SóProvas


ID
5044234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o modelo IS/LM para uma pequena economia aberta com plena mobilidade de capitais, julgue o item a seguir.

A política monetária será passiva se o câmbio for fixo.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Quando o Banco Central aumenta a oferta monetária, dizemos que ele está adotando uma política monetária expansionista.

    O contrário ocorre quando o Bacen diminui a oferta monetária: a política monetária é restritiva.

    Expansionistas - Diminuição das alíquotas de reservas/depósitos compulsórios;

    Restritivas - Aumento das alíquotas de reservas/depósitos compulsórios;

    câmbio móvel, política monetária ativa;

    câmbio fixo, política fiscal ativa.

    desvantagem é a passividade da política monetária -> câmbio fixo

    Política cambial

    Câmbio flexível – o governo se compromete a não se meter no câmbio. Forças do mercado determinam a taxa de câmbio

    Bandas – a taxa pode flutuar dentro dos limites superior e inferior.

    Dirty Floating – flutuação suja

    Fixo - o governo determina a taxa de câmbio, e a persegue via operações do Banco Central de compra e venda.

  • Posso estar errado, mas creio que a resposta possa ser dada dessa forma:

    1º - O que é política monetária passiva ou ativa?

    A política monetária controla a quantidade de moeda em circulação. Ela pode ser feita de duas formas: controlando a diretamente a oferta da moeda ou a taxa de juros. Quando se controla a oferta de moeda - de modo grosseiro, podemos dizer que é o aumento ou diminuição da quantidade de dinheiro/notas de real em circulação - diretamente, chama-se de "política monetária ativa", pois ativamente há o controle monetário. Quando se usa o controle de juros, a quantidade de moeda em circulação acaba variando de uma forma indireta - o que é chamada de política monetária passiva.

    2º - O que é câmbio fixo e como ele "acontece"?

    O câmbio fixo acontece quando o Banco Central se compromete a manter a taxa de câmbio em um valor fixo (exemplo: compromisso que o 1 dólar será igual a 2 reais). Ele faz isso comprando e vendendo moeda estrangeira e real de maneira que a oferta e procura entre essas moedas esteja estável no ponto pré-definido.

    3º - Qual a relação entre câmbio fixo (política cambial) e a política monetária?

    Lembra que no câmbio fixo "troca-se" dólar por real, ou vice-versa, para manter o valor que foi fixado? Então, imagine o seguinte: o que aconteceria se o Bacen aumentasse a quantidade de real na economia (política monetária ativa)? O que aconteceria é que a quantidade de real aumentaria e a de dólar permaneceria estável. Isso levaria que o real perderia valor pela "Lei da oferta e procura" e, consequentemente, a taxa de câmbio iria aumentar (o dólar "ficaria mais caro"). Só que, se a taxa de câmbio aumentar, o próprio Bacen teria que diminui-la retirando real ou aumento a quantidade de dólar na economia, para estabilizar o câmbio.

    Consegue perceber que tudo "ficaria uma confusão"? Consegue ver que se aumentar a quantidade de moeda na economia teria que diminuir essa mesma quantidade para manter o câmbio? Então, é isso que acontece: se houver câmbio fixo, não pode haver o controle da quantidade de moeda diretamente pois isso atrapalharia o câmbio que foi definido anteriormente.

    Ou seja, como no câmbio fixo não pode haver controle monetário de forma por oferta direta de moeda, só sobra o controle pelo o uso da taxa de juros. Como se da o nome de política monetária passiva para o controle da taxa de juros, temos que "A política monetária será passiva se o câmbio for fixo".

    Resposta: Certo.

  • GABARITO: CERTO

    No cambio flutuante, a Polícia Fiscal (curva IS) é ineficaz para determinar o produto. Nesse caso, a Política Monetária (curva LM) é totalmente eficaz.

    No câmbio fixo, é o contrário: a Política Fiscal (curva IS) é totalmente eficaz para determinar o produto. Ja Política Monetária (curva LM) é ineficaz.

    Questões para praticar o assunto: Q771158 Q447644 Q354016 Q791447 Q1003343 Q295080 Q75621 Q235595 Q171217 Q1132153 Q1128805 Q127718 Q279670 Q488627 Q1626310 Q448363 Q1062991

  • (CERTO)

    Bizú para resolver muitas questões: " FI FI FI "

    Política FIscal / câmbio FIxo / éFIcaz

    Autoria própria. Curtiu? Segue aí!!

  • Para a política monetária ser ativa, é necessário que o Banco Central seja capaz de influenciar a oferta e demanda de moeda. No entanto, para isso dar certo, a política monetária precisa ser eficaz. E aí tá o problema, pois, quando temos um regime de Câmbio fixo e perfeita mobilidade de capital, a política monetária é INEFICAZ. O que impede o Banco Central de usar a política monetária. 

    Por isso, é impossível termos ao mesmo tempo câmbio fixo, plena mobilidade de capitais e política monetária ativa. 

    Em economia, essa impossibilidade de se ter ao mesmo tempo Câmbio Fixo, Plena Mobilidade de Capitais e Política Monetária Ativa é chamado de Tríade Impossível, ou Trindade Impossível, ou ainda Trilema de Mundell-Fleming. Essa é a tríade impossível. Não tem como o país ter livre mobilidade de capitais, câmbio fixo e política monetária ativa.

    Se há perfeita mobilidade de capitais e câmbio fixo, o Banco Central precisa comprar/vender moeda estrangeira para manter o câmbio no patamar fixado. Essa compra e venda de moeda estrangeira ocorre com o Banco Central trocando moeda nacional pela moeda estrangeira. Ou seja, o estoque de moeda do país é usado para ser convertido em moeda estrangeira e não para aumentar a oferta ou demanda por moeda nacional. 

    Isso significa que as decisões de política monetária ficam em segundo plano, pois o objetivo principal do BC é manter o câmbio fixo. Dizemos, então, que a política monetária é feita “a reboque” da política cambial, daí a passividade da política monetária. 

    Resposta: C

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre o modelo IS/LM/BP.

    Neste modelo, conseguimos enxergar os efeitos das políticas fiscal, monetária e cambial na taxa de juros e no nível de renda da economia.

    Bom, para a política monetária ser ativa, é necessário que o Banco Central seja capaz de influenciar a oferta e demanda de moeda. No entanto, para isso dar certo, a política monetária precisa ser eficaz. E aí tá o problema, pois, quando temos um regime de Câmbio fixo e perfeita mobilidade de capital, a política monetária é INEFICAZ. O que impede o Banco Central de usar a política monetária.

    Por isso, é impossível termos ao mesmo tempo câmbio fixo, plena mobilidade de capitais e política
    monetária ativa.

    Em economia, essa impossibilidade de se ter ao mesmo tempo Câmbio Fixo, Plena Mobilidade de Capitais e Política Monetária Ativa é chamada de Tríade Impossível, ou Trindade Impossível, ou ainda Trilema deMundell-Fleming. Essa é a tríade impossível. Não tem como o país ter livre mobilidade de capitais, câmbio  fixo e política monetária ativa.

    Se há perfeita mobilidade de capitais e câmbio fixo, o Banco Central precisa comprar/vender moeda estrangeira para manter o câmbio no patamar fixado. Essa compra e venda de moeda estrangeira ocorre com o Banco Central trocando moeda nacional pela moeda estrangeira. Ou seja, o estoque de moeda do país é usado para ser convertido em moeda estrangeira e não para aumentar a oferta ou demanda por moeda nacional.

    Isso significa que as decisões de política monetária ficam em segundo plano, pois o objetivo principal do BC é manter o câmbio fixo. Dizemos, então, que a política monetária é feita “a reboque" da política cambial, daí a passividade da política monetária.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Bizú para resolver muitas questões: " FI FI FI "

    Política FIscal / câmbio FIxo / éFIcaz

    No cambio flutuante, a Polícia Fiscal (curva IS) é ineficaz para determinar o produto. Nesse caso, a Política Monetária (curva LM) é totalmente eficaz.

    No câmbio fixo, é o contrário: a Política Fiscal (curva IS) é totalmente eficaz para determinar o produto. Ja Política Monetária (curva LM) é ineficaz.