SóProvas


ID
5041411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito de bancos de dados relacionais.


Superchaves e chaves primárias são utilizadas para diferenciar de maneira única as instâncias de uma entidade, assim como para facilitar o processamento.

Alternativas
Comentários
  • Superchaves e chaves primárias são utilizadas para diferenciar de maneira única as instâncias (entidade) de uma entidade (Conjunto de entidades), assim como para facilitar o processamento.

    => Uma Superchave é um conjunto de um ou mais atributos que, tomados coletivamente, nos permitem identificar de maneira unívoca uma entidade em um conjunto de entidades.

    => Chaves Candidatas são chaves que identificam univocamente uma entidade.

    • Chave primária é a chave candidata escolhida pelo projetista.

    Gab.: C

  • Superchave (Superkey): Conjunto de uma ou mais colunas que, tomadas coletivamente, permitem identificar de maneira unívoca uma linha.

    Chave primária (Primary key): São utilizadas para identificar linhas em uma tabela.

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Nós podemos entender uma superchave como qualquer conjunto de atributos que pode identificar unicamente cada tupla de uma relação. Toda relação tem no mínimo uma superchave, que é composta por todos os atributos da relação.

    Quando estamos falando de chaves candidatas e chave primária, geralmente estamos falando de um conjunto mínimo de atributos que podem identificar unicamente uma relação. Ou seja, se você tem uma relação que dá pra identificar unicamente cada registro com o auxílio de somente um atributo, a chave primária ou candidata será composta por somente esse atributo.

    .

    Arthur Mendonça

  • MAIS UMA:

    CESPE - 2018 - TCM-BA - Auditor Estadual de Controle Externo  

    A respeito de entidades, relacionamentos e tipos de chave, assinale a opção correta.

    Um identificador ou chave é usado para determinar exclusivamente uma instância de um relacionamento entre entidades. ERRADA

  • Correto. A Chave primária tem essa finalidade , ou seja, ser única para identificar um determinado dado, além de facilitar a busca , esse recurso agiliza todo o processamento

    Fiz esse concurso veja qual foi a minha nota

    https://www.youtube.com/watch?v=-kghNVbwEls

  • Superchave --> unicidade

    chave primária --> unicidade + irredutibilidade (chave mínima)

  • Como elas facilitam o processamento?

  • Alto nível essa prova! Maravilha acertar questões assim.

  • Gabarito: certo

    A superchave é o conjunto de todas as colunas da tabela, por exemplo, ( nome, cpf , disciplina , código) que de forma direta podem ser representados com redundância, visto que mesmo que retirado da tabela as colunas NOME, DISICIPLINA E CÓDIGO, ainda poderá ser visto a entidade de forma inequívoca, pois tem a coluna CPF que é uma chave primária.

  • (CERTO)

    Uma tabela sem chave primária correndo o risco de possuir dois registros (tuplas) exatamente iguais???

    " Elemento da tabela periódica (Fe) Na certa .. vai bugar tudo! " rsrs

  • CERTO

    Chave primária: Identifica de forma única/exclusiva uma linha da tabela. 

    Super Chave: Conjunto de um ou mais atributos que permite identificar unicamente (unicidade) um registro na relação. Facilitando o processo de agrupamento, relacionamento e construção das entidades.

  • Gabarito: Certo

    Superchave: Conjunto de um ou mais atributos, que permitem identificar de maneira unívoca uma entidade em um conjunto de entidades.

    Chave Primária: Asseguram que cada tupula é Unica.

  • Posso concluir que uma superchave é só uma maneira diferente de se referir a uma PK composta?

  • Uma chave é um conjunto de um ou mais atributos que servem para identificar de forma única uma linha da minha tabela. Formalmente, chamamos as linhas de tuplas.

    Por exemplo, podemos escolher o CPF ou o RG como uma chave. Note que as pessoas possuem um único CPF e um único RG. Assim tanto o CPF como RG podem ser usadas como chave para identificar de forma única um registro no meu banco de dados.

    Ao invés de usar CPF, poderíamos usar uma chave que combina o atributo CPF com um atributo nome. Nesse caso, eu tenho uma superchave. Uma superchave tem a mesma característica de uma chave. Ou seja, identifica as linhas de forma única.

    A partir de uma superchave eu posso sempre criar uma nova superchave. Para tanto, basta adicionar atributos. Por exemplo, poderia criar uma super chave formada pelos atributos CPF, nome e sobrenome.

    Note que qualquer superconjunto de uma superchave é uma nova superchave. Ou seja, toda vez que eu adiciono uma coluna a minha superchave ela continua sendo superchave.

    Em termo práticas, não é interessante o uso de superchaves quaisquer. O que queremos é usar superchaves mínimas.

    E o que é uma superchave mínima? É aquele que se retirarmos um atributo ela deixa de ser chave. Ou seja, tem o mínimo de atributos necessários para ser uma chave.

    As chaves mínimas são chamadas de chaves candidatas. Para um determinado projeto podemos ter várias chaves candidatas. Por exemplo, CPF e RG são exemplos de atributos que podem ser chaves candidatas.

    O projetista do banco de dados tem que escolher uma das chaves candidata para usar efetivamente. Essa chave escolhida é chamada de chave primária. As demais chaves candidatas são chamadas de chaves alternativas.

