-
Errado
A IS vai para esquerda.
O efeito Keynes -> aumento do salário nomial -> política monetária contracionista. a curva LM pode ser deslocada por alterações nos preços, nos salários nominais, e nos preços esperados (inflação esperada). São tópicos mais avançados, dificilmente cobrados em provas (mesmo em concursos para economistas).Em suma, o efeito Keynes diz respeito à influência que os preços e os salários nominais possuem sobre a oferta real de moeda (M/P). Quando os salários nominais aumentam, temos um aumento de custo que é repassado para os preços em geral da economia (aumento de P). Com isso, a oferta real de moeda (M/P) diminui.
Na análise IS-LM, esta redução da oferta real de moeda desloca a LM para a esquerda, fazendo a taxa de juros aumentar, e o produto da economia diminuir.
Comentários de uma questão do TCU parecida
-
GABARITO: ERRADO
Outra ajuda a responder:
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCE-PA Prova: CESPE - 2016 - TCE-PA - Auditor de Controle Externo - Área Planejamento - Economia
Considerando os principais resultados da teoria keynesiana e do modelo IS–LM, julgue o próximo item.
O aumento do salário mínimo, em um modelo com câmbio flutuante, afeta positivamente o produto de equilíbrio da economia
(ERRADO)
-
(ERRADO)
Aumento do salário nominal vai deslocar a LM para a esquerda / cima e IS para esquerda / baixo.
O salário vai aumentar o custo de produção, aumentando os preços e "arrebentando / reduzindo" a renda de equilíbrio;
-
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre o Modelo IS-LM.
O modelo IS-LM é um modelo que relaciona as políticas fiscal e monetária com a taxa de juros e com o produto na economia.
Ele é um modelo de curto prazo, onde tanto os preços quanto os salários são fixos.
Mas, nesta questão, a banca quebra o pressuposto do salário fixo, estabelecendo que houve aumento do salário nominal.
Bom, se houver aumento do salário nominal, isso significa que as pessoas tem mais renda em seu poder. Com maior renda, as pessoas consumirão mais, aumentando a demanda por moeda, o que fará com que os preços aumentem.
A oferta real de moeda é M/P. Preços maiores fazem a com que a expressão M/P seja menor, significando uma menor oferta real de moeda. Assim, aumentos do salário nominal fazem com que a oferta real de moeda caia, o que se assemelha a uma política monetária restritiva.
Políticas monetárias restritivas afetam a LM (e não a IS) para a esquerda, causando diminuição da renda de equilíbrio.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Errada.
Q771156 - No modelo IS–LM com oferta e demanda agregadas, a curva de oferta agregada desloca-se com o aumento do salário nominal, o que gera como resultado o aumento do nível de preços e a redução da renda de equilíbrio. (Certa)
Aumentando o salário nominal ocorre tb elevação do nível de preços. Dessa forma para comprar um bem será necessário mais dinheiro, ocorre aumento dos juros e redução da renda, a LM desloca-se para a esquerda.
-
Rapaz, tem que ir longe pra resolver essa questão. Uma simples frase que junta todos os conceitos de ISLM
-
Estranho precisar do conceito de variação nos preços para responder uma questão de IS-LM, que é um modelo de curtíssimo prazo em que os preços são rígidos. No curtíssimo prazo, um aumento do salário, se for visto como permanente, aumentará o consumo das famílias, deslocando a IS para a direita. Questão bem estranha.