SóProvas


ID
5041606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca dos sistemas operacionais Windows e Linux e da interoperabilidade entre esses sistemas, julgue o item que se segue.


No processo de inicialização de um sistema Linux, a função de carregar e descompactar a imagem do kernel é responsabilidade do carregador de boot de primeiro estágio.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro estágio do boot loader, ou primary boot loader, localizado nos setores restantes do primeiro cilindro. A única função do primary boot loader é encontrar o secondary boot loader, ou o segundo estágio do boot loader, e carregá-lo na memória. O objetivo do primeiro estágio é usar um programa pequeno que lê em um unico sistema de arquivos.

    O segundo estágio de boot tem como função carregar o kernel do Linux na memória, e opcionalmente um arquivo que simula a memoria RAM (RAM image file).

    Os 2 estágios do boot loader combinados formam o LILO ( Linux Loader ) ou o GRUB ( GRand Unified Bootloader)

    No estágio 2 é possível listar e escolher entre diversos tipos de kernel instalados (definidos em /boot/grub/menu.lst), e inclusive passar parâmetros de boot durante a inicialização do sistema.

    Quando o segundo estágio estiver carregado na memória o sistema de arquivos é consultado, a imagem do kernel e a imagem initrd são carregados na memória, e quando esse processo é concluído, o boot loader invoca o kernel.

    FONTE: https://pt.wikibooks.org/wiki/Linux_-_Guia_pr%C3%A1tico_para_administradores_de_sistemas/Inicializa%C3%A7%C3%A3o_do_sistema

  • GAB: errado

    (CESPE - 2017 - TRE-BA) No processo de inicialização dos sistemas Linux, após a descompactação e a inicialização do kernel, a verificação e enumeração dos dispositivos de hardware anexados e a montagem do dispositivo raiz são realizadas pelo loader de boot de segundo estágio.

  • DISPENSA COMENTÁRIOS. OS DOIS ACIMA JÁ FIZERAM ISSO MUITO BEM.

  • Bootloader (“carregador de inicialização” do inglês, em tradução livre) é um software que permite a inicialização do sistema operacional de todos os dispositivos como computadores, smartphones, tablets e diversos equipamentos. Sempre que o dispositivo é ligado, ele irá acionar o bootloader para carregar o sistema operacional. Além disso, o software também funciona como garantia, caso ocorra alguma falha crítica com este sistema.

    No Bootloader Estágio 1 (stage 1 boot loader), de forma simplória, é a fase em que se identifica um comando que ativa e carrega no seu espaço de memória. O conteúdo carregado corresponde ao Bootloader Estágio 2 (stage 2 boot loader). Ao ser lido, ele gera uma interface em que é possível escolher o sistema operacional dispónível e parâmetros de kernel. A depender dos sistemas instalados, pode-se encontrar diversas distrubuições de Linux e até mesmo outros sistemas operacionais, como por exemplo o Windows. A opção desejada é então lida e carregada em memória.

  • Rapaz, eu só quero ser polícia.

  • Simplesmente deixaria em branco

    :(

  • Errei, choquei o total de pessoas :P

  • Trata-se de uma questão sobre Linux.

    O comando da questão afirma que, na inicialização do Linux, a função de carregar e descompactar o kernel é de responsabilidade do carregador de boot de primeiro estágio.

    Isso está errado. Vamos definir isso de forma simples, o boot de primeiro estágio tem por função primária encontrar o boot loader de segundo estágio e carregá-lo na memória. O segundo estágio em si carrega o kernel.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Vocês têm também que ter uma certa inteligência pra perceber que isso foi uma prova de Tribunal de Contas para a especialidade de informática. Não significa que cairá questão desse nível na sua prova pra policial ou pra carreira genérica em qualquer tribunal por aí.

    Estudem com inteligência