SóProvas


ID
5044240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o modelo IS/LM para uma pequena economia aberta com plena mobilidade de capitais, julgue o item a seguir.


Se o câmbio for flexível, a expansão dos gastos do governo acarretará redução, na mesma magnitude, das exportações líquidas.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta. A redução nas exportações líquidas deriva diretamente da apreciação cambial e se dá na mesma magnitude do deslocamento da curva IS em razão da situação de perfeita mobilidade de capitais.

    A perfeita mobilidade de capitais coloca a curva BP como perfeitamente horizontal, e uma política fiscal expansionista desloca a curva IS para a direita. Como a nova taxa de juros é superior à taxa internacional, haverá uma grande entrada de capital estrangeiro no mercado doméstico, o que causa um aumento no saldo de conta, o que causa um superávit no Balanço de Pagamentos. A moeda nacional, logo, se valoriza, porquanto há mais moeda estrangeira disponível; contudo, a valorização da moeda doméstica gera um aumento das importações, diminuindo a razão TC e ocasionando uma retração da curva IS, que volta ao ponto inicial. Logo, a política fiscal é ineficaz num regime de câmbio flutuante e perfeita mobilidade de capitais, afetando negativamente as exportações líquidas.

  • (CERTO)

    + gastos / + preços altos / + inflação / + produtos caros / menos exportações / menos interesse do mercado externo pois produtos ficarão mais caros

  • Gab. C

    Uma política fiscal expansionista aumenta a renda e desloca, inicialmente, a IS para direita, elevando a taxa de juros. Esse fato induz uma valorização da moeda nacional — há maior procura da moeda nacional, devido ao ingresso de capitais —  e encarece nosso produto. Com produtos domésticos mais caros, há menos exportação e, portanto, queda na demanda, fazendo a Curva IS retornar ao ponto de origem (IS se desloca para esquerda). 

    Em síntese: a valorização real da moeda nacional compensa o aumento inicial da renda da política fiscal expansionista, fazendo com que a IS volte ao ponto de partida.

    Acertado, portanto, afirmar que "se o câmbio for flexível, a expansão dos gastos do governo acarretará redução, na mesma magnitude, das exportações líquidas".

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Importante atentar a exportações liquidas (X-M), ou seja é melhor pensar que na realidade as importações que aumentam, fazendo esse saldo piorar.

  • Está corretíssimo!

    Sob câmbio flutuante, a política fiscal é ineficaz. Essa ineficácia é explicada pelo efeito crowding out total que ocorre quando há expansão fiscal. 

    O efeito deslocamento (crowding out) ocorre porque quando o governo expande os gastos governamentais, ele também aumenta a taxa de juros interna, atraindo capital estrangeiro, o que valoriza o câmbio e, por consequencia, prejudica as exportações e incentiva as importações. 

    Esse prejuízo às exportações e incentivo as importações faz com que as exportações líquidas diminuem. 

    Assim, de um lado o governo expande os gastos, o que aumenta a renda, mas, do outro, há redução das exportações líquidas, o que diminui a renda. Ou seja, a IS “vai e volta”, parando no mesmo lugar inicial, este é o efeito crowding out. 

    Resposta: C

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre o modelo IS/LM/BP.

    O referido modelo avalia os impactos das políticas monetária, fiscal e cambial sobre a taxa de juros e o nível de renda da economia.

    Está corretíssimo!

    Sob câmbio flutuante, a política fiscal é ineficaz. Essa ineficácia é explicada pelo efeito crowding out total que ocorre quando há expansão fiscal.

    O efeito deslocamento (crowding out) ocorre porque quando o governo expande os gastos governamentais, ele também aumenta a taxa de juros interna, atraindo capital estrangeiro, o que valoriza o câmbio e, por consequência, prejudica as exportações e incentiva as importações.

    Esse prejuízo às exportações e incentivo às importações faz com que as exportações líquidas diminuam.

    Assim, de um lado o governo expande os gastos, o que aumenta a renda, mas, do outro, há redução das exportações líquidas, o que diminui a renda. Ou seja, a IS “vai e volta", parando no mesmo lugar inicial, este é o efeito crowding out.

    Portanto, de fato, sob câmbio flexível e perfeita mobilidade de capitais, teremos expansão dos gastos do governo, mas redução, na mesma magnitude, das exportações líquidas, caso o governo opte por uma política fiscal expansionista.


    Gabarito do Professor: CERTO.