-
Aprendendo o jogo do CESPE!!!
DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA:
CPC 09
Insumos adquiridos de terceiros:
Custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos - inclui os valores das matérias-primas adquiridas junto a terceiros e contidas no custo do produto vendido, das mercadorias e dos serviços vendidos adquiridos de terceiros; NÃO inclui gastos com pessoal próprio.
Analisando por partes:
1) Inclui:
- Matérias-primas adquiridas junto a terceiros;
- Serviços adquiridos de terceiros;
2) NÃO inclui:
- Gastos com pessoal próprio (mão de obra);
Portanto:
(CESPE/CODEVASF/2021) Para fins de levantamento da demonstração do valor adicionado, o custo dos produtos vendidos inclui as matérias-primas e os serviços adquiridos de terceiros, SEM incluir a mão de obra própria.(CERTO)
Ademais,
Nos valores dos custos dos produtos e mercadorias vendidos, materiais, serviços, energia etc. consumidos, devem ser considerados os tributos incluídos no momento das compras (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), recuperáveis ou não. Esse procedimento é diferente das práticas utilizadas na demonstração do resultado.
- São considerados os TRIBUTOS incluídos no momento das compras:
(CESPE/Banco da Amazônia/2012) Na demonstração do valor adicionado, no item relativo aos custos dos produtos e mercadorias vendidos, devem ser considerados os tributos incluídos no momento das compras.(CERTO)
Gabarito: Certo.
"Não desista, pois a cada segundo você está um passo mais próximo do seu objetivo!"
-
Certo
L6404
Art. 188. As demonstrações referidas nos incisos IV e V do caput do art. 176 desta Lei indicarão, no mínimo:
II – demonstração do valor adicionado – o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.
CPC 09
Riqueza criada pela própria entidade
14.A DVA, em sua primeira parte, deve apresentar de forma detalhada a riqueza criada pela entidade. Os principais componentes da riqueza criada estão apresentados a seguir nos seguintes itens:
Receitas
Venda de mercadorias, produtos e serviços inclui os valores dos tributos incidentes sobre essas receitas (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), ou seja, corresponde ao ingresso bruto ou faturamento bruto, mesmo quando na demonstração do resultado tais tributos estejam fora do cômputo dessas receitas.
Outras receitas da mesma forma que o item anterior, inclui os tributos incidentes sobre essas receitas.
Provisão para créditos de liquidação duvidosa–Constituição/Reversão inclui os valores relativos à constituição e reversão dessa provisão.
Insumos adquiridos de terceiros
Custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos inclui os valores das matérias-primas adquiridas junto a terceiros e contidas no custo do produto vendido, das mercadorias e dos serviços vendidos adquiridos de terceiros; não inclui gastos com pessoal próprio.
Materiais, energia, serviços de terceiros e outros inclui valores relativos às despesas originadas da utilização desses bens, utilidades e serviços adquiridos junto a terceiros.
-
Galera, na estrutura da DVA (1º PARTE) temos:
Receitas (Rec vendas – Provisão ou + Reversão; Outras Receitas);
(-)Insumos Adquiridos de 3º (CMV + Materiais, Energia);
(=) Valor Adicionado Bruto;
(-) Depreciação, Amortização;
(=) Valor Adicionado Líquido produzido pela entidade
(+) Valor recebido em transferência;
(=) Valor Adicionado Total a Distribuir
Na questão, temos: Para fins de levantamento da demonstração do valor adicionado, o custo dos produtos vendidos inclui as matérias-primas e os serviços adquiridos de terceiros, sem incluir a mão de obra própria.
Certo.
Não podemos enquadrar a mão de obra própria no CMV, já que é um insumo adquirido de 3º.
Qualquer erro, por favor, avisar.
-
O CEBRASPE manteve o gabarito inicial, mas seguem os trechos do CPC e do Manual de Contabilidade Societária sobre o assunto.
Segundo o CPC 09 – Demonstração do valor adicionado, no item 9. Definições, "Insumo adquirido de terceiros representa os valores relativos às aquisições de matérias-primas, mercadorias, materiais, energia, serviços, etc. que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto permanecerem nos estoques, não compõem a formação da riqueza criada e distribuída.
Nos insumos adquiridos de terceiros, estão incluídos:
2.1) Custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos;
2.2) Materiais, energia, serviços de terceiros e outros;
2.3) Perda e recuperação de valores ativos;
2.4) Outras (especificar).
2.1) Custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos - inclui os valores das matérias-primas adquiridas junto a terceiros e contidas no custo do produto vendido, das mercadorias e dos serviços vendidos adquiridos de terceiros; não inclui gastos com pessoal próprio.
2.2) Materiais, energia, serviços de terceiros e outros - inclui valores relativos às despesas originadas da utilização desses bens, utilidades e serviços adquiridos junto a terceiros."
Segundo Martins et al (2018):
“Custos dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos
Embora o CPC 09 utilize a terminologia “custo dos produtos”, neste item da DVA devem ser considerados apenas os insumos adquiridos de terceiros, tais como: matéria-prima, material de embalagem e outros, tratados como custo dos produtos vendidos. Raciocínio idêntico deve ser utilizado para as mercadorias e serviços adquiridos de terceiros, quando vendidos. Nesses valores, diferentemente do tratamento dado na demonstração de resultado, devem ser considerados os tributos incluídos no momento da compra, recuperáveis ou não.
Materiais, energia, serviços de terceiros e outros
Inclui valores relativos à utilização de materiais diversos, utilidades e serviços adquiridos de terceiros. Esses itens, geralmente, são considerados como despesas na DRE. Assim como no item 2.1, devem ser considerados os impostos incidentes na compra, recuperáveis ou não.”
Apesar de no custo dos produtos poder haver parcela de serviços adquiridos de terceiros, a regra é que os serviços adquiridos de terceiras constem no item 2.2) Materiais, energia, serviço de terceiros e outros. Para estarem inclusos no CPV, CMV e CSV a questão deveria informar que foram parte do custo do produto vendido, da mercadoria vendida ou do serviço vendido.
Fonte: Eliseu, G.E.R.S.A.D.I.S.D. M. Manual de Contabilidade Societária, 3ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2018. 9788597016161. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597016161/. Acesso em: 03 Feb 2021.
-
Certo.
Quanto aos insumos, deve ser considerado o valor das mercadorias mais as despesas com contratação de serviços de terceiros e materiais diversos. Por sua vez, a mão de obra própria não é considerada custo a ser incorporado aos insumos na DVA, e sim distribuição de riqueza com "empregados próprios".
-
DVA - Demonstração do Valor Adicionado – O valor da riqueza gerada pela companhia.
-
Sei lá desse trem, quando penso que é, não é. Quando penso que não tem nada haver, pronto ai tá certo. Vot.
Mas de boa.
Estudando contabilidade, eu entendi, que amo, português, informática e RLM. Eu amo, eu amo, eu amo. ok
-
Putz, eu cai nessa questão.
-
CPC 09
9. Os termos abaixo são utilizados neste Pronunciamento com os seguintes significados:
Valor adicionado representa a riqueza criada pela empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. Inclui também o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferido à entidade.
Gab. C
-
Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 09 insumo adquirido de terceiros representa os valores relativos às aquisições de matérias-primas, mercadorias, materiais, energia, serviços, etc. que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto permanecerem nos estoques, não compõem a formação da riqueza criada e distribuída.
Custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos – inclui os valores das matérias-primas adquiridas junto a terceiros e contidas no custo do produto vendido, das mercadorias e dos serviços vendidos adquiridos de terceiros; não inclui gastos com pessoal próprio.
Nos valores dos custos dos produtos e mercadorias vendidos, materiais, serviços, energia etc. consumidos, devem ser considerados os tributos incluídos no momento das compras (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), recuperáveis ou não. Esse procedimento é diferente das práticas utilizadas na demonstração do resultado.
Com isso, correta a assertiva.
-
Questão sobre demonstrações
contábeis.
O resultado da diferença entre
o que uma empresa produz e gera de receita
(saídas) e o valor dos insumos adquiridos
de terceiros (entradas}, determina a
geração ou destruição de riqueza pela companhia. O resultado positivo é chamado valor adicionado (valor agregado), que é a riqueza
gerada pela empresa. O resultado negativo indica que a empresa não
está gerando riqueza, pois consumiu recursos
mais do que produziu.
Nesse sentido, a Lei n.º 11.638/07
tornou obrigatória a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) para todas as
companhias abertas. De acordo com o
artigo 188, da Lei n.º 6.404/76 a Demonstração do Valor Adicionado demonstra o
valor da riqueza gerada pela companhia,
a sua distribuição entre os elementos
que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores,
acionistas, governo e outros, bem como parcela da riqueza não distribuída.
Dica! Não
confunda a estrutura da DVA com a da DRE (Demonstração do Resultado do
Exercício). Recomendo praticar vários exercícios comparando as duas estruturas, até internalizar bem as diferenças.
Como praticamos mais com a DRE, por vezes, acabamos confundindo as linhas da
DVA e é exatamente esse ponto que o examinador explora na questão.
Veja aqui um modelo padrão de
DVA, conforme a norma:
Atenção! Saiba que o CPV na DVA é diferente do CPV na DRE! Na perspectiva econômica da DVA o custo de mão de obra
faz parte da distribuição aos
trabalhadores (8.1 Pessoal) do valor adicionado gerado pela entidade, pois não é um insumo adquirido de terceiro.
Na perspectiva de resultado da DRE a
mão de obra própria faz parte do CPV, pois constitui mais um custo atribuído ao produto vendido pela empresa.
Feita toda a revisão, já
podemos identificar a correção da
assertiva:
Para fins de levantamento da demonstração
do valor adicionado, o custo dos produtos vendidos inclui as
matérias-primas e os serviços adquiridos de terceiros, sem incluir a mão de
obra própria.
Assertiva conforme CPC 09:
Custo dos produtos, das mercadorias e dos
serviços vendidos - inclui os valores das matérias-primas adquiridas junto a
terceiros e contidas no custo do produto vendido, das mercadorias e dos
serviços vendidos adquiridos de terceiros; não inclui gastos com pessoal
próprio.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Fala concurseiro!
Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
-
Item conforme o CPC 09:
Custo dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos - inclui os valores das matérias-primas adquiridas junto a terceiros e contidas no custo do produto vendido, das mercadorias e dos serviços vendidos adquiridos de terceiros; não inclui gastos com pessoal próprio.
-
(CERTO)
mão de obra própria é DISTRIBUIÇÃO
-
A mão-de-obra própria alocada é considerada como distribuição dessa riqueza criada
-
Para mim, a questão está errada. Não é o CMV que inclui o valor das matérias-primas e os serviços adquiridos de terceiros, mas sim o item 2-Insumos adquiridos de terceiros. O CMV é apenas um subitem do item 2.
2 - Insumos adquiridos de terceiros (Inclui os valores dos impostos - ICMS, IPI, PIS E COFINS)
2.1) Custos dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos
2.2) Materiais, energia, serviços de terceiros e outros
2.3) Perda / Recuperação de valores ativos
2.4) Outras (especificar)
Dessa forma, a questão deveria ser reescrita assim:
Para fins de levantamento da demonstração do valor adicionado, OS INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS incluem as matérias-primas e os serviços adquiridos de terceiros, sem incluir a mão de obra própria. Certo
Alguém mais concorda comigo?