas.

    • Valor (utilidade e valor agregado ao negócio)

    O último V é o que torna Big Data relevante: tudo bem ter acesso a uma quantidade massiva de informação a cada segundo, mas isso não adianta nada se não puder gerar valor. É importante que empresas entrem no negócio do Big Data, mas é sempre importante lembrar dos custos e benefícios e tentar agregar valor ao que se está fazendo.

  • Com relação a noções de mineração de dados e Big Data: em Big Data, a premissa VARIEDADE refere-se à capacidade de processar, em um ambiente computacional, diferentes tipos e formatos de dados, como fotos, vídeos e geolocalização.

  • Gabarito: Errado

    Correção da mesma:

    Em Big Data, a premissa variedade refere-se à capacidade de processar, em um ambiente computacional, diferentes tipos e formatos de dados, como fotos, vídeos e geolocalização.

    Obs: O V de volume tem a ver com quantidade.

    Não pare! Ele está vendo.

  • Sobre as características de Big Data:

    "Volume está claro. Geramos petabytes de dados a cada dia. E estima-se que este volume dobre a cada dezoito meses. Variedade também, pois estes dados vêm de sistemas estruturados (hoje já são minoria) e não estruturados (a imensa maioria), gerados por e-mails, mídias sociais (Facebook, Twitter, YouTube e outros), documentos eletrônicos, apresentações estilo Powerpoint, mensagens instantâneas, sensores, etiquetas RFID, câmeras de vídeo etcGeramos petabytes de dados a cada dia. E estima-se que este volume dobre a cada dezoito meses. Variedade também, pois estes dados vêm de sistemas estruturados (hoje já são minoria) e não estruturados (a imensa maioria), gerados por e-mails, mídias sociais (Facebook, Twitter, YouTube e outros), documentos eletrônicos, apresentações estilo Powerpoint, mensagens instantâneas, sensores, etiquetas RFID, câmeras de vídeo etc"

    Fonte: Big Data, Cezar Taurion, p. 31 - 32

  • 1. Volume

    Big Data é uma grande quantidade de dados gerada a cada segundo. Pense em todos os e-mails, mensagens de Twitter, fotos e vídeos que circulam na rede a cada instante. Não são terabytes e sim zetabytes e brontobytes. Só no Facebook são 10 bilhões de mensagens, 4,5 bilhões de curtidas e 350 milhões de fotos compartilhadas todos os dias. A tecnologia do Big Data serve exatamente para lidar com esse volume de dados, guardando-os em diferentes localidades e juntando-os através de software.

    2. Velocidade

    Se refere à velocidade com que os dados são criados. São mensagens de redes sociais se viralizando em segundos, transações de cartão de crédito sendo verificadas a cada instante ou os milissegundos necessários para calcular o valor de compra e venda de ações.

    3. Variedade

    Os diferentes tipos de dados. Com o Big Data, mensagens, fotos, vídeos e sons, que são dados não-estruturados, podem ser administrados juntamente com dados tradicionais.

    4. Veracidade

    O dado digno de confiança em termos de acuracidade.  

    5. Valor

    Só usar o BIG DATA não tem sentido a não ser que seja agregado valor.

    FONTE: https://solvimm.com/blog/o-que-e-big-data/

  • GAB. ERRADO

    Trata-se de Variedade.

  • Em Big Data, a premissa volume refere-se à capacidade de processar, em um ambiente computacional, diferentes tipos e formatos de dados, como fotos, vídeos e geolocalização.

    Ø BIG DATA: grande depósito de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados:

    • Capacidade de fazer a análise de dados.
    • Estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de DADOS GRANDES (DATA DRIVEN) demais para serem analisados por sistemas tradicionais.
    • Os dados possuem "5V's": VERA VARIa VALOR da VELOCIDADE!

    1.    VOLUME:  DATA DRIVEN - Grande banco de dados

    QUALIDADE DO DADO tem importância,

    Estruturados ou Não Estruturados

    2.    VERACIDADE:  Devem ser verdadeiros

    3.    VARIEDADE: Engloba todos os tipos de dados

    4.    VALOR: Agregar conhecimento

    5.    VELOCIDADE: Criados e armazenados rapidamente.

    IMPACTA o modelo de PROCESSAMENTO e ARMAZENAMENTO.

    MELHOR PROVEITO, usa-se Data Mining e Data Warehouse.

     

    VERACIDADEà VISCOSIDADE:

    ·        Dificuldade de navegar entre os dados.

    ·        O algoritmo tem que ser capaz de lidar com diferentes fontes, essa flexibilidade tem um custo.

    Ex.: Dados de sensores RFID, celulares, contadores inteligentes (smart meter) impulsionam a produção de dados em uma velocidade sem precedentes e contribuindo para o Big Data

    BASE NECESSÁRIA: VARIEDADE, VELOCIDADE e VOLUME.

     

    BIG DATA: se relaciona a um universo de novas possibilidades e perguntas sobre fatos e dados, que ainda não conhecemos ou observamos, e busca descobrir novos padrões e fatos decorrentes que podem acontecer por meio de Banco de dados que são utilizados em soluções.

    Ex.: Banco de dados NoSQL

  • Quando falar-se de "V's" do Big Data podem ser 3/5/7/9 deles, porém os três pilares básicos são:

    Volume: Refere-se a grande quantidade de dados passível ao processamento.

    Variedade: Diferentes tipos e formatos de dados [ como cita a questão]

    Velocidade: Agilidade é Tempo Hábil de processar os dados de forma precisa e pontual.

    Gaba: ERRADO.

  • Big Data baseia em 5 V's : 

     

    • Volume - quantidade de dados. Quanto maior o volume , maiores os esforços na gestão de dados.
    • Velocidade - desafio de lidar com o tempo rápido de resposta que os novos dados são criados e os dados existentes, modificados.
    • Variedade - implementações de dados que requerem tratamento de vários formatos e tipos, incluindo dados estruturados e não estruturados
    • Veracidade - consiste no grau de incerteza e inconsistência dos dados devido às ambiguidades, à baixa qualidade e à completeza dos dados, além disso, representa a confiabilidade dos dados
    • Valor-   Retorno, financeiro ou não.

  • ERRADO. A questão tratou do conceito de Variedade.

  • Variedade: quanto mais dados e fontes eu tenho, maior é a complexidade para trabalhar os dados, mas também maiores as possibilidade que tenho para gerar informação útil.

  • Rapaz, tantos comentários lindos e bem explicados que fico sem jeito de colocar o meu.

    Meu muito obrigado a todos que dediicam seu tempo a ajudar aos colegas.

    Vcs ,sem duvida, estão muito próximos da aprovação. Parabens e sucesso

  • Big Data baseia em 5 V's : 

     

    • Volume - quantidade de dados. Quanto maior o volume , maiores os esforços na gestão de dados.
    • Velocidade - desafio de lidar com o tempo rápido de resposta que os novos dados são criados e os dados existentes, modificados.
    • Variedade - implementações de dados que requerem tratamento de vários formatos e tipos, incluindo dados estruturados e não estruturados
    • Veracidade - consiste no grau de incerteza e inconsistência dos dados devido às ambiguidades, à baixa qualidade e à completeza dos dados, além disso, representa a confiabilidade dos dados
    • Valor-   Retorno, financeiro ou não

    para minhas revisões, copiei do Matheus.

  • ERRADO

    ·        Trata-se de VARIEDADE

    3Vs

    - Volume: há um grande volume de dados

    - Velocidade: os dados são transmitidos muito rápidos

    - Variedade: analisa diferente tipos e formatos de dados (estruturados, não estruturados, semi estruturados)

    - - - - - -

    5Vs (+)

    - Veracidade: os dados são verdadeiros e confiáveis

    - Valor: os dados têm que trazer valor para a empresa

    - - - - - -

    7Vs (+)

    - Viscosidade: impede a inércia (dificuldade de navegar entre os dados)

    - Viralidade: os dados se espalham rapidamente