SóProvas


ID
5044246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando o modelo IS/LM para uma pequena economia aberta com plena mobilidade de capitais, julgue o item a seguir.


Sob câmbio flutuante, a curva IS determina o nível de câmbio de equilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre o Modelo IS-LM-BP. 


    Este modelo relaciona as políticas fiscal, monetária e cambial com a taxa de juros e o nível de equilíbrio. 

    Sob câmbio flutuante, apenas a política monetária será eficaz para alterar o produto. Mas a questão perguntou não sobre isso, mas sobre uma outra relação que é entre a Política Fiscal e o Nível e Câmbio. 

    Se houver uma expansão fiscal, por exemplo,  a taxa de juros interna ficará maior que a
    externa. Como há livre mobilidade de capitais, essa taxa de juros interna maior vai atrair capital estrangeiro, o que fará com que aumente a oferta de divisas aqui no país. Esse excesso de oferta de divisas no mercado interno levaria a uma apreciação cambial (diminuição da taxa de câmbio).
    Como o câmbio é flutuante, o Bacen não intervirá e deixará o mercado seguir seu rumo. Pois bem, com a apreciação cambial (diminuição da taxa de câmbio), os produtos estrangeiros ficarão mais baratos, o que fará com que o país aumente suas importações. O aumento das importações fará com que (X-M) se reduza, deslocando a IS para a esquerda e para baixo. Esse deslocamento para a esquerda da IS continuará até o ponto onde tenhamos IS = LM = BP novamente, na posição original.

    É isso o que acontece quando temos uma política fiscal expansiva sob câmbio flutuante: temos zero impacto no produto. 

    No entanto, apesar de não impactar o produto, repare que a política fiscal expansiva levou a uma apreciação cambial. Ou seja, sob câmbio flutuante, a política fiscal não afeta o produto, mas impacta o câmbio.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Na minha opinião, o gabarito está incorreto. Sob câmbio flutuante e mobilidade perfeita de capitais, tanto a IS quanto a LM determinam o câmbio de equilíbrio. Deslocamentos em ambas IS e LM afetam a taxa de câmbio temporariamente.

  • A questão está correta, pois dadas as condições de camb. flut. e m.p.c. , as retas IS e LM determinam o Eq. cambial. Portanto, quando a questão diz que IS determina o nível de câmbio de equilíbrio, está correto também.

  • De acordo com o Manual De Macroeconomia Usp, a taxa de câmbio influencia o volume de exportações e importações, deslocando a curva IS. A curva LM não será afetada pela introdução do setor externo.