-
Dados abertos são dados que podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa - sujeitos, no máximo, à exigência de atribuição da fonte e compartilhamento pelas mesmas regras.
Características:
Completos
Primários - publicados na forma coletada
atuais - disponibilizados o quão rápido seja necessário para preservar seu valor
acessíveis - disponibilizados amplamente
processáveis por máquina
de formato não proprietário
-
GABARITO CORRETO!
.
.
As três leis dos dados abertos, determinadas por David Eaves, dizem o seguinte:
- Se o dado não pode ser encontrado ou indexado na Web, ele não existe;
- Se o dado não está disponível num formato aberto e legível por máquina, ele não pode ser reutilizado;
- Se dispositivos legais não permitem que ele seja compartilhado, ele não é útil.
A primeira trata dos aspectos de disponibilidade e acesso aos dados. A segunda lei trata do seu reuso e de sua distribuição. Já a terceira trata do amplo compartilhamento, ou seja, da possibilidade da participação universal das pessoas.
.
Arthur Mendonça
-
Definição do termo dados abertos carrega três normas fundamentais (Open Knowledge Foundation, 2010):
Disponibilidade e acesso: os dados devem estar disponíveis como um todo e sob custo não maior que um custo razoável de reprodução, e preferencialmente devem ser possíveis de ser baixados pela Internet. Os dados devem também estar disponíveis de uma forma conveniente e modificável.
Reúso e redistribuição: os dados devem ser fornecidos sob termos que permitam a reutilização e a redistribuição, inclusive a combinação com outros conjuntos de dados.
Participação universal: todos devem ser capazes de usar, reutilizar e redistribuir – não deve haver discriminação contra áreas de atuação ou contra pessoas ou grupos. Por exemplo, restrições de uso “não comercial” que impediriam o uso “comercial”, ou restrições de uso para certos fins (ex.: somente educativos) excluem determinados dados do conceito de “abertos”
Fonte http://pgcl.uenf.br/arquivos/dadosabertosconectados_011120181613.pdf
-
CERTO
dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-
los, estando sujeito à, no máximo, exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma
licença
-
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-SC Prova: CESPE - 2016 - TCE-SC - Auditor Fiscal de Controle Externo - Informática
DADOS ABERTOS são os dados de LIVRE UTILIZAÇÃO, REUTILIZAÇÃO E REDISTRIBUIÇÃO, EXIGINDO-SE, NO MÁXIMO, créditos à AUTORIA E COMPARTILHAMENTO PELA MESMA LICENÇA. (CERT0)
Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-RJ Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - TCE-RJ - Analista de Controle Externo - Especialidade: Tecnologia da Informação
As 3 NORMAS FUNDAMENTAIS que compõem o conceito de DADOS ABERTOS SÃO: DISPONIBILIDADE E ACESSO; REÚSO E DISTRIBUIÇÃO; E PARTICIPAÇÃO UNIVERSAL. (CERTO)
-
GAB: Certo
Já vi a banca usar uns 4 conceitos de autores distintos sobre banco de dados. Tanto na mesma prova como em provas diferentes.
Avante!
-
Gabarito: CERTO
Segundo a Open Defitinion (Open Definition, 2014), dados abertos são dados que podem ser livremente utilizados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa - sujeitos, no máximo, à exigência de atribuição à fonte original e compartilhamento pelas mesmas licenças em que as informações foram apresentadas.
Sob esta perspectiva, a definição do termo dados abertos carrega 3 normas fundamentais (Open Knowledge Foundation, 2010):
• Disponibilidade e acesso: os dados devem estar disponíveis como um todo e sob custo não maior que um custo razoável de reprodução, preferencialmente possíveis de serem baixados pela Internet. Os dados devem também estar disponíveis de uma forma conveniente e modificável;
• Reuso e redistribuição: os dados devem ser fornecidos sob termos que permitam a reutilização e a redistribuição, inclusive a combinação com outros conjuntos de dados;
• Participação universal: todos devem ser capazes de usar, reutilizar e redistribuir - não deve haver discriminação contra áreas de atuação ou contra pessoas ou grupos. Por exemplo, restrições de uso ‘não-comercial’ que impediriam o uso ‘comercial’, ou restrições de uso para certos fins (ex.: somente educativos) excluem determinados dados do conceito de ‘abertos’.
Fonte: https://ceweb.br/livros/dados-abertos-conectados//capitulo-1/
-
Trata-se de uma questão sobre análise de dados.
O comando da questão afirma que disponibilidade e acesso; reuso e distribuição e participação universal são as normas fundamentais do conceito de dados abertos.
Segundo a Open Knowledge Foundation as principais características dos dados abertos são a disponibilidade, a reutilização e a participação universal.
Gabarito do Professor: CERTO.