    Por fim, temos as chaves estrangeiras. A chave estrangeira é um atributo da tabela que é chave primária de outra tabela. Com isso é possível fazer um relacionamento entre duas tabelas.

    Fonte: GranCursos

  • O que pessoas normais pensam:

    Superchave (Superkey): Conjunto de uma ou mais colunas que, tomadas coletivamente, permitem identificar de maneira unívoca uma linha.

    O que eu penso:

    https://pbs.twimg.com/profile_images/826059004887564290/Wk9wQjSL_400x400.jpg

  • Superchaves e chaves candidatas

     

    Na maioria dos casos, uma tabela pode ter múltiplos conjuntos de atributos que são capazes de identificar unicamente cada registro, incluindo, mas não se limitando à chave primária. Esses conjuntos são conhecidos como superchaves.

     

    Como todos os registros de uma tabela são diferentes entre si (lembra que uma relação é um conjunto de tuplas distintas?), então há pelo menos uma superchave em cada tabela de um BD relacional: aquela que é composta por todos os atributos da relação.

    • Se todas as tuplas são diferentes, então cada conjunto de todos os atributos logicamente será único!

     

    Só que na maioria das vezes, não é necessário usar todos os atributos da relação para identificar unicamente cada tupla. Por exemplo, na tabela Pessoas que já vimos, somente a utilização do atributo CPF já era suficiente, como nós vimos. Assim, não há nenhuma necessidade de se usar todo o conjunto composto por todos os atributos (CPF, Nome, Dt. Nascimento, Cidade) como chave primária, pois só o CPF já basta.

    Assim, podemos considerar que CPF é uma chave mínima, pois é uma chave composta pela quantidade mínima de atributos possível para identificar cada atributo da relação. 

     

    Veja que se você pegar os conjuntos {CPF, Nome}, {CPF, Nome, Dt. Nascimento} ou {CPF, Nome, Dt. Nascimento, Cidade}, todos eles são capazes de identificar unicamente cada tupla também – os valores desses conjuntos de atributos não se repetem na relação. Só que esses conjuntos serão considerados somente superchaves e não chaves mínimas, pois são sim capazes de identificar cada tupla, mas tem atributos desnecessários aí no meio, uma vez que somente o CPF já seria suficiente.

     

    Uma tabela pode ter mais de uma chave mínima. Se a tabela também tivesse uma chave substituta como “idPessoa”, tanto CPF quanto idPessoa seriam consideradas chaves mínimas, pois têm a quantidade mínima de atributos necessários para identificar unicamente cada tupla, não apresentando nenhum atributo supérfluo (desnecessário) em sua composição.

     

    Essas chaves mínimas, durante o projeto do BD, são conhecidas como chaves candidatas, pois são candidatos a ser a chave primária. Só que, como sabemos, uma tabela sempre terá somente uma chave primária, então iremos escolher somente uma das chaves candidatas para ser chave primária.

     

    Então o processo de escolha da chave primária fica assim:

    • Superchaves são todos os conjuntos de atributos que podem identificar unicamente uma tupla
    • Chaves candidatas são as superchaves que são mínimas (sem atributos desnecessários)
    • A chave primária é escolhida dentre as chaves candidatas

  • No meu material, o professor usou o termo "superchave" para se referir unicamente a tabelas e não disse que facilita o processamento. Na hora da prova cai uma questão dessa.

    Eu só quero saber de que lado os professores estão, do lado da banca ou do candidato.

  • Entidade = Tabela/Relação

    Tupla = linha/registro

    Atributo = campo (PF/2021)/ coluna

    Cada linha formada por uma lista ordenada de colunas representa um registro ou tupla. Os registros não precisam conter informações em todas as colunas, podendo assumir valores nulos quando assim se fizer necessário. Resumidamente, um registro é uma instância (linha) de uma tabela/entidade. (e não a tabela em si)

    Fonte: Wikipédia.

    Aqui estão os conceitos completos e explicativos de forma clara e concisa ->

    https://www.diegomacedo.com.br/fundamentos-da-administracao-de-dados-tabelas-entidades-relacao-colunas-atributos-linhas-registros-tuplas-indices-chaves-e-relacionamentos/

    Seria interessante o professor do QC postar o gabarito com a justificativa, pois muitos podem acabar se prejudicando por conta de alguns comentários.

    Para finalizar: uma chave é um conjunto de um ou mais atributos que servem para identificar de forma única uma linha da tabela.

    GranCursos

  • Trata-se de uma questão sobre bancos de dados.

    O comando da questão afirma que superchaves e chaves primárias são utilizadas para diferenciar de maneira única as instâncias de uma entidade.

    Superchave é um conjunto de um ou mais atributos que, de forma coletiva, permite que a tupla seja identificada de forma inequívoca.

    A chave candidata são superchaves de tamanho mínimo. 

    A chave primária é o atributo ou conjunto de atributos que permitem que a tupla seja identificada de forma inequívoca.

    A chave primária normalmente é a menor chave candidata.

    Elas são usadas (além da identificação das tuplas), para acesso rápido as consultas e índices.


    Gabarito do Professor: CERTO.