SóProvas


ID
5044273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação às políticas fiscal e monetária e às demais políticas econômicas, julgue o item seguinte.


Se o Banco Central do Brasil fixar a taxa básica de juros da economia, então choques no multiplicador monetário não afetarão a economia.

Alternativas
Comentários
  • Acho que isso tem correlação com a política monetária expansionista. Se o câmbio for fixo, a política monetária não terá eficácia nenhuma
  • puts.. eu tento gostar, mas o ódio por economia é maior!

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre política econômica. 


    De longe, o modelo mais cobrado em política econômica é o Modelo IS-LM. Na parte monetária deste modelo, o pressuposto é que o Banco Central define exógenamente a oferta de moeda, e utiliza a taxa de juros para equilibrar a demanda e a oferta de moeda. 

    Ou seja, o Banco Central define uma oferta de moeda e, com base nesta definição, altera a taxa de juros que vai fazer com que oferta monetária seja igual à demanda por moeda. Quando isso acontece, o mercado monetário fica em equilíbrio. 

    Se a oferta de moeda (OM) for maior que a demanda por moeda (DM), o Bacen diminui a taxa de juros, para aumentar a demanda por moeda, até o ponto onde OM = DM. Diferentemente, se a OM for menor que a DM, o Banco Central aumenta a taxa de juros, para diminuir a DM, até o ponto onde OM iguale a DM. A taxa de juros funciona como o "preço" da moeda, sendo o arbitrador entre a OM e a DM. 

    Mas há uma outra forma de o Banco Central agir. O Bacen pode fixar o preço da moeda, a taxa de juros, e atuar aumentando ou diminuindo a oferta monetária para igualar a demanda. Neste caso, em vez de considerar a OM constante, o Banco Central considera a taxa de juros constante. 

    Bom, se a taxa de juros for fixada pelo Banco Central, qualquer aumento na demanda por moeda terá que ser absorvido por um aumento na oferta de moeda pelo Banco Central. Neste caso, o Banco Central vai aumentar ou diminuir a oferta monetária para que esta sempre esteja igual a demanda por moeda, mantendo assim a taxa de juros constante. 

    Justamente por isso, qualquer alteração no multiplicador monetário (qualquer choque no multiplicador) não afetará a economia, pois o Banco Central precisará responder a esse choque aumentando/diminuindo a oferta monetária, amortecendo os efeitos do choque. Com choque ou sem choque, em todos os casos, a taxa de juros permanecerá a mesma, pois foi fixada pelo Banco Central, o que também limita os impactos na economia.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Está certo, pessoal!

     

    Se o Banco Central fixa a taxa de juros, ele precisará manipular a oferta de moeda para equilibrar com a demanda e, assim, manter o juro no patamar fixado.

     

    Então, de fato, neste caso, choques no multiplicador monetário não afetarão economia porque serão compensados por uma variação na base monetária.

     

    Exemplo: digamos que, ceteris paribus, haja uma redução no multiplicador monetário. Então, para uma mesma base monetária, a oferta de moeda, o M1, cairá.

     

    Neste caso, dada uma demanda constante, o Banco Central terá que elevar a base monetária para manter a mesma oferta de moeda de antes e, assim, manter a taxa de juros no nível fixado.

     

    E note que a variável que afeta o lado real da economia é a taxa de juros. Se ela não mudou, não há impacto no investimento/consumo.

     

    Gabarito: CERTO