SóProvas


ID
5042569
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Mandioca, mandioca-mansa, macaxeira, aipim e vários outros nomes no Brasil. Existem muitas formas para designar a espécie Manihot esculenta, que produz uma raiz rica em amido e foi domesticada há cerca de 9 mil anos. Estudos genéticos e arqueológicos indicam que isso ocorreu na região do Alto Rio Madeira, no atual estado de Rondônia.”
Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-agrarias/forma-mais-popular-da-mandioca-e-consumida-ha-9-mil-anos/ Acesso em: 07 ago. 2020.

Com base no texto, uma característica da economia agrícola no Brasil pré-cabralino foi a

Alternativas
Comentários
  • Alguém consegue explicar essa questão?

  • "A forma como se desenvolveu e evoluiu a transmissão do cultivo da mandioca pelas Américas ainda é algo nebuloso. Especula-se que a partir do centro original de domesticação no sudoeste da Amazônia o cultivo da mandioca se disseminou entre as etnias indígenas seguindo o curso dos grandes rios amazônicos, que são até hoje as principais vias de transporte da região."

    https://agencia.fapesp.br/forma-mais-popular-da-mandioca-e-consumida-ha-9-mil-anos/27608/

    Gabarito D

  • Em 20/08/21 às 13:01, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 31/05/21 às 10:46, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 10/05/21 às 10:48, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 07/04/21 às 16:56, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou

  • A lenda da mandioca é um exemplo do folclore dos índios tupis. Ela explica a origem desta raiz que é um dos principais alimentos dos povos indígenas brasileiros. De acordo com a lenda, uma índia tupi deu a luz a uma indiazinha e a chamou de Mani. A menina era linda e tinha a pele bem branca. Vivia feliz brincando pela tribo. Toda tribo amava muito Mani, pois ela sempre transmitia muita felicidade por onde passava.

    Porém, um dia Mani ficou doente e toda tribo ficou preocupada e triste. A menina morreu. Seu corpo foi sepultado dentro da própria oca, pois esta era a tradição e o costume  do povo indígena tupi. Os pais regaram o local, onde a menina tinha sido enterrada, com água e muitas lágrimas. Depois de alguns dias da morte de Mani, nasceu dentro da oca uma planta cuja raiz era marrom por fora e bem branquinha por dentro, da cor de Mani. Em homenagem a filha, a mãe deu o nome de Manioca – Casa da Mani - à planta. De manioca a planta passou a ser chamada de mandioca.

    A lenda demonstra a importância da planta para os nativos que dela tiram alimento e bebida – o cauim- muito antes da chegada dos portugueses ou seja, no período pré cabralino. E, uma das alternativas apresenta uma característica da economia deste período histórico, a partir do mini texto apresentado na entrada da questão. 

    A) INCORRETA- A mandioca era usada pelos nativos antes da chegada dos portugueses. Portanto, não há aculturação com os recém chegados neste caso. 

    B) INCORRETA - O texto usa o verbo “ domesticar" o que significa plantio intencional e não apenas a coleta da mandioca. 
    C) INCORRETA - O trecho se refere a um período histórico anterior ao século XIX e, no caso da mandioca, não houve entrecruzamento de espécies vegetais. 

    D) CORRETA- As fontes dão notícia da origem da mandioca ser no Alto Madeira, em Rondônia, o que indica a existência e movimento de população ao longo dos rios da Amazônia 

    E) INCORRETA – Não há citação acerca de povos autóctones nem da existência de excedentes . 

    Gabarito do Professor: Letra D.