-
Lucro Real: é o lucro líquido do período ajustado por adições, exclusões e compensações.
Lucro apurado na contabilidade antes do Imposto de Renda (LAIR)
(+) Adições
(-) Exclusões
(-) Compensações
= Base de Cálculo do Imposto de Renda
-
bizu,estudem a banca!
-
Lucro real é o lucro líquido contábil, apurado nos termos da normatização comercial vigente, ajustado pelas adições, exclusões e compensações previstas na legislação tributária.
a questão tenta abordar a forma de mensuração do lucro a ser tributado posteriormente pelo ''leão'' (fisco), a qual é feita depois de deduzidos todos os devidos impostos, custos de venda, e demais perdas e acréscimos estabelecidos na apuração da demonstração do resultado do exercício (DRE); para ser mais preciso, sua estrutura em si, até chegar à tributação do imposto sobre o lucro líquido real.
AVANTE
-
Certo
De acordo com o art. 247 do Regulamento do Imposto de renda (RIR/99) o lucro real (ou lucro fiscal) é o lucro líquido contábil, apurado nos termos da normatização comercial vigente, ajustado pelas adições, exclusões e compensações previstas na legislação tributária.
O Art. 248 do Regulamento do Imposto de renda (RIR/99) define lucro líquido do período de apuração como sendo algébrica do lucro operacional, dos resultados não operacionais e das participações societárias, ou seja, segundo a definição do RIR/99 o lucro liquido do período é o LAIR (lucro antes do imposto de renda).
-
Outra boa questão para fixar
(CESPE) - UNIPAMPA - 2013
Para o cálculo do lucro real, considera-se o lucro líquido do período apurado na escrituração comercial, denominado lucro contábil, que deve ser ajustado pelas adições, exclusões e compensações autorizadas na legislação. (CERTO)
-
Acho que tá na hora do qc separar tributária e contabilidade geral!
-
Complementando...
(CESPE/FUNPRESP-JUD/Contabilidade/2016) Acerca da apuração de resultados, julgue o
item subsequente. No Brasil, o lucro líquido contabilmente apurado difere do lucro utilizado para a apuração do imposto de renda, denominado lucro real. CERTO
-
O lucro líquido é a diferença entre receita e custo.
Lucro Real: lucro líquido ajustado por exclusões e compensações.
-
Quanto ao regime de lucro real, julgue o item subsequente.
Lucro real é o lucro líquido contábil, apurado nos termos da normatização comercial vigente, ajustado pelas adições, exclusões e compensações previstas na legislação tributária.
Lucro real é um regime de tributação adotado pela legislação tributária brasileira, que utiliza o lucro líquido contábil como base de apuração, ajustado por exclusões e adições conforme legislação atinente.
GABARITO CORRETO
-
O lucro real , por seu turno, é o lucro líquido do período ajustado por adições, exclusões e compensações. Funciona da seguinte forma:
Lucro apurado na contabilidade antes do IR (LAIR)
+ Adições
(-) Exclusões
(-) Compensações
Base de cálculo do imposto de renda.
Fonte: Estratégia concursos.
-
Isso é contabilidade tributária, e não contabilidade geral. Deveria melhorar a classificação das questões
-
(CESPE/2013/UNIPAMPA) Para o cálculo do lucro real, considera-se o lucro líquido do período apurado na escrituração comercial, denominado lucro contábil, que deve ser ajustado pelas adições, exclusões e compensações autorizadas na legislação. (CERTO).
(CESPE/2016/FUNPRESP-JUD) No Brasil, o lucro líquido contabilmente apurado difere do lucro utilizado para a apuração do imposto de renda, denominado lucro real. (CERTO)
(CESPE/2021/CODEVASF) Lucro real é o lucro líquido contábil, apurado nos termos da normatização comercial vigente, ajustado pelas adições, exclusões e compensações previstas na legislação tributária. (CERTO)
Lucro Líquido é a diferença entre receita e custo.
Lucro Real é o lucro líquido ajustado por adições, exclusões e compensações.
-
GABARITO: CERTO.
Na contabilidade, LUCRO REAL = LUCRO LÍQUIDO.
É O QUE VOCÊ PRECISA SABER, CASO NÃO ESTEJA SE PREPARANDO PARA UM CARGO DA ÁREA FISCAL.
-
Quanto ao regime de lucro real: lucro real é o lucro líquido contábil, apurado nos termos da normatização comercial vigente, ajustado pelas adições, exclusões e compensações previstas na legislação tributária.
-
Lucro real é o lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações...
O lucro líquido do exercício referido no conceito acima é a soma algébrica do lucro operacional, dos resultados não operacionais e das participações, e deverá ser determinado com observância dos preceitos da lei comercial. Portanto, o lucro líquido é aquele definido no art. 191, da ei 6404, porém, sem as deduções do art. 189 (prejuízos contábeis acumulados e provisão para o imposto sobre a renda).
Art. 191 Lucro líquido do exercício é o resultado do exercício que remanescer depois de deduzidas as participações de que trata o artigo 190.
Questão parece simples, mas é complexa.
Fonte: portaltributário
-
CERTO
Lucro apurado na contabilidade antes do Imposto de Renda (LAIR)
(+) Adições
(-) Exclusões
(-) Compensações
= Base de Cálculo do IR
-
(CERTO)
É o REAL mesmo, não o hipotético (presumido). rsrs
Ano: 2009 | Banca: CESPE | Órgão: FHS-SE
No regime de tributação do imposto de renda com base no lucro presumido, diferentemente do regime do lucro real, a empresa é tributada partindo-se da presunção de que o seu lucro corresponde a um percentual predeterminado aplicável sobre a receita bruta do respectivo setor de atividades. Nesse sentido, pode-se dizer que o imposto de renda adquire características próprias de mais um imposto sobre as vendas, sobre transações. (CERTO)
-
Lucro Real é basicamente o lucro contábil ajustado, pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação do Imposto de Renda.
-
Olá, colegas concurseiros!
Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:
Link: https://go.hotmart.com/S49055693C