SóProvas


ID
5042563
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“O espírito de conservação do patrimônio histórico não se limita a uma atitude de piedade contemplativa e de memória. (...) Para além da ligação afetiva, traduz-se num compromisso real, numa mobilização das energias ao serviço da proteção, uma ética da salvaguarda exigente”.
Fonte: LACROIX, Michel. O princípio de Noé ou a ética da salvaguarda. Lisboa: Instituto Piaget, 1997, p. 23. (Adaptado)


Considerando o texto, nosso comportamento em relação ao patrimônio histórico deve ser de

Alternativas
Comentários
  • Na página do Brasil- Escola assim se define patrimônio histórico: 
    “O termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterialmente, pela cultura de determinada sociedade que, devido à sua importância cultural e científica em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza material ou imaterial para a comunidade e para a humanidade". 
    Daí, o título de “patrimônio histórico" poder ser dado a um bem móvel, imóvel ou natural que seja significativo para a vida e a história de uma dada comunidade ou para a humanidade. Normalmente, após sua criação, é a ONU ( Organização das Nações Unidas) quem concede o título de “ patrimônio da humanidade" . O trecho apresentado na entrada da questão trata da forma de preservação do patrimônio histórico que, segundo o autor, exige comprometimento e mobilização de toda a sociedade. 

    Entre as opções está apresentada uma síntese do que o autor entende como comportamento adequado em relação ao patrimônio histórico em uma dada comunidade 
    A) INCORRETA- A admiração sem que seja dado o devido valor ao patrimônio histórico, por ser desatenta, não é suficiente para a manutenção e cuidado com o mesmo. 
    B) INCORRETA- A rejeição não evita o passado. E, sempre há injustiças e eventos perversos, não apenas no passado. 
    C) CORRETA- A consciência da importância, a ação positiva e o comprometimento levam à manutenção do patrimônio histórico. 
    D) INCORRETA- O não compartilhamento de valores de outras comunidades não justifica o desrespeito com o patrimônio histórico 
    E) INCORRETA- O tempo passado se relaciona com o presente. Portanto, não há como “ afastar" ou ignorar o passado.

    Gabarito do Professor: Letra C.