SóProvas


ID
5044324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Tendo em vista o comportamento recente da economia brasileira e os impactos relacionados à previdência social e à dinâmica da dívida pública, julgue o próximo item.

As renúncias previdenciárias possuem forte impacto no déficit da previdência, mas mesmo sem essas renúncias, a previdência permanece deficitária.

Alternativas
Comentários
  • óbvio

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre a situação da previdência social. 


    A previdência social é custeada por receitas previdenciárias obtidas para bancar as despesas previdenciárias. Enquanto as despesas previdenciárias são obrigatórias, as receitas previdenciárias são obtidas mediante tributos voltados especificamente para este fim. 

    No entanto, é comum que o governo realize renúncias previdenciárias, isto é, que utilize os recursos arrecadados para a previdência para outros fins que não o previdenciário. As renúncias previdenciárias aumentam o déficit da previdência, pois o governo dispõe de menos recursos para custear as despesas previdenciárias. 

    No entanto, mesmo que não houvesse renúncia previdenciária, ainda assim a previdência seria deficitária (menos deficitária do que com a renúncia, mas ainda assim deficitária). 

    Até a Reforma da Previdência ocorrida em 2019,as renúncias previdenciárias somavam aproximadamente 44 bilhões de reais por ano. Mas o déficit da previdência era da casa de 150 bilhões. 

    Ou seja, a renúncia previdenciária era responsável por 30% do déficit. Mesmo que não houvesse renúncia, a previdência continuaria deficitária. 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • uma outra questão sobre o tema foi dada como errada, pois são vários fatores

    Q955273

    A desvinculação de recursos da União (DRU) e a renúncia das receitas previdenciárias constituem a principal causa do déficit da previdência social